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Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos

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Apresentação em tema: "Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos Telessala Ipatinga - Minas Gerais

2 Resolução de Problemas: Da Teoria a Prática
Tema Resolução de Problemas: Da Teoria a Prática Justificativa O tema foi escolhido mediante as dificuldades apresentadas pelos alunos, sobre a interpretação e resolução de problemas, na prática de sala de aula Objetivo da Pesquisa Buscar orientação teórica e prática, no sentido de trabalhar a resolução de problemas, utilizando as diferentes capacidades cognitivas e construindo o conhecimento juntamente com o educando.

3 Fundamentação O ser humano está sempre resolvendo problemas nas mais diversas situações e é por sentir-se problematizado e desafiado a todo instante que produz conhecimento. Ao desenvolver no aluno a capacidade de pensar, é necessário coloca-lo em um contexto em que os impulsos motivadores sejam adequados à sua realidade.Em todos os níveis, o problema deve estar presente, pois a situação desafiadora faz progredir o pensamento usado na busca de alternativas e estabelecendo conexões entre esquemas.

4 Embora a Matemática seja vista em geral, isolada dos
outros conteúdos, existe uma grande ligação entre ela e as demais disciplinas, pois não se resolver um problema ou uma operação, sem antes, ler, interpretar e entender o que esta sendo pedido pelo exercício. Assim uma nova prática de sala de aula, que integra a criança juntamente com a interpretação teórica de seu raciocínio ao resolver problemas matemáticos é que facilita a construção do conhecimento

5 Autores De acordo com KAMIL(1995, p.19) “O conhecimento lógico-matemático consiste em relações criadas pelo sujeito” Segundo GARDNER(1983, p. 22) “A inteligência lógico-matemática possibilita calcular, quantificar, considerar proporções, hipóteses e realizar operações matemáticas complexas” CARVALHO (1994, P. 83) fala que:”O papel do professor no trabalho de resolução de problemas é selecionar situações, antes da aula ou no decorrer dela, que suscitem perguntas passíveis de se transformarem em problemas” Para D’AMBROSIO (1996, p ) “Do ponto de vista de motivação contextualizada, a matemática que se ensina hoje, nas escolas é morta”

6 Metodologia Para tornar viva e dinâmica a matemática dentro das salas de aula, é preciso trabalhar com o lúdico, através de jogos, confecções de discos para ensinar fração. Os palitos de picolé são até hoje uma forma de facilitar o aprendizado. Com a inclusão digital nas escolas o professor pode utilizar o computador para incentivar os alunos a aprender brincando.

7 Conclusão A aprendizagem do ensino da matemática é possível a partir da reflexão sobre a ação do próprio aluno. Há maior interesse dos alunos pela aula quando o professor utiliza jogos para ensinar operações e problemas. A aprendizagem flui de forma espontânea. O desenvolvimento do aluno apresenta-se muito mais criativo e consistente. Entretanto não cabe ao professor somente analisar e avaliar potencialidade educativa das metodologias trabalhadas, e sim, rever a sua postura diante das dificuldades detectadas e buscar da melhor maneira possível as suas soluções.


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