Materiais de construção I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO
Advertisements

Diagramas de equilíbrio entre cerâmicas
Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 8 – ALVENARIAS E DIVISÓRIAS.
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 14 –LESÕES NAS EDIFICAÇÕES
Metais Não Estruturais
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 2: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
Determinação das características geométricas
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Concreto de cimento Portland
ARGAMASSAS Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes,
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
ALVENARIA DE VEDAÇÃO COMUM X GESSO ACARTONADO
INMETRO Suzana de Oliveira Barbeitas Diretoria de Metrologia Legal
Materiais para a Indústria da Construção Civil
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 25/04/2012 SERRA TALHADA – PE.
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Materiais cerâmicos Blocos
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
ALVENARIAS ESTRUTURAL
PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Geotecnia ii Fundações
Revestimentos em argamassa
Construção civil Fundações diretas
EXTRAÇÃO DA ARGILA.
Materiais da Construção
Aços na Construção Civil
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
Processo de Queima – Considerações Técnicas
SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Tipos de argamassas e Argamassas Especiais
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Engenharia Civil Materiais de Construção Civil i
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
PAREDES EM BLOCO ESTRUTURAL
Tecnologia da Construção II
Arquitetura vernacular
EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
AVARIAS E DESGASTES DA FERRAMENTA
FUNDIÇÃO.
Materiais absorventes acústicos
Propriedades dos materiais
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento.
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Disciplina Vias de Comunicacao II
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
Umidade e Impermeabilização
Patologias em revestimentos com argamassas em pisos e fachadas
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Estudo de Caso: Economia na obra a partir da concepção do projeto Autores: Vinícius Almeida Caputo Dieyner Paganini de Souza Unidade: O-DSG Chefia imediata:
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E SISTEMA DE REFORÇO COM.
Para ter acesso a esse material acesse:
MATERIAIS DE CONSTRUÇAO
AGLOMERANTES Quanto à origem:
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
Transcrição da apresentação:

Materiais de construção I Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Aula 13: Materiais Cerâmicos   Aula 13: Materiais Cerâmicos Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

de construção: Argila como material Eng. José Renato Arantes Andrade.   Argila como material de construção: A argila como material de construção começou a ser utilizada pela sua abundância, pelo custo reduzido e por ser um material que, na presença de água, pode ser moldado facilmente, secando e endurecendo na presença de calor. Além disso, o uso dos produtos cerâmicos produzidos a partir do cozimento das argilas surgiu da necessidade de um material similar às rochas. Na na Pérsia, o tijolo era utilizado para casas popu­lares e no Egito, apesar de as pirâmides serem construídas com a utilização de pedras, os operários que trabalharam nas suas construções moravam em casas de tijolos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

de construção: Argila como material Eng. José Renato Arantes Andrade.   Argila como material de construção: Com o surgimento do concreto, a função do tijolo como material estrutural foi parcialmente esquecida, sendo o material utilizado principalmente com a função de vedação. Apesar disso, os produtos cerâ­micos continuam sendo muito utilizados na construção civil pela sua razoável resistência mecânica e durabilidade, além do custo acessível e das qualidades estéticas. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

as Argilas são classificadas em: Quanto ao seu emprego, as Argilas são classificadas em:   Fusíveis: são aquelas que se deformam a temperaturas menores de 1200ºC. Utilizadas na fabricação de tijolos e telhas, grés, cimento, materiais sanitários. Infusíveis: resistentes a temperaturas elevadas. Utilizadas para a fabricação de porcelanas. Refratárias: não deformam a temperaturas da ordem de 1500°C e possuem baixa condutibilidade térmica, sendo utilizadas para aplicações onde o material deva resistir ao calor, como na construção e revestimentos de fornos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Características da Argila   Características da Argila Plasticidade: um material possui plasticidade quando se deforma sob a ação de uma força e mantém essa defor­mação após cessada a força que a originou. Porosidade: é a relação entre o volume de poros e o volume total de material. Quanto maior a porosidade maior a absorção de água e menor a massa específica, a condutibilidade térmica, a resistência mecânica e a resistência à abrasão. Composição e Impurezas: alguns constituintes presentes nas argilas podem melhorar suas propriedades, enquanto alguns podem ocasionar defeitos aos produtos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos:   Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço O tijolo maciço é mais utilizado na execução de muros, alvenarias portantes e nas primeiras fiadas de alvenarias comuns. Execução de fundações, (Esse uso não é recomendado pois a umidade presente no solo pode deteriorar o material.) E fabricado por processos de prensagem, secado e queimado Normalmente são vendidos em milheiro e podem ser classificados em tijolos comuns ou especiais. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos:   Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço Se­gundo a NBR 7170, os tijolos comuns são de uso corrente e podem ser classificados em A, B e C, confor­me sua resistência à compressão: CLASSE RESISTÊNCIA MÍNIMA À COMPRESSÃO (MPa) A 1,5 B 2,5 C 4,0 Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos:   Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço Dimensões apresentadas pela norma. COMPRIMENTO (cm) LARGURA (cm) ALTURA (cm)   19,0 9,0 5,3 24,0 11,5 6,0 29,0 14,0 6,5 São toleradas diferenças de até 3 mm nas dimensões especificadas. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos:   Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço Quanto à aparência, a NBR 7170 recomenda que os tijolos não apresentem defeitos sistemáticos, tais como : Trincas Quebras Superfícies irregulares Deformações Desuniformidade na cor As arestas devem ser vivas e os cantos resistentes. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados   Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Os blocos vazados também são fabricados com argila. Os blocos vazados são classificados num primeiro momento como blocos de vedação ou estruturais. O bloco de vedação é utilizado para fechamento de vãos e a única carga que suporta é seu peso próprio. Quanto ao número de furos podem possuir quatro, seis, oito ou nove furos. Quanto à resistência à com­pressão podem ser classificado em comuns e especiais. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos cerâmicos Vazados   Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados CLASSE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO NA ÁREA BRUTA (MPa) 10 1,0 15 1,5 25 2,5 45 4,5 60 6,0 70 7,0 100 10,0 Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados   Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados   Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Os blocos estruturais, como você pode observar, são projetados para suportar carga além do seu peso próprio O bloco cerâmico deve trazer gravados o nome do fabricante, o município onde está localizada a fabrica e as dimensões do bloco em centímetros A espessura mínima das paredes externas do bloco deve ser de 7mm e admite-se uma variação de 3mm nas dimensões em relação às medidas nominais de cada tipo. A absorção de água pelo material deve ser inferior a 8%. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados   Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Paredes de blocos cerâmicos.   Atualmente, a aplicação na qual os blocos cerâmicos mais são empregados é a confecção de paredes ou alvenarias de vedação ou com função estrutural. Na maioria delas, os blocos e tijolos são assentados com argamassa à base de cimento, que pode conter outros aglomerantes, como a cal. Essa argamassa tem a função de unir os blocos entre si e absorver algumas deformações do conjunto. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados/Tijolos Maciço   Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados/Tijolos Maciço   Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados/Tijolos Maciço   Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Nessa etapa você aprendeu que:   • Os blocos cerâmicos produzidos com argila podem ser maciços ou vazados, fabricados por processos de extrusão ou prensagem. Os produtos são “queimados” em condições adequadas e podem ter diversos ta­manhos. As tolerâncias dimensionais, os critérios de qualidade e características que cada tipo de bloco deve possuir estão descritos nas normas específicas. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Atividade de Pesquisa:   Atividade de Pesquisa: Pesquisar três diferentes larguras de paredes, utilizadas em edificações em construção ou já construídas, obtidas em função dos diferentes tamanhos de blocos cerâmicos e das diferentes maneiras de posicionamento dos mesmos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Atividade de Pesquisa:   Atividade de Pesquisa: A imagem ou desenho deve ser acompanhada de explicações sobre os seguintes aspectos: • Tipo(s) de bloco(s) foi(ram) usado(s); • Maneira que os blocos foram posicionados para resultar nas dimensões das paredes em questão; • Tamanho de junta de argamassa utilizada, ou seja, espaço que ficou entre um bloco e outro. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

Atividade de Pesquisa:   Atividade de Pesquisa: O desenho pode seguir o modelo abaixo: Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.