Catequese Renovada “As catequese é uma urgência. Só posso admitir os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

O PLANO DE DEUS.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
Encaminhamento para o AGIR
ORIENTAÇÕES 2008.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por Moisés Sampaio de Paula
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Departamento Arquidiocesano da Catequese
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
DEUS TRINDADE.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Santíssima Trindade Se você quer navegar por um site católico, clique aqui:
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Deus é Comunidade de Amor
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Diocese de Amargosa.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Santíssima Trindade.
A eucaristia Começar.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual.
Espiritualidade do Catequista
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
A Teologia de João Wesley: Oferta da Salvação para Todos
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
A Trindade
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
BATISMO Na Bíblia e na História.
A Lei.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Deus Trindade.
Crescendo em Comunidade
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Batismo de Jesus.
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Formação Catequética Catequista.
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
Virgem Maria no projeto de Salvação
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Catequese Renovada “As catequese é uma urgência. Só posso admitir os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade” (encontro do papa com os bispos em Fortaleza 10.07.1980)

SS. Trindade a melhor comunidade! 1) O Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e não há outro além dele. Dt. 4, 32 2) Recebeste um Espírito de Filho, no qual todos nós clamamos: Abbá, ó Pai! 3) Batizai-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, ensinando a observar tudo o que vos ordenei!

A contribuição mais própria de Agostinho à Teologia Trinitária No sentido estrito, de acordo com Santo Agostinho, há vestígios da Trindade em todo o lugar, porque as criaturas, na medida em que existem, existem por participação nas idéias de Deus; portanto, tudo deve refletir, embora timidamente, a Trindade que as criou. Para buscar a Sua verdadeira imagem, entretanto, o homem deve olhar primeiramente dentro de si,porque a Escritura representa Deus dizendo "Façamos", - isto é, os Três -, "o homem à Nossa imagem e à Nossa semelhança". O processo de percepção, fornece três elementos distintos que são ao mesmo tempo intimamente unidos, do qual: o primeiro, em um certo sentido, gera o segundo, enquanto que o terceiro une aos outros dois. Por exemplo, o objeto externo (a coisa que vemos), a representação sensível da mente (a visão), e a intenção ou ato de focalizar a mente (a intenção da vontade). Para a imagem real, entretanto, da Divindade Trina, devemos olhar no homem interior, ou alma. Analogia trinitária do De Trinitate é a do amante (Pai), do objeto amado (Filho)e do amor que os une (Espírito).

Esta última analogia fascinou Santo Agostinho por toda a sua vida, as trindades resultantes sendo: A mente, seu conhecimento de si mesma e seu amor de si mesma; A memória, ou, mais propriamente, o conhecimento latente da mente de si mesma; o entendimento, isto é, sua apreensão de si mesma à luz das razões eternas; e a vontade, ou amor de si mesma, pela qual este processo do ato de conhecimento é posto em movimento; A mente, enquanto lembrando, conhecendo e amando ao próprio Deus. Santo Agostinho considera que somente quando a mente focalizou a si mesma com todas as suas potências de lembrança, entendimento e amor em seu Criador é que a imagem de Deus que ela traz em si, corrompida como está pelo pecado, pode ser plenamente restaurada. Embora demorando-se nestas analogias, Santo Agostinho não tem ilusões quanto às suas imensas limitações. Em primeiro lugar, a imagem de Deus na mente humana é em qualquer caso uma imagem remota e imperfeita. Em segundo lugar, embora a natureza racional do homem exiba as trindades acima mencionadas, elas representam faculdades ou atributos que o ser humano possui, enquanto que a natureza divina é perfeitamente simples. Em terceiro lugar, a memória, entendimento e vontade operam no homem separadamente, enquanto que as três Pessoas divinas co- inerem mutuamente e Sua ação é perfeitamente una e indivisível. Finalmente, na Divindade os três membros da Trindade são Pessoas, mas o mesmo não ocorre na mente humana. Segundo as palavras do próprio Agostinho, "A imagem da Trindade é uma pessoa, mas a suprema Trindade é Ela própria três Pessoas: o que é um paradoxo, quando alguém reflete que, não obstante isso, os Três são mais inseparavelmente um do que a trindade da mente".

Orientações e Conteúdo Catequese Renovada Orientações e Conteúdo Documento aprovado pelo episcopado braseiro, na 21ª. Assembléia Geral da CNBB, em Itaici (1983). Inspirado: Vaticano II, Medellín, Puebla, Evangelii Nunciandi e Catechese Tradentae). Objetivo: ser uma resposta aos apelos do Papa João Paulo II.

I Parte: A catequese e a comunidade na história da Igreja Catequese como iniciação à fé e a vida da comunidade: Séc. I ao séc. V A catequese como um processo de imersão na cristandade: séc. V ao séc. XVI Catequese como instrução: séc. XVI Catequese como educação permanente para a comunhão e participação na comunidade de fé: séc. XX

II Parte: Princípios para uma catequese Renovada. 30. O documento surge para responder aos novos desafios: Formar comunidades autenticas para com o Evangelho e o torne fermento de Comunhão e participação. Para realizar esse objetivo a catequese precisa de sólido fundamento. 31. No NT, o termo catequese significa “dar uma instrução a respeito da fé. (Kat-ekhéo = fazer ecoar) 32. Palavra de Deus? Revelação? Qual a relação com a catequese?

Vamos buscar os fundamentos de nossa fé. “Antes de falar de Deus, aprenda a falar com Ele, no silêncio de seu ser.”

Revelação e Catequese A linguagem da comunicação de Deus Palavra Gestos (Atitudes) Deus quer comunicar-se a si mesmo e formar o seu povo Não apenas verdades mas seu próprio ser Unir para revelar, constituir um povo Deus encurta a distância entre a ntz divina e ntz humana – revelando-se. A “pedagogia” de Deus Como um Pai educa seu filho (Dt. 8,5) 4. A história da Revelação Via oral Texto Bíblico

5. A Plenitude de Revelação: Jesus Cristo 6. Cristo se comunica pelo Espírito Santo 7. Tradição, Escritura e Magistério 8. Fé e Comunidade Missionária 9. Experiência humana e Revelação 10. Ministério da Palavra e Catequese

Exigências da Catequese Fidelidade a Deus e ao homem Fidelidade às fontes S.E Revelação Bíblica – fonte da Catequese. Traditio Evangelli = Entrega do Evangelho Compreender a Palavra Credo (Traditio Symboli) Sinais dos tempos. Critérios de unidade, organicidade, integridade e adaptação A unidade do conteúdo da Catequese A integridade ao conteúdo Hierarquia das verdades Adaptação.

4. Dimensões da Catequese Cristológico Eclesiológico Escatológico Antropológico 5. Em método diversos o mesmo princípio da interação Princípio de interação – ver / julgar / agir / rever 6. Lugares da catequese 7. Catequese segundo idades e situação 1. Educação permanente da fé 2. Catequese de Adulto 3. Crianças, adolescentes e jovens 4. Excepcionais 8. Missão e formação da catequista 9. Texto e manuais de catequese.

III Parte: Temas fundamentais para a catequese renovada.

A situação do homem

Varias visões do mundo Todos nós temos uma visão do mundo: Homem passivo - tudo determinado Homem instintivo – sem responsabilidade Homem produção e força – estado, ciência. Homem que crê em Deus – religioso

Os desígnios de Salvação de Deus A verdade Sobre Jesus Cristo:

Os desígnios de Salvação de Deus A verdade Sobre Jesus Cristo: Deus volta para o mundo A criação, inicio do plano de salvação O homem “criado maravilhosamente” e decaído JC, centro do plano da salvação – Pecado e Graça! JC: sua encarnação e vida entre nós A encarnação Vida e Ensinamento A práxis de Jesus – Caridade! O seguimento de Jesus e a conversão O mistério pascal A morte redentora de Jesus Sua ressurreição-exaltação Jesus ressuscitado, Senhor da História

7. O pai e Jesus enviam seu Espírito O ES é o E de Jesus A ação do Espírito Santo hoje Espírito que reúne na unidade e enriquece na diversidade 8.O Deus revelado em JC e no Espírito Santo: um Deus de comunhão e participação - SS. Trindade!

A verdade Sobre a Igreja

A verdade sobre a Igreja Introdução: Jesus fundador a Igreja como sinal do Reino A Igreja, Povo de Deus A Igreja, comunidade a serviço da salvação do mundo A Igreja, Sacramento de comunhão A dimensão comunitária da Igreja A dimensão comunitária e o Pecado A dimensão comunitária e ecumênica Os sacramentos, ações de Cristo na Igreja Os sacramentos numa perspectiva integral Igreja, sacramento e liturgia A Eucaristia, centro de toda vida sacramental Maria, Mãe de Deus e modelo da Igreja.

A verdade sobre o Homem

A verdade sobre o Homem O homem renovado em JC O homem, cooperador de Deus no plano da Salvação Grandeza da liberdade humana e cristã Dignidade da consciência moral O pecado do homem Reconciliação com o Pai em Cristo O mistério da morte e da vida eterna

Os compromissos do cristão

Conclusão Reafirmamos que a Catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé. Sua finalidade é a maturação da Fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral, que deve acontecer já aqui e culminar na vida eterna feliz!