Marcos da Arquitetura de Computadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ICC - 1. Histórico e Conceitos básicos
Advertisements

Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki
Histórico dos Sistemas Operacionais
Evolução da Computação
Arquitetura e organização de computadores Aula 02 Conceitos Gerais Prof. Diovani Milhorim.
Histórico dos Sistemas Operacionais
Organização de computadores Professora Marcela Santos Aula 7 – A arquitetura de von Neumann.
Introdução à Microinformática
Sistemas Operacionais - 1
Programação Orientada a Objetos
Histórico e Evolução dos Computadores
Introdução à informática
Professor: Erivelto Tschoeke – UDESC/CEPLAN
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Introdução a Arquitetura e Organização de Computadores
História da Informática Necessidade de realizar cálculos matemáticos Ábaco – criado por volta de 2000 A.C., foi a primeira.
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Arquitetura de Computadores Hardware
História da informação
História da informação
Introdução à Informática
Introdução ao Processamento de Dados
Histórico e Evolução da Informática
Prof.: Vagner Pinto Borges Prof.: Vagner Pinto Introdução à Arquitetura e Organização.
Gestão de Sistemas Operacionais I
Evolução dos Computadores
Montagem e Manutenção de Computador I
Do supercomputador de neurônios ao Ruindows? ...Ábaco?
Fundamentos da Computação
História e Evolução do Computador
ABACO.
Gerações de computadores
Introdução à Computação
Informática nas Organizações
Régua de cálculo de da Vinci; Calculador de Pascal;
Gerações de informação
Um Pouco De História Max - Técnico Em Informática.
Nome:Ana Carolina N°32 Professora Ludmila 6°C
Evolução e Desempenho de Computadores
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO
Fundamentos de Arquitetura da Computação
Os engenhos calculadores
História do Computador.
Aula 01 HISTÓRICO DA INFORMÁTICA.
Conteúdo do Capítulo 1.1 Visão Geral 1.2 Uma Breve História
HISTÓRIA DOS COMPUTADORES.
Organização e Arquitetura de Computadores
História dos Computadores
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Fundamentos de Sistemas Operacionais
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I Prof. Marcelo Maciel de Souza
Centro de Informática - UFPE
COMPUTADOR - EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Arquitetura de Computadores
Capítulo 1 Introdução.
Evolução das Máquinas Multiníveis
Arquitectura de computadores
introdução História da Informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INTRODUÇÃO AOS COMPUTADORES Informática e Comunicação Liliana silva nº85661.
Jackson Eduardo da Silva
Histótico da Computação
Introdução à Programação
História e Evolução dos computadores.
O que é Hardware ? Conjunto de unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e mecanismos que compõem um computador ou seus periféricos.
Microcontroladores.
1.1 Ossos de Napier Os ossos de Napier é um dispositivo de cálculo de funcionamento manual criado por John Napier de Merchiston para cálculo de produtos.
Organização de Computadores 1º Semestre Aula 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova Informática: é o tratamento da informação de forma automática.
Transcrição da apresentação:

Marcos da Arquitetura de Computadores Software Básico Marcos da Arquitetura de Computadores Capítulo 1 Mitsuo Takaki http://www.cin.ufpe.br/~mt2/ mt2@cin.ufpe.br

Marcos da Arquitetura de Computadores A arquitetura dos computadores evolui com o tempo. Cada fase teve sua importância para tornar o computador no que é hoje em dia.

Computadores Mecânicos (1642-1945) Geração 0 As primeiras calculadores eram puramente mecânicas e realizavam operações simples. Utilizava engrenagens. Charles Babbage mudou a forma como os resultados eram exibidos: uma chapa de cobre perfurada. Precursor dos cartões perfurados e CDROMs.

Computadores Mecânicos (1642-1945) Geração 0 Babbage se dedicou a criar uma nova máquina composta de: Armazenagem (memória); Moinho (unidade de cálculo); Seção de entrada (leitora de cartões perfurados); Seção de saída (impressora de cartões perfurados).

Computadores Mecânicos (1642-1945) Geração 0 O seu grande avanço era ter um propósito geral. A leitora identificava operações nos cartões e os executava. Com diferentes programas, diferentes funções eram realizadas. Era programável. Ada Augusta Lovelace foi contratada para criar os programas. Primeira programadora da história.

Computadores Mecânicos (1642-1945) Geração 0 Seu projeto falhou devido à alta complexidade para depurar sua máquina. Estava muito a frente do seu tempo. Howard Aiken criou um computador baseado nessas idéias. Utilizava relés invés de rodas dentadas. Foi chamado de Mark I.

Válvulas (1945-1955) 1ª Geração O COLOSSUS foi o primeiro computador inventado a válvulas. O projeto ficou guardado por muitos anos. O ENIAC é considerado o primeiro computador a válvulas.

Válvulas (1945-1955) 1ª Geração Von Neumann identificou vários problemas na abordagem dos computadores da época. Propôs representar os programas de forma digital na memória, junto com os dados. Invés de programar através de cabos e interruptores. Propôs mudar a forma como as operações eram realizadas. Batizada de máquina de Von Neumann. É base dos computadores modernos.

Máquina de Von Neumann

Transistores (1955-1965) 2ª Geração Permitiu reduzir consideravelmente o tamanho dos computadores, além de torná-los mais confiáveis. A máquina PDP-8 introduziu o conceito de barramento. Um conjunto de fios paralelos que conectam os componentes de um computador.

Barramento

Transistores (1955-1965) 2ª Geração O computador 6600 foi lançado e utilizava um novo conceito: Era dividida em várias unidades funcionais para realizar adição, multiplicação, divisão... Possuía vários pequenos computadores internos que cuidavam dos detalhes de jobs e E/S.

Circuitos Integrados (1965-1980) 3ª Geração Tornou possível embutir vários transistores em um único CI. IBM introduziu o conceito de famílias de máquinas. Compatíveis e capazes de rodar os mesmos programas.

Circuitos Integrados (1965-1980) 3ª Geração IBM também foi a primeira a criar uma máquina que emulasse outros computadores. Permitia executar os programas antigos sem precisar convertê-los. A emulação era possível porque os computadores antigos utilizavam microprogramas.

Integração em Larga Escala (1980-?) 4ª Geração Permitiu embutir milhões de transistores em um único chip. Possibilitou criar computadores cada vez menores e mais rápidos. Um novo desenvolvimento denominado RISC começa a se impor. Substituindo as complicadas arquiteturas CISC.

Computadores Invisíveis 5ª Geração O tamanho dos computadores seguem diminuindo. Há uma mudança de paradigma. Computadores passam a fazer parte de vários dispositivos. Computação ubíqua ou pervasiva.