OLHANDO O TERRITÓRIO A construção diária de vários olhares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
Advertisements

O encontro dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Se Deus cobrasse algum centavo ou fortuna para abençoar alguém, não faria sentido algum, porque dinheiro nenhum do MUNDO seria suficiente para pagar.
O Palhaço e o Nariz.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Portfólio de matemática
Imagem que transforma.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano...
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Apresentação do produto
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Não se desespere! Mas... Você já pode ter adquirido... Clique.
Clique para passagem de slides / ligue o som
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
Saudades de Jesus Momentos com Chico Xavier Adelino da Silveira
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O PONTO PRETO.
A BONECA.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O Pai Espiritual Lucas 15:
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
DIA DOS PROFESSORES, heróis anônimos Marcial Salaverry.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Catequese 4 ABERTOS À VIDA!
Autor desconhecido Formatado por Leonil
Era uma vez ………….
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
SITUAÇÕES.
CALÇAS MOLHADAS Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Sapo Cururu em: O Que são as drogas?. Era uma vez um sapo chamado Cururu. Ele havia acabado de completar 12 anos e agora já poderia sair de casa sozinho.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Transcrição da apresentação:

OLHANDO O TERRITÓRIO A construção diária de vários olhares

TERRITÓRIO Um espaço determinado, uma extensão geométrica; Onde vivem pessoas; Onde existem serviços, públicos e particulares; Espaço de relação entre as pessoas; Espaço de relação entre pessoas e serviços; Espaço de relação entre os serviços; Onde as relações geram determinadas situações; Situações que interferem na vida e na saúde das pessoas;

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Zé era um garoto como qualquer outro da sua idade, que ao chegar aos 18 anos começava a perceber que algumas mudanças estavam para chegar! Mas a mudança que mais lhe assustava, era a de cidade. Isso mesmo... Zé estava prestes a ir para outro lugar. Vestibular Lista Ele havia passado no vestibular para uma universidade que ficava longe da sua casa...

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Esta é uma obra de ficção e qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência...

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Como vou me virar sozinho?? E os meus amigos?? Onde vou comer?? Vou ter que limpar o banheiro?? Pelo menos aqui tem muita festa e vou poder sair sem avisar a mãe!!! Mapa de Tubarão

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Como é que vai ser esse negócio de ir para um bairro?? Territorialização, nem vi isso no terceirão?? Pra onde eu vou?? Será que vai ser legal?? Nos primeiros dias de aula, Zé descobriu que não ficaria somente dentro da sala de aula, mas que também iria para a rua. Já iria começar a praticar desde o início. Plano de ensino

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Alguém sabe onde fica?? Como é que é?? Dá pra ir de ônibus?? O que eu vou fazer lá?? Zé ficou sabendo que iria para o bairro Monte Cristo, mas não tinha a mínima idéia nem de que ônibus pegar pra ir pra lá! Foi se informar... Horário ônibus

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Depois deve-se buscar métodos para levantar dados do território, como a estimativa rápida (dados secundários, questionários, dados primários e organização das informações) O primeiro passo para a territorialização são os passeios ambientais, onde devem ser observados aspectos gerais e específicos. Nos encontros entre professores e alunos, o Zé descobriu algumas formas interessantes de organizar o processo de territorialização, e conheceu alguns conceitos novos. Xerox

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Que calor!!! Mas, vamos lá!! Que árvore é essa?? E esses lixos aqui na rua?? Esse esgoto vem de onde?? Tem muito barulho aqui! Vou ter que subir esse morro??? Protetor Solar Então, o grupo de alunos e professores organizaram o início da territorialização a partir dos passeios ambientais...

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Vou pesquisar na internet o tamanho da população lá do território e ver se encontro mais alguma coisa... Acho que deve ter tudo no Google!! Depois do 1º passeio ambiental, o Zé e o resto da turma foram atrás de alguns dados secundários para compreender algumas coisas que eles observaram nas caminhadas... Eu ♥ o Google

População Total: 14.605 ÁREA 44 3.308hab. (22,6%) ÁREA 40 2.184hab. (14,9%) ÁREA 43 3.273hab. (22,4%) ÁREA 41 3.080hab. (21,1%) ÁREA 42 2.760hab. (19,0%)

MONTE CRISTO NOSSA SRA. DA GLÓRIA CHICO MENDES PROMORAR STA. TEREZINHA I NOVO HORIZONTE PANORAMA STA. TEREZINHA II NOVA ESPERANÇA

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Acho que agora temos que voltar a caminhar mais vezes pelo território e observar novas coisas... O comércio, as escolas, as associações, todas estas outras coisas que compõem os chamados equipamentos sociais do território. Dicionário

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Aqui falta vaga na creche!! Eu não sei ler, não!! Lá em casa ninguém trabalha!! Os políticos vêm aqui, prometem, mas não fazem nada! E o Zé continuava a caminhar pelo território. Já fazia isso há mais de 1 mês, e agora já começava a perceber algumas falas das pessoas... Anotações

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ E ao mesmo tempo que o Zé ia caminhando pelo território, tudo era anotado e depois organizado e discutido com seus colegas... Afinal de contas, cada um vê com olhos diferentes!! Anotações

10% da população não alfabetizada de Fpolis 47% entre 0 e 19 anos Aprox. 3.000 pessoas não cadastradas no CS 10% da população não alfabetizada de Fpolis 300 crianças sem acesso à creche 50% das famílias 1-3 salários

41% residem em área de interesse social Baixa renda familiar Precariedade habitacional Precariedade da rede de infra-estrutura Precariedade ambiental e áreas de risco Precariedade na posse da terra Precariedade dos equipamentos e serviços urbanos

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Nossa!! Tantas questões sociais e políticas que envolvem este território, como será que isto afeta a saúde dos indivíduos?? Já haviam se passado quase 6 meses, mas as dúvidas não terminavam e sempre necessitava um novo olhar sobre coisas novas e coisas já vistas... Anotações

Mais de 30 acamados. E 10 em terapia nutricional 2º maior registro de anorexia no município 15% dos NV com <2.500g 5x mais casos de TB que a média de Fpolis 2 em cada 10 gestantes têm menos de 20 anos 25% das mortes são por agressão por armas 16 em cada 100 pessoas acima de 50 anos convivem com HAS A cada 1.000 NV, cerca de 40 morrem antes de 01 ano (4x maior que Fpolis) 35% com aleitamento misto até o 4º mês 12% sem Aleitamento materno até o 4º mês 9% das cças consideradas desnutridas 5 em cada 100 pessoas acima de 50 anos convivem com DM 59 cças no Hora de Comer E destes, 20 morrem por diarréia

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Nunca vi tanta ONG e tantos trabalhos voluntários... Isso deve ter algum significado! Será que eles fornecem refeições para as crianças que freqüentam estes lugares?? E cada vez mais o Zé queria saber mais... As histórias e as estórias já eram outras... A sua expectativa com relação ao lugar também... E já se passavam quase 8 meses... Cardápios

Mais de 50 manipuladores de alimentos Cerca de 5.000 refeições produzidas nas instituições

Muitas pessoas não tinham o que comer ao longo do dia Outras dependiam de cestas básicas doadas pelas ONGs e pelo governo A procura para tratamento da obesidade no Centro de Saúde era enorme Existiam poucas árvores frutíferas nas ruas e poucas pessoas tinham hortas em casa E que as pessoas tinham dificuldade para se alimentar nos locais de trabalho

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Vi muita coisa... O bairro que vi no primeiro dia é muito diferente do que me contaram lá no início e mais diferente ainda do que eu vejo hoje. Agora é hora de juntar todas as informações e organizar os dados Até que um dia as aulas acabaram... Não havia mais tempo para olhar mais. Excel

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Ao fim da territorialização, o Zé descobriu que este é um processo contínuo, que nunca se esgota e que leva algum tempo para que se possa compreender a comunidade. Também percebeu que uma boa territorialização precisa de organização e programação da cada uma das ações, pois são tantas as informações no território que é fácil se perder... Compreendeu que em um determinado momento, a territorialização precisa gerar alguma informação para que sirva para alguma coisa.

RECONHECENDO O TERRITÓRIO: A HISTÓRIA DO ZÉ Percebeu que todos os saberes que ele construía na universidade podiam ser utilizados para compreender o território e que isso, tornava os estudos muito mais interessantes. E ainda, que a participação das pessoas que vivem no território no processo de territorialização é fundamental, afinal de contas, elas possuem um importante saber sobre a dinâmica daquele espaço E por fim, entendeu que compreender o território depende da construção diária de vários olhares.

O que fazer com tanta informação. Com tantos olhares O que fazer com tanta informação?? Com tantos olhares?? Como construir com a comunidade possibilidades de mudanças?? E agora???