HUMANO, DEMASIADO HUMANO: UMA VISÃO COMPLEXA E TRANSUMANISTA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD Marcus Fontana - UFSM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Instituto de Computação
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
1990.
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
I Seminário ABED de Educação a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Interação com os Alunos
Histórico da Tutoria.
MAPA MENTAL.
Conceitos de Educação a Distância
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Autor: Juan Delval Editora Papirus
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Tutoria e Afeto na EaD: o papel do tutor
Fundamentação Teórica
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Educação Ambiental.
Celebração da Família 02/02/2014
Educação Ambiental.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
Planejamento de Tutoria
Motivação e Expectativas
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
O papel do conteudista.
Introdução à Prática da Pesquisa I
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Orientação Educacional
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Arquitetura Divina Autor Desconhecido Formatação Cristina Lessa Ligue o Som.
Tipologia de softwares educativos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Competências e Habilidades
Reencarnação e transformação íntima
Docência na EaD: Reflexões sobre o fazer docente da tutoria
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Gestão do Conhecimento
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Subjetividade e Trabalho
AMIGO DE DEUS!.
Unidade: Dificuldades Escolares Neucélia Meneghetti de Pieri UCS - EAD INTERAÇÃO COM O MUNDO CULTURAL.
Fundamentos da Administração Pública
PROGESTÃO.
Modelagem Conceitual descreve a informação que o sistema vai gerenciar.
IDENTIDADE.
Breve introdução ao estudo da Arte.
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
VISÃO DO MDA GANHANDO MULTIDÕES E CUIDANDO BEM DE CADA UM.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
APRESENTAÇÃO AUTOMÁTICA COM SOM. DEUS ESPERA Emmanuel Francisco Cândido Xavier.
Psicologia da Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

HUMANO, DEMASIADO HUMANO: UMA VISÃO COMPLEXA E TRANSUMANISTA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD Marcus Fontana - UFSM

O Humano em Nietzsche Os valores da sociedade não são obras de um deus intangível, mas criações humanas. O problema é que os humanos vêem em suas criaturas atributos divinos. Na EaD, ocorre o mesmo: não há um deus ex machina que resolva todos os nossos problemas, a EaD é uma função humana, demasiado humana.

O Humano na EaD

A Complexidade em Mariotti

A Complexidade na EaD “os efeitos retroagem sobre as causas e as alimentam” (MARIOTTI, 2010, p. 140)

A Complexidade na EaD “há contradições que não podem ser resolvidas. Isso significa que existem opostos que são ao mesmo tempo antagônicos e complementares” (MARIOTTI, 2010, p. 150).

A Complexidade na EaD “os seres vivos [bem como os sistemas] produzem, eles próprios, os elementos que os constituem e se auto-organizam por meio desse processo” (MARIOTTI, 2010, p. 144).

A Complexidade na EaD “as partes estão no todo, e o todo também está nas partes” (MARIOTTI, 2010, p. 154).

A Complexidade na EaD “as ações frequentemente escapam ao controle de seus autores e produzem efeitos inesperados e às vezes até opostos aos esperados” (MARIOTTI, 2010, p. 161).

A Complexidade na EaD “o observador faz parte daquilo que observa” (MARIOTTI, 2010, p. 158).

O Transumanismo na EaD

Considerações Finais  O Pensamento Complexo nos ajuda a entender a EaD.  A Complexidade aponta para a importância do papel do Professor-Tutor.  É preciso repensar os papéis na EaD.  Nós JÁ somos ciborgues.  Ser ciborgue é ampliar todas as possibilidades de aprendizagem.  Ser ciborgue é ser humano, demasiado humano!

HUMANO, DEMASIADO HUMANO Marcus Fontana – UFSM