A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega.
Aluno(a): Vânia Moura Bentes RA: Curso: Ciências Econômicas – Integral Data:10/08/2013.

2 O que é energia nuclear? É a energia proveniente da fissão do núcleo de alguns átomos de elementos (geralmente urânio),que têm a capacidade de se transformar em outros elementos através de reações nucleares (como a fissão). Na fissão nuclear, o núcleo do átomo se subdivide em várias partículas. Esse processo implica uma grande liberação de energia na forma de calor. É uma energia não-renovável, porém considerada mais limpa do que a proveniente da queima de combustíveis fósseis pois não emite gases de efeito estufa.

3 Exemplo da fissão nuclear de um átomo de Urânio:

4 A energia nuclear foi desenvolvida com objetivos militares
A energia nuclear foi desenvolvida com objetivos militares. Hoje, além disso, é utilizada para produzir energia elétrica. Nas usinas nucleares, a reação ocorre de forma controlada dentro de reatores, para aproveitar o calor emitido na fissão nuclear para a esquentar água até ela tornar-se vapor pressurizado que movimenta um turbogerador que produz energia elétrica O reator nuclear que utiliza o urânio enriquecido (U235) aproveita apenas 1% de seu conteúdo energético.

5 Representação do funcionamento de uma usina nuclear:

6

7 Os EUA lideram a produção mundial de energia nuclear
Os EUA lideram a produção mundial de energia nuclear. Entre os países mais dependentes estão a França (80% de sua energia elétrica), Suécia, Finlândia e Bélgica.

8

9 Aspectos positivos da energia nuclear:
Possui maiores reservas do que os combustíveis fósseis; Requer menor área para sua produção; O país que a utiliza pode ter independência energética dos países exportadores de petróleo e gás; É uma energia limpa, ou seja, não contribui com o efeito estufa.

10 Aspectos negativos da energia nuclear:
Altos custos de construção e de operação das usinas; Pode ser utilizada para construção de armas nucleares (ex. bomba atômica); Alto risco de acidentes com liberação de radioativos tóxicos (podem causar câncer); Lixo atômico e problemas de destinação deste; Meia-vida longa de alguns elementos utilizados como o Plutônio 239.

11 BOMBA ATÔMICA Resultantes de fissão nuclear descontroladas, causando explosão, liberam grande quantidade de energia e radioativos tóxicos. O primeiro teste nuclear foi Trinity test que ocorreu em 1945, no deserto de Alamo Gordo, no Novo México. O segundo e o terceiro ocorreram nas cidades de Hiroshima e de Nagasaki, no bombardeio dos EUA do Japão no final da Segunda Guerra Mundial.

12 Em Hiroshima e Nagasaki as bombas mataram 155 mil pessoas no momento da explosão. Com os efeitos radioativos, estima-se um total de 400 mil pessoas .

13 Acidentes históricos com energia nuclear:
1979: Three Miles Island, na Pensilvânia nos EUA; 1986: Chernobyl, na Ucrânia, na antiga URSS. Foi considerado o pior acidente da história por produzir uma nuvem de radiação por uma boa área da URSS. Hoje em dia é uma cidade fantasma, por ainda haver quantidade de radioativos em quantidade prejudicial por toda a cidade. Muitas pessoas foram evacuadas da cidade, mas um grande número foi atingido pela radiação, apresentando câncer posteriormente. 2011: Fukushima no Japão. Grandes áreas em torno da usina tiveram que ser abandonadas. Dezenas de milhares de pessoas ainda não puderam retornar para as suas casas.

14 Noticias recentes de Fukushima: Vazamento para o mar de 300 toneladas de água altamente radioativa

15 No Brasil: Começou a produzir energia nuclear na década de 60 com o Programa Nuclear Brasileiro. As principais usinas estão na central nuclear Almirante Álvaro Pinto que conta com as usinas Angra 1, 2 e 3, em Angra dos Reis-RJ. No momento Angra 2 está em funcionamento. O relevo brasileiro é favorável à utilização de hidrelétricas, sendo portanto a energia nuclear uma fonte alternativa.

16 Se o Brasil apenas se utilizasse de fontes alternativas de energia como a nuclear, haveria um grande risco de aumento de tarifas, provocando desarticulação da indústria e uma onda de desemprego, por conta da perda de competitividade industrial no mercado internacional. O consumo energético brasileiro vem aumentando ao longo dos anos, e a construção de hidrelétricas possui custos muito altos e grandes danos ambientais, levando à busca por novas alternativas. Caso haja esgotamento de energia hidráulica, o país deverá pensar em novas matrizes de energia. Uma delas é a nuclear, que por determos de fontes de urânio, usinas e tecnologia, vem se apresentando como uma opção aos combustíveis fósseis.

17

18

19

20 A energia proveniente de hidrelétricas é mais barata em sua produção do que a energia nuclear, e o grande risco de acidentes provocando problemas sérios à saúde da população é um fator que provoca grande oposição à utilização desse tipo de energia no Brasil.

21 Bibliografia /people_hiroshima_28.jpg desistir-da-energia-nuclear/


Carregar ppt "ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google