Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Co-responsabilidade na Igreja
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
fidelidade do sacerdote»
Centro Estigmatino de Pastoral Brasília - DF
MISSÃO EM SENTIDO AMPLO.
VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
Conscientização Vocacional
PARÓQUIA MISSIONÁRIA DE SANTA BERTILA
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
ESCOLHEU DOZE.
A bendita entre as mulheres
I. Objectivos  Perceber o que é ser Igreja – povo.
Oração Eucarística VI- A
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
Conhecer bem as funções do Pároco na Paróquia.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
Bem-vindo/a.
Conselhos Missionários
I. Objectivos  Perceber a nossa dignidade de participantes do Sacerdócio de Cristo  Tomar consciência de que toda.
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
19 junho junho 2010 ANO SACERDOTAL
Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...
Rainha dos Apóstolos.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Culto à Virgem Maria.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXVIII EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
Conselho Missionário Diocesano
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA III
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA
Maria Mulher Eucarística
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
2 3 Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre.
REFRÃO Ó PAI SOMOS NÓS O POVO ELEITO. QUE CRISTO VEIO REUNIR
Toda Igreja unida celebra
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
Sacrosanctum Concilium
Diocese de São João da Boa Vista
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
(Mateus 28, 19) Reflectir sobre a fisionomia de padre para o nosso tempo.
Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados.
Conhecer e entender bem o sentido profundo da unção pós-baptismal com o óleo do crisma
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
VIVER EM COMUNIDADE Que Comunidade? Por onde entrar?
I. Objectivos Despertar o grupo para a dimensão vocacional.
I. Objectivos Descobrir a missão do sacerdote na construção da comunidade.
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Paróquia Santo Antonio Maria Claret.. Dom José, Filho Amado de Maria.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
I. Objectivos Compreender a missão do Padre.
Missão para quem ?.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
«Vimos o Senhor»..
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Transcrição da apresentação:

Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.

Senhor Jesus, fundaste a Igreja para continuar a tua Missão a favor da humanidade e afirmaste um dia:

Isto Te pedimos, Senhor Jesus, que és Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. Senhor Jesus, dá-nos consciência de que somos membros da tua Igreja quando nos reunimos, como comunidade de fiéis, para rezar ou para celebrar a Eucaristia, presidida pelo pároco como pastor, sob a autoridade do Bispo.

A – Toda a vida da paróquia deve ser entendida e vivida com sentido de Desenvolvimento do Tema comunhão e colaboração fraterna;

comunhão e colaboração entre pastores e fiéis, no respeito por direitos, deveres e funções próprias, nas suas competências e responsabilidades. no respeito por direitos, deveres e funções próprias, nas suas competências e responsabilidades.

B – A ligação com a comunidade diocesana e com o Bispo, em comunhão com o Papa, garante à comunidade paroquial a pertença à Igreja universal.

«As Paróquias representam, de alguma maneira, a Igreja visível estabelecida em todo o mundo» (SC 42) A Paróquia é a Igreja, localmente implantada, na sua catolicidade essencial.

C – Assim, cada paróquia da diocese é uma comunidade de fiéis animada: (a) pelo mesmo espírito de comunhão; (b) pela mesma corresponsabilidade baptismal; (c) pela mesma vida litúrgica, centrada na celebração da Eucaristia; (d) pelo mesmo espírito de missão. C – Assim, cada paróquia da diocese é uma comunidade de fiéis animada: (a) pelo mesmo espírito de comunhão; (b) pela mesma corresponsabilidade baptismal; (c) pela mesma vida litúrgica, centrada na celebração da Eucaristia; (d) pelo mesmo espírito de missão. Vejamos

C – A paróquia animada: (a) pelo mesmo espírito de comunhão; C – A paróquia animada: (a) pelo mesmo espírito de comunhão; «A comunhão eclesial, (…) encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e filhas» Chl 26). «A comunhão eclesial, (…) encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e filhas» (Chl 26).

C – A paróquia animada: (b) pela mesma corresponsabilidade baptismal; C – A paróquia animada: (b) pela mesma corresponsabilidade baptismal; «A Paróquia dá-nos um exemplo claro de apostolado comunitário (…) Habituem-se os leigos a trabalhar na Paróquia intimamente unidos aos seus sacerdotes» (Chl 27).

C – A paróquia animada: (c) pela mesma vida litúrgica, centrada na celebração da Eucaristia; C – A paróquia animada: (c) pela mesma vida litúrgica, centrada na celebração da Eucaristia; «A Paróquia está fundada sobre uma realidade teológica, pois ela é uma comunidade eucarística. Isso significa que é uma comunidade idónea para celebrar a Eucaristia, na qual se situam Chl 26).  a raiz viva do seu edificar-se  e o vínculo sacramental do seu estar em plena comunhão com toda a Igreja» (Chl 26). «A Paróquia está fundada sobre uma realidade teológica, pois ela é uma comunidade eucarística. Isso significa que é uma comunidade idónea para celebrar a Eucaristia, na qual se situam Chl 26).  a raiz viva do seu edificar-se  e o vínculo sacramental do seu estar em plena comunhão com toda a Igreja» (Chl 26).

C – A paróquia animada: (d) pelo mesmo espírito de missão. C – A paróquia animada: (d) pelo mesmo espírito de missão. Chl 32). É sempre o único e mesmo Espírito que convoca e une a Igreja e a manda pregar o Evangelho» (Chl 32). «… a comunhão representa a fonte e, simultaneamente, o fruto da missão:  a comunhão é missionária  e a missão é para a comunhão. «… a comunhão representa a fonte e, simultaneamente, o fruto da missão:  a comunhão é missionária  e a missão é para a comunhão.

Chl 33). «Porque participam no múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, os leigos têm parte activa na vida e na acção da Igreja» (Chl 33). «Evangelizar constitui a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade» (EN 14).

D – A paróquia, como comunidade eucarística, descobre e encontra na Eucaristia a raiz viva da sua edificação e o sinal sacramental da sua plena comunhão com toda a Igreja.

1. Sei e sinto que a paróquia em que vivo é formada pela comunidade dos fiéis, confiada ao pároco como seu pastor, sob a autoridade do Bispo diocesano?

2. Como vivo a realidade da paróquia, célula da Igreja diocesana, ligada pelo Bispo ao Papa, pastor da Igreja universal? 3. Quando participo na Eucaristia dominical, tenho consciência da comunhão íntima que a comunidade participante realiza com toda a Igreja?

1. Louvai o Senhor no seu santuário, Louvai-O no seu majestoso firmamento. 2. Louvai-O pela grandeza das suas obras, Louvai-O pela sua infinita majestade. 3. Louvai-O ao som da trombeta, Louvai-O ao som da lira e da cítara. 4. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo Como era no princípio, agora e sempre. Ámen 1. Louvai o Senhor no seu santuário, Louvai-O no seu majestoso firmamento. 2. Louvai-O pela grandeza das suas obras, Louvai-O pela sua infinita majestade. 3. Louvai-O ao som da trombeta, Louvai-O ao som da lira e da cítara. 4. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo Como era no princípio, agora e sempre. Ámen Refrão - Louvai o Senhor, nosso Deus, todos os Povos; servi o Senhor com alegria

Siglas usadas neste texto: SC = Sacrosanctum Concilium = Constituição sobre a sagrada Liturgia Chl = Christifideles laici, João Paulo II, , sobre vocação e missão dos leigos na igreja e no mundo EN = Evangelii Nuntiandi, Paulo VI, Exortação Apostólica, = Evangelho aos Homens de Hoje Siglas usadas neste texto: SC = Sacrosanctum Concilium = Constituição sobre a sagrada Liturgia Chl = Christifideles laici, João Paulo II, , sobre vocação e missão dos leigos na igreja e no mundo EN = Evangelii Nuntiandi, Paulo VI, Exortação Apostólica, = Evangelho aos Homens de Hoje

Texto – “Escolhidos e Enviados” Imagens – Internet Realização – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria