HUMANO, DEMASIADO HUMANO: UMA VISÃO COMPLEXA E TRANSUMANISTA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD Marcus Fontana - UFSM
O Humano em Nietzsche Os valores da sociedade não são obras de um deus intangível, mas criações humanas. O problema é que os humanos vêem em suas criaturas atributos divinos. Na EaD, ocorre o mesmo: não há um deus ex machina que resolva todos os nossos problemas, a EaD é uma função humana, demasiado humana.
O Humano na EaD
A Complexidade em Mariotti
A Complexidade na EaD “os efeitos retroagem sobre as causas e as alimentam” (MARIOTTI, 2010, p. 140)
A Complexidade na EaD “há contradições que não podem ser resolvidas. Isso significa que existem opostos que são ao mesmo tempo antagônicos e complementares” (MARIOTTI, 2010, p. 150).
A Complexidade na EaD “os seres vivos [bem como os sistemas] produzem, eles próprios, os elementos que os constituem e se auto-organizam por meio desse processo” (MARIOTTI, 2010, p. 144).
A Complexidade na EaD “as partes estão no todo, e o todo também está nas partes” (MARIOTTI, 2010, p. 154).
A Complexidade na EaD “as ações frequentemente escapam ao controle de seus autores e produzem efeitos inesperados e às vezes até opostos aos esperados” (MARIOTTI, 2010, p. 161).
A Complexidade na EaD “o observador faz parte daquilo que observa” (MARIOTTI, 2010, p. 158).
O Transumanismo na EaD
Considerações Finais O Pensamento Complexo nos ajuda a entender a EaD. A Complexidade aponta para a importância do papel do Professor-Tutor. É preciso repensar os papéis na EaD. Nós JÁ somos ciborgues. Ser ciborgue é ampliar todas as possibilidades de aprendizagem. Ser ciborgue é ser humano, demasiado humano!
HUMANO, DEMASIADO HUMANO Marcus Fontana – UFSM