III – A necessidade do controle social

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III – A necessidade do controle social Socialismo: última esperança para a sobrevivência da humanidade. “Um impasse indefinidamente prolongado e garantido por meio de um equilíbrio nuclear permanente por certo levará as classes em conflito e as nações à ruína comum e fatal.” A ruptura do status quo global é inevitável. “A questão não é ‘se haverá ruptura ou não’, mas ‘por quais meios’ vão ocorrer. (...) se por meios militares devastadores ou haverá válvulas sociais adequadas para o alívio das crescente tensões sociais (...)? A resposta dependerá de nosso sucesso ou fracasso na criação dos (...) instrumentos capazes de assegurar uma efetiva transição para uma sociedade socialista”.

“(...) quando a própria existência da humanidade está em jogo, como de fato está a essa altura de uma crise sem precedentes na história humana, o único programa realmente praticável (...) é o programa marxiano de reestruturação radical, ‘de cima a baixo’, da totalidade das instituições sociais, das condições industriais, política e ideológicas da existência atual, de ‘toda a maneira de ser’ de homens reprimidos pelas condições alienadas e reificadas da sociedade de mercado.” (p. 72)

Ecologia como meio de alienação... “[a ecologia] é obrigada a ser grotescamente desfigurada e exagerada de forma unilateral para que as pessoas – impressionadas o bastante com o tom cataclísmico dos sermões ecológicos – possam ser (...) desviadas dos candentes problemas sociais e políticos.” ... e de controle social. “Africanos, asiáticos e latino-americanos (sobretudo estes últimos) não devem se multiplicar como lhes prouver (...), dado que o desequilíbrio demográfico poderia resultar em ‘tensões ecológicas intoleráveis’. Da mesma forma, as pessoas deveriam (...) aceitar cortes consideráveis em seu padrão de vida, de modo a viabilizar os custos da ‘recuperação do meio ambiente’: isto é (...), os custos necessários à manutenção do atual sistema”.

Terceira Guerra Mundial como solução para a crise estrutural da sociedade. Rebaixamento do padrão de vida das massas devido o estado de emergência; Ampliação da margem de lucro; Impulso tecnológico à economia.

Programa socialista: impraticável com base nos critérios da produção do capital. Programas de ação sociopolíticos só podem ser elaborados na prática. O estabelecimento de novas instituições necessita de uma “radical emancipação da política do poder do capital”.

IV – Política radical e transição para o socialismo: reflexões no centenário de Marx Para além do capital O capital é uma categoria histórica dinâmica, suaa força social aparece vários séculos antes do capitalismo. Objetivos históricos fundamentais e objetivos imediatamente realizáveis.

O objetivo da transformação socialista é a radical supressão do próprio capital, e não apenas do capitalismo. Teoria da transição - As contribuições de Antônio Gramsci, apesar de importantes, permanecem “tragicamente isoladas”.

Marcos da erupção da atual crise estrutural do capital (fins da década de 60) Guerra do Vietnã e colapso do intervencionismo americano; Revoltas de maio de 1968 na França; Repressão às tentativas de reforma no leste europeu – crescimento das contradições no ‘socialismo real’.

Crise e política radical - O benefício da política radical durante a crise é temporário. - Para ter êxito em seu objetivo, a política radical deve transmitir, no auge da crise, suas aspirações à própria população.

V – Bolívar e Chávez: o espírito da determinação radical

Simón Bolívar. Libertador da Venezuela, tentou construir uma “confederação permanente das nações latino-americanas”, no que foi impedido pelos EUA e seus aliados. Acreditava piamente na liberdade, “a lei das leis”, por isso defendia a libertação dos escravos – ao que sua própria classe se opunha.

Chávez Retoma os objetivos bolivarianos, adptando-os à época atual, no modelo que chama de “socialismo do século XXI”. Crítica ao sistema parlamentar, que não seria suficientemente representativo. Uso da democracia direita.

Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador) Afiliados ao “chavismo” e bolivarianismo.