Energia Nuclear !.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
Questão nuclear no Brasil
REAÇÕES NUCLEARES.
Comparação entre os tipos de reações:
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
FONTES DE ENERGIA.
Radioatividade parte I
Reações Nucleares Artificiais
Aplicações da Radioatividade
ENERGIA NUCLEAR.
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
Campina Grande, Dezembro de 2008
O que você deve saber sobre
RADIOATIVIDADE NATURAL
Fusão Nuclear: Utilizando na Terra a Energia das Estrelas
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
Estrutura Atômica Aula 1.
Energia Nuclear Wilson Alves 8º A
A questão da energia Apesar de possuir rios favoráveis, apenas 4% da energia utilizada é decorrente das hidrelétricas. 83% da energia é gerada por termoelétricas.
Usinas NUCLEARES JACÓ IZIDRO DE MOURA.
RADIOATIVIDADE.
Introdução à Astronomia
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Radioatividade e Energia Nuclear.
(UFSCar/06) No dia 06 de agosto de 2005 foram lembrados os 60 anos de uma data triste na história da Humanidade. Nesse dia, em 1945, foi lançada uma bomba.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Descubra dez curiosidades sobre o sol
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega.
Fusão e Fissão Nuclear: uma breve introdução
Radioatividade e Matemática
Bomba Atômica Resumo: Um pouco de história Fissão Nuclear
Trabalho de Química Alunos: Carlos Mendonça, Érica Santana, Gabriel Mussi e João Pedro Professora: Maria Fernanda Torres.
Topicos Especiais em Física – Física Nuclear Prof. Dr. Arturo R. Samana Semestre:
Energia Nuclear.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
Rafaela Ferreira dos Santos
Física Básica Exercícios
Noções de Física Nuclear
Alunos: João Pedro; Sávio
Bruno da Silva Leonardo Romano Matheus Tahara
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
ENERGIA NUCLEAR.
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
RADIOATIVIDADE.
QÚIMICA NUCLEAR.
Lixo Nuclear.
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Docente : Joelma Saravy
Nomes: Carolina de Oliveira
ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL.
PIBID Seminários de Física
GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS
Usinas Nucleares TE033 – Centrais Elétricas
Universidade Federal de Itajubá
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Geração e distribuição de energia elétrica
Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII
Transcrição da apresentação:

Energia Nuclear !

Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida. Como todos sabemos, a energia nuclear é uma das alternativas energéticas mais debatidas no mundo: comenta-se, entre outros tópicos, se valerá a pena implementar centrais de produção nuclear ou se devemos apostar noutro tipo de energias que sejam renováveis, pois como sabemos a energia nuclear não é renovável, uma vez que a sua matéria-prima são elementos químicos, como o urânio, extraídos de minerais (no caso do urânio, um dos minerais utilizados é a autunite).

Gás Estufa A produção de gás estufa de uma usina nuclear comum está de 3 a 6 vezes maior comparada com a energia hídrica e eólica, considerando o processo todo necessário para operá-la

Bomba atômica

As bombas nucleares fundamentam-se na reação nuclear (i. e As bombas nucleares fundamentam-se na reação nuclear (i.e. fissão ou fusão nuclear) descontrolada e portanto explosiva. A eficácia da bomba atômica baseia-se na grande quantidade de energia liberada e em sua toxicidade, que apresenta duas formas: radiação e substâncias emitidas (produtos finais da reação e materiais que foram expostos à radiação), ambas radioativas. A força da explosão é de 5 mil até 20 milhões de vezes maior, se comparada a explosivos químicos. A temperatura gerada em uma explosão termonuclear atinge de 10 até 15 milhões de graus Celsius no centro da explosão.

Resíduos radioativos Mesmo não representando considerável perigo na forma conhecida por "intoxicação metais pesados", o plutônio mostra-se particularmente tóxico se inalado. Sua toxidade por inalação supera em cerca de 10.000 vezes sua toxidade por ingestão, e a aspiração de minúsculas quantidades deste elemento pode levar - a médio prazo - a uma morte por cancer de pulmão.

Radiação A descobridora da radiação ionizante, Marie Curie, sofreu envenenamento radioativo, em 1898, por manipular materiais radioativos levando a inflamação nas pontas dos dedos e no final da vida ela sofreu e morreu de leucemia. A radiação em altas doses tem efeitos graves sobre o corpo humano, no curto prazo não causa efeitos aparentes, mas a longo prazo essas células cujo DNA foram danificadas se reproduzem desordenadamente em ritmo acelerado, formando-se assim um grande número de células defeituosas, causando assim a Mutação!

Toxicidade de radioativos A toxicidade baseia-se na radiação emitida pelas substâncias envolvidas na reação nuclear. Assim, tanto o material utilizado, quanto todo entorno serão fonte de radioatividade e, portanto, tóxicos. A descobridora da radiação ionizante, Marie Curie sofreu envenenamento radioativo, em 1898, por manipular materiais radioativos levando a inflamação nas pontas dos dedos e no final da vida ela sofreu e morreu de leucemia.

Perigo aos Funcionários Principalmente todo funcionário operando na proximidade de substâncias radioativas está exposto ao risco de contaminação e portanto deve cumprir regras rígidas de segurança radiológica. Mesmo assim, já aconteceram vários imprevistos na história da energia nuclear, nem todos classificados pela Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEO). Um funcionário do instituto de pesquisa nuclear belga em Mol (EURATOM) sofreu um acidente em 1980 que o expôs a Plutônio-239 e provavelmente o levou a morte por leucemia 8 anos depois.

Acidentes! O acidente no reator de Chernobyl (ex-URSS) contaminou radioativamente uma área de aproximadamente 150.000 km² (corresponde mais de três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro), sendo que 4.300 km² possuem acesso interditado indefinidamente. Até 180 quilômetros distantes do reator situam-se áreas com uma contaminação de mais de 1,5 milhões de Becquerel por km², o que as deixa inabitáveis por milhares de anos.

Algumas vantagens da Energia Nuclear Mais de 1 milhão de radiografias feitas ! Radioterapias: mais de 500 mil. Microondas: mais de 200 milhões. Mp4 e Ipod: aproximadamente 1 milhão. 100 milhões de celulares fabricados.

Pense Bem! Mas será que para termos todas essas vantagens vale a pena ter que ver isso?! Pense Bem!

Mutação provocada por Radioatividade! A ionização e fragmentação celular implicam em problemas de mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem prematuramente ou, quando dentro do período de nove meses, nascem com graves problemas de má formação. 

Hiroshima e Nagasaki. Essas explosões mataram ao todo cerca de 155.000 pessoas imediatamente, além de 110.000 pessoas morrerem durante as semanas seguintes, em consequência dos efeitos da radioatividade. Além disso, suspeita-se que até hoje mais 400.000 morreram devido as efeitos de longo prazo da radioatividade.

Alunos: Jaqueline Trindade nº: 17 Fernanda Zancanaro nº: 14 Deisiele dos Reis nº: 10 Thaís Fernanda nº: 28 Patrícia Luana nº: 25 Thaís Almeidanº: 29 Alisson Ruan nº: 04 Débora Reis nº: 09 Karina Pedro nº: 20 Nayara Pereira nº:23 Adrieli Morete nº: 01 Aline Cristina nº: 03 Jéssica Quéren nº: 18 Franciele Andreacci nº: 16