8Força De Atrito Quando empurramos ou puxamos um copo qualquer de massa m percebemos que existe certa dificuldade, e em alguns casos percebe-se que o corpo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2.1 – Introdução aos Sistemas de Controle
Advertisements

INVESTIGANDO A AÇÃO DE FORÇAS
Primeira Lei de Newton.
DESLOCAMENTO DE UM CORPO
Terceira Lei de Newton.
Aula de Física Agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Energia Potencial e Conservação da Energia
FORÇA DE ATRITO O que é força de atrito?
FORÇAS DE ATRITO Mundo “ideal” da Física 1 Atrito desprezível A importância das forças de atrito Atrito do “bem” Atrito do “mal”
Dinâmica Rosângela Moreira.
Exemplos de Forças Força de atrito: Força executada pelo ar e por superfícies. Sempre contrária ao movimento. No nosso estudo não levaremos em consideração.
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Leis de Isaac Newton.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Física Leis de Newton.
FORÇAS MECÂNICAS IVAN SANTOS.
Aplicações das Leis de Newton
Mecânica Estudo dos Movimentos.
F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
Forças Especiais.
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
MOVIMENTO UNIFORME (Aulas 13 e 14) Física A
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Tipos de Força Física A – Aula 19 Tipos de Força:
F O R Ç A S (3) Prof. Cesário.
Leis de Newton do Movimento
INTERAÇÕES MECÂNICAS.
Forças de atrito e plano inclinado
Leis de Newton.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
LEIS DE NEWTON.
Definição de Grandeza física
Dinâmica Força e Movimento
ESTUDO DO MOVIMENTO REFERENCIAL TRAJETÓRIA
DINÂMICA FORÇA.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
- Física e Segurança no Trânsito -
Dinâmica - Leis de Newton - Atrito - Plano Inclinado.
LEIS DE NEWTON.
DINÂMICA.
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
O que é Força de Atrito ? É uma força natural que atua apenas quando um objeto está em contato com outro e sofre a ação de outra força que tende a colocá-lo.
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Leis de Newton Prof. Ademir Amaral.
FORÇAS MECÂNICAS.
Laboratório de Física Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Atrito e Aerodinâmica.
FISÍCA alunas: Kátia aparecida silva e aline do nascimento marçal
Professor: Fábio Jaime Raimundo
LEIS DE NEWTON FÍSICA 1.
Estática Estática Histórico
Trabalho e Energia.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
2.9 Forças de atrito. 2.9 Forças de atrito O que faz com que um patinador se mova facilmente sobre o gelo?
TRABALHO Prof. wagner.
Impulso e quantidade de movimento
FORÇAS. FORÇAS Nem é montagem! 1ª Lei de Newton.
1 CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº:
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Dinâmica Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
FORÇA E MOVIMENTO II Prof. Bruno Farias
AULA 6 CURSO PRÉ-FÍSICA 2015/1 Forças Monitores: Hugo Brito
Atrito O atrito resulta da interacção entre dois corpos Em física, o atrito é uma força natural que atua apenas quando um objeto está em contato mecânico.
Conhecimentos prévios:
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Transcrição da apresentação:

8Força De Atrito Quando empurramos ou puxamos um copo qualquer de massa m percebemos que existe certa dificuldade, e em alguns casos percebe-se que o corpo não entra em movimento. Qual a explicação para isso? O que acontece é que toda vez que puxamos ou empurramos um corpo, aparece uma força que é contrária ao movimento. Essa força é chamada de Força de Atrito. A definição de força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. A força de atrito aparece em razão das rugosidades existentes nas superfícies dos corpos. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio, quanto maior for a força normal maior a força de atrito. Matematicamente podemos calcular a força de atrito a partir da seguinte equação: Fat = μ.N Onde o μ ( letra grega mi) é chamado de coeficiente de atrito que depende da natureza dos corpos em contato e do estado de polimento e lubrificação da superfície. Essa é uma grandeza adimensional, ou seja, ela não tem unidade. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de força de atrito é o newton (N). Existem dois tipos de força de atrito: força de atrito estático e força de atrito cinético. Tanto um quanto o outro estão sempre contrários à tendência de movimento ou à movimentação dos corpos letra

Força de Atrito Estático Representado por Fe ela é a força que está contrária à tendência de movimento. Por exemplo, quando queremos trocar o móvel de lugar tentamos empurrá-lo ou puxá-lo até onde queremos que ele fique, no entanto, em alguns casos percebemos que ele não sai do lugar, pois a força que imprimimos sobre ele não é suficientemente grande para que ele possa sair do estado de repouso. O que acontece é que a força de atrito é maior que a força que aplicamos sobre o móvel que queremos trocar de lugar. Essa força que aparece quando os corpos estão em repouso é chamada de força de atrito estático e é representado da seguinte forma: Representado por Fe ela é a força que está contrária à tendência de movimento. Por exemplo, quando queremos trocar o móvel de lugar tentamos empurrá-lo ou puxá-lo até onde queremos que ele fique, no entanto, em alguns casos percebemos que ele não sai do lugar, pois a força que imprimimos sobre ele não é suficientemente grande para que ele possa sair do estado de repouso. O que acontece é que a força de atrito é maior que a força que aplicamos sobre o móvel que queremos trocar de lugar. Essa força que aparece quando os corpos estão em repouso é chamada de força de atrito estático e é representado da seguinte forma: Fate = μe.N Fate = μe.N Onde μe é o coeficiente de atrito estático. Onde μe é o coeficiente de atrito estático.

Força de Atrito Cinético Também chamado de força de atrito dinâmico esse é o atrito que aparece quando os corpos estão em movimento, ou seja, ele é contrário à movimentação dos corpos. Por exemplo, quando um carro está se locomovendo em uma estrada e precisa frear o carro bruscamente, o carro pára, no entanto esse fato só é possibilitado devido à força de atrito, contrária ao movimento do carro, existente entre os pneus e o asfalto. Matematicamente temos que a força de atrito cinético é escrita da seguinte forma: Também chamado de força de atrito dinâmico esse é o atrito que aparece quando os corpos estão em movimento, ou seja, ele é contrário à movimentação dos corpos. Por exemplo, quando um carro está se locomovendo em uma estrada e precisa frear o carro bruscamente, o carro pára, no entanto esse fato só é possibilitado devido à força de atrito, contrária ao movimento do carro, existente entre os pneus e o asfalto. Matematicamente temos que a força de atrito cinético é escrita da seguinte forma: Fatc = μc.N Fatc = μc.N Onde μc é chamado de coeficiente de atrito cinético. Comparando a equação geral da força de atrito com a força de atrito estático e dinâmico, temos que para um corpo que está em repouso a força de atrito é variável até μN, ou seja, até a eminência do movimento. E para um corpo que está em movimento tem-se que a força de atrito é constante e igual a μN. Onde μc é chamado de coeficiente de atrito cinético. Comparando a equação geral da força de atrito com a força de atrito estático e dinâmico, temos que para um corpo que está em repouso a força de atrito é variável até μN, ou seja, até a eminência do movimento. E para um corpo que está em movimento tem-se que a força de atrito é constante e igual a μN.

Podemos perceber a existência da força de atrito e entender as suas características através de uma experiência muito simples. Tomemos uma caixa bem grande, colocada no solo, contendo madeira. Podemos até imaginar que, à menor força aplicada, ela se deslocará. Isso, no entanto, não ocorre. Quando a caixa ficar mais leve, à medida que formos retirando a madeira, atingiremos um ponto no qual conseguiremos movimentá-la. A dificuldade de mover a caixa é devida ao surgimento da força de atrito Fat entre o solo e a caixa. Podemos perceber a existência da força de atrito e entender as suas características através de uma experiência muito simples. Tomemos uma caixa bem grande, colocada no solo, contendo madeira. Podemos até imaginar que, à menor força aplicada, ela se deslocará. Isso, no entanto, não ocorre. Quando a caixa ficar mais leve, à medida que formos retirando a madeira, atingiremos um ponto no qual conseguiremos movimentá-la. A dificuldade de mover a caixa é devida ao surgimento da força de atrito Fat entre o solo e a caixa.

As forças de atrito resultantes do contato entre os dois corpos sólidos são forças tangenciais à superfície de contato. No exemplo acima, a direção da força de atrito é dada pela direção horizontal. Por exemplo, ela não aparecerá se você levantar a caixa. A força de atrito tende sempre a se opor ao movimento relativo das superfícies em contato. Assim, o sentido da força de atrito é sempre o sentido contrário ao movimento relativo das superfícies.

Alunas:Cintia,Natalia,Stefanye Alunas:Cintia,Natalia,Stefanye N:04,14,20 N:04,14,20 1b 1b Prof;luciana Prof;luciana Escola:Reynaldo Massi Escola:Reynaldo Massi