Uma arte que expressa riqueza e poder

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE BIZANTINA.
Advertisements

IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
ARTE ROMÂNICA.
O IMPÉRIO BIZANTINO.
Alunos; Paola e Matheus
Barroco Brasileiro.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Arte Paleocristã.
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
ARTE BIZANTINA 6º ANO REYNALDO MASSI. O que significa a palavra BIZANTINA ? BIZANTINA vem de Bizâncio, nome de uma cidade Grega, depois batizada por Constantinopla.
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Império Bizantino.
ARTE BIZANTINA.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Unidade V II Assunto 1 IMPÉRIO BIZANTINO: - localização;
Império Bizantino (335 – 1453).
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Arte Cristã Primitiva.
Arte Bizantina.
Arte na Idade Média Séc. V ao séc. XV.
As concepções de espaço
Arte Grega.
Arquitetura, Escultura e Pintura
Arte Bizantina.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
ARQUITETURA BIZANTINA
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Arte Romana.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS.
Arte Gótica.
Comunicação, Arte e Cultura
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Arte Bizantina.
“O Império Romano do Oriente”
Império Bizantino (335 – 1453) 13/04/2017
Enquanto isso, no Oriente....
IMPÉRIO BIZANTINO 14/04/2017
Profº Waldejares Oliveira
OU IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE Professora Vanessa Martins
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
Arquitetura Bizantina e paleo-cristã A conquista da planta quadrada com cúpula circular O primeiro problema foi colocada pelos romanos: ao desenvolverem.
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
HISTÓRIA DA ARTE.
Idade Média: Povos Europeus e o início da era Cristã
Arte Paleocristã Arte Bizantina.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
ARTE PALEOCRISTÃ.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.
Santo Apolinário, mosaico do século VI, Ravena - Itália
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
A Arte Bizantina.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
ARTE ISLÂMICA.
Arte bizantina – mosaico
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
ARTE GÓTICA.
Arte Bizantina Influencias; arquitetura; escultura; iluminuras; Ícones e mozaíco...
Arte Bizantina Profª Mariana Kaadi
HISTÓRIA DA ARTE.
HISTÓRIA DA ARTE.
Transcrição da apresentação:

Uma arte que expressa riqueza e poder ARTE BIZANTINA Uma arte que expressa riqueza e poder

Bizâncio Bizâncio era colônia grega, localizada entre a Europa e a Ásia Em 330 Constantino fundou a cidade de Constantinopla Constantinopla torna-se a síntese da cultura greco-romana

O Império Bizantino Alcançou o apogeu político e cultural no governo do Imperador Justiniano A arte cristã primitiva (popular e simples) foi substituída por uma arte majestosa (poder e riqueza) A arte bizantina expressava a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado representante de Deus.

Convenções Regras ditadas pelos sacerdotes aos artistas Lei da Frontalidade: ao reproduzir frontalmente as figuras, o artista mostra respeito pelo observador Determinação do lugar de cada personagem sagrada Regras minuciosas de como seriam as mãos, pés, gestos, símbolos...

Retratavam personalidades oficiais e sagradas com as mesmas características

As personagens sagradas eram representadas com características das personalidades do Império

Arquitetura Bizantina

Basílica de Santa Sofia - Istambul Construída: 532-537 no governo de Justiniano Apresenta grande cúpula, maior característica da arquitetura bizantina

Basílica de Santa Sofia - Interior O revestimento de mármore e mosaicos e a sucessão de janelas e arcos criam um espaço interno belíssimo

Arte Bizantina em Ravena - Itália A cidade de Ravena estava localizada num ponto estratégico Torna-se alvo do imperador Justiniano para conquistar a Península Itálica A cidade é reconquistada em 540 e passou a ser o centro do domínio bizantino na Itália

Igreja de São Vital - Ravena

Pintura Bizantina Na pintura encontramos três elementos distintos: Ícones - pinturas em painéis portáteis, como a imagem da Virgem Maria, de Cristo ou de santos; Miniaturas - pinturas usadas nas ilustrações dos livros; Afrescos - técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação. 

Ícones Bizantinos Os artistas bizantinos criaram ícones como nova forma de expressão na pintura; A palavra Ícone, de origem grega, significa ‘imagem’ Ícones são quadros que representam figuras sagradas, são bastante luxuosos; Usavam têmpera ou encáustica nas pinturas; Pintavam fundo de dourado, após pintavam a imagem. Para fazer os detalhes, retiravam com estilete a película de tinta e estas áreas adquiriam a cor de ouro do fundo.

Ícone - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Miniatura

Mosaico

Réplica Santa Sofia – São Paulo Foi construída entre 1934-1939 Destacam-se a grande cúpula central e as semicúpulas

Iconostásio na Santa Sofia – São Paulo