A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IEMC – Turma 111 Hélio Aparecido Camarotto Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IEMC – Turma 111 Hélio Aparecido Camarotto Filho"— Transcrição da apresentação:

1 IEMC – Turma 111 Hélio Aparecido Camarotto Filho 110661
Hélio Aparecido Camarotto Filho Henrique Marinho de Almeida Leal Lisia Gum So Luan Wangara Inguaggiato Costa

2 DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL
IMPACTOS AMBIENTAIS DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL

3 Introdução A tempos o homem tenta conciliar geração de energia e sustentabilidade, por isso, nas últimas décadas a energia nuclear vem se destacando e parece ser uma alternativa muito atraente para tentar minimizar os impactos causados pela necessidade humana de consumo de energia.

4 Energia nuclear no Brasil
Em Angra dos Reis-RJ, está localizado o complexo nuclear brasileiro composto pelas usinas Angra-1, Angra-2 e Angra-3, que ainda está em construção. - O potencial de Angra-1 é de 657 MWe, o suficiente para abastecer uma cidade como Vitória ou Florianópolis com cerca de 1 milhão de habitantes. - O de Angra-2 é 1350 MWe, o suficiente para abastecer uma cidade como Curitiba com cerca de 2 milhões de habitantes.

5 Angra 1

6 Angra 2

7 Angra 3

8 Como é transformada a energia nuclear em energia elétrica no complexo de Angra dos Reis

9 Impacto ambiental - Superaquecimento das águas próximas ao complexo nuclear de Angra. - Geração de lixos radioativos. - Risco de acidente radiológico.

10 Superaquecimento O superaquecimento das águas próximas à Angra dos Reis pode prejudicar a fauna marinha devido a mudança na temperatura da água local (cerca de 9°C no verão), colocando as espécies da fauna e da flora local em ameaça de extinção . Este aquecimento se deve à utilização da água do mar nos condensadores, já que esta é devolvida para mar após passar pelo ciclo.

11 Proposta de intervenção
Para tentar minimizar os efeitos do superaquecimento, são adotadas medidas de controle dos efluentes bem como o seu monitoramento a fim de manter inalterado o habitat marinho. Além disso, projetos envolvendo a cultura de espécies pertencentes à fauna e a flora local devem contribuir para manter o equilíbrio biológico.

12 Lixo radioativo Os resíduos radioativos oriundos do processo de fissão nuclear são armazenados na própria usina em tambores de chumbo, mantidos em galpões (com cerca de 983 m²) localizados no subsolo feitos de concreto e preenchidos com água pesada para garantir que nenhuma radiação seja emitida para o ambiente.

13 Acidente radiológicos
Uma usina nuclear introduz um risco de acidente radiológico, o que significa dizer o risco de causar um impacto ambiental por contaminação radioativa. Porém, as chances disso acontecer são de uma vez a cada anos. Um risco considerado baixo pelos engenheiros de segurança e estudiosos do assunto.

14 Por que optar pela energia nuclear ?
Uma usina nuclear oferece diversas vantagens em relação às demais alternativas: Não emite gases de efeito estufa. Ocupam áreas relativamente pequenas (3,5 km² no caso de Angra). Ficam próximas aos centros consumidores. Usa como principal combustível o urânio cujo Brasil possui em abundância.

15 Conclusão Embora o processo de obtenção da energia elétrica por meio de usinas nucleares no Brasil tenha efeitos negativos sobre o meio ambiente, esta pode ser considerada uma energia limpa em função das suas vantagens.

16 Bibliografia Relatório de impacto ambiental – eletronuclear
Baseado no artigo: Energia nuclear em um cenário de trinta anos, por Carlos Feu Alvim; Frida Eidelman; Olga Mafra; Omar Campos Ferreira, Estud. av. vol.21 no.59 São Paulo Jan./Apr. 2007 Guia de perguntas e respostas – eletronuclear ONG WWF


Carregar ppt "IEMC – Turma 111 Hélio Aparecido Camarotto Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google