Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa do MCT, 1 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Páginas WWW Maio de 2006 Engenharias I. Introdução É hoje talvez o meio mais importante de divulgação dos programas É Diretriz da Capes – Palestra do.
Advertisements

IDENTIFICADOR GLOBAL COM BASE NA INTERNET
Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Semin á rio em TI do CTI, 2 Workshop sobre Acesso Livre à informa ç ão no CTI Campinas, 31 de março de.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Perguntas Frequentes. Esta apresentação contém algumas respostas a perguntas comuns sobre como usar o HINARI Para perguntas frequentes sobre elegibilidade.
Programa Amazônia: PRODES DETER
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda
O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
Gerald Jean Francis Banon Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Repositórios Confiáveis de Documentos Arquivísticos Digitais Unicamp, 11 de agosto de.
Gerald Jean Francis Banon Lise Christine Banon
REFLEXÕES SOBRE O RESGUARDO DA MEMÓRIA CIENTÍFICA DO INPE
"Ferramentas on-line" associadas a uma biblioteca digital para publicação em eventos: Projeto XII SBSR Lise Christine Banon Gerald Jean Francis Banon Simpósio.
: Fase off-line e on-line Sistemas e ferramentas desenvolvidos no próprio Instituto para catalogação, circulação e consulta de material bibliográfico.
IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
CEUNSP–ARQUITETURA E URBANISMO – 9º SEM. S.I.G. – Prof. Daniel Nithack
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
CONTRIBUIÇÃO AO LIVRE ACESSO DA LITERATURA CIENTÍFICA EM CIÊNCIA ESPACIAL: IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVAMENTO NA BIBLIOTECA DIGITAL DO INPE.
Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Portal Capes
Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Visionary Technology in Library Solutions A VTLS Apresenta o VALET.
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
COLETA DE DADOS DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DO INPE
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Portal CAPES Rio de Janeiro, 18 Junho de Base de Textos Completos Disponibiliza artigos, capítulos de livros, e-books Multidisciplinar Coleção de.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Vivéca Sant Ana Lemos (SID) Memória Técnico - Científica São José dos Campos 21 de novembro/2008 Orientação para Pesquisa e Publicação Digital no INPE.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários Vivéca Sant Ana Lemos (SID) Memória Técnico - Científica São José dos Campos outubro/2007.
FERRAMENTAS ONLINE PARA EDITORAÇÃO EM EVENTOS Lise Christine Banon Gerald Jean Francis Banon São José dos Campos 05 de maio de 2005.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar.
TIL º Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana Edição Atual e Histórico do Evento 5 e 6 de Julho Rio de Janeiro-RJ XXVII Congresso.
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
HINARI Perguntas Frequentes
Biblioteca Unisinos Tutorial Base de Dados
Geração do formato mtd-br em provedor de dados armazenados na URLib Gerald Jean Francis Banon Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência.
DiTeD Dissertações e Teses Digitais. DiTeD Dissertações e Teses Digitais 1.Sistema de depósito pela Internet de literatura cinzenta em formato digital,
Serviço de Informação e Documentação – SID e Coordenação de Planejamento Estratégico e Avaliação – CPA Maio/2014 COLETA DE DADOS DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA.
Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Este tutorial foi.
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
DAIT – Departamento de Acervo e Informação Tecnológica
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
Preservação Digital da Memória Técnico-Científica do INPE Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Lise Christine Banon Instituto Nacional de Pesquisas.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Simone Angélica Del-Ducca Barbedo Marciana Leite Ribeiro
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
URL do documento original: Esta apresentação está licenciada com base numa licença 3.0 CC BY-NC-ND Reunião INPE/ITA.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Transcrição da apresentação:

Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa do MCT, 1 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE

MISSÃO DO INPE Produzir ciência e tecnologia nas á reas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e servi ç os singulares em benef í cio do Brasil.

Treze anos de história Acesso livre Repositório interinstitucional Conteúdo I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE

Treze anos de história Alguns marcos históricos (1/4) –Definição de “repositório uniforme”: agosto 1995 –Primeira inserção de documento: outubro 1995 –Primeira inserção de dissertação: setembro de 1998 –Primeira inserção de CDROM (SBSR, 8): 1999 –Apoio FAPESP: 1998 (Servidora SUN Entreprise 250) –Primeira inserção remota (on-line): 2002 –Primeira tabela de indicadores: 2002 –Substituição do Micro-ISIS: janeiro 2003 –Banco de T&D disponível via OAI: dezembro 2003 I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE

Treze anos de história Alguns marcos históricos (2/4) –Primeiro ePrint: março 2004 –Sistema de revisão pelos pares para eventos: 2004 –Edição automática dos resumos em evento: 2005 –Primeira migração para novas máquinas: 2006 –Primeiro livro editado usando LaTeX: 2007 –Edição on-line de gráficos com dados importados do repositório digital: 2008 –Importação de dados da Plataforma Lattes: 2008 –Preenchimento automático de campos: 2008 I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE

Treze anos de história Distribuição das inserções por tipos de trabalho (são metadados e textos completos) (3/4) I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE

Treze anos de história Estado atual da interoperabilidade (4/4) I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE Plataforma Lattes CNPq Plataforma URLib Provedor de Serviço IBICT OAIster Qualis CAPES Organograma do MCT Indicadores da produção intelectual do INPE-MCT Alocação dos servidores CrossRef doi cpf

Acesso livre Pólitica de acesso (1/1) –RE/DIR instituiu a obrigatoriedade do depósito –Restrição ao acesso pode ser por meio de IP e/ou senha –ePrint: acesso livre sem restrições –T&D: acesso restrito até a autorização do autor –Artigos em revistas: acesso restrito ao INPE –Relatórios: acesso restrito com senha caso haja do pedido de patente –Percentagem de acesso livre aos textos completos no INPE: 82% I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE

–O INPE coloca sua experiência e arquivos de configurações a disposição do IBICT –Evita a duplicidade do depósito entre instituições –Soluciona a acesso restrito a mais de uma instituição –Não há restrições à localização dos acervos –Cada instituição pode ter seu acervo com uma cópia dos metadados e texto completo –Cada instituição monta sua lista de pesquisadores com CPF e unidade de alocação I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE Repositório interinstitucional Vantagens e requisitos (1/3)

I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE Repositório interinstitucional Organização dos acervos (2/3) Acervo compartilhado Acervo de cópias da instituição 1 Acervo de cópias da instituição 2 Internet Onde ocorrem as inserções Opcional

Repositório interinstitucional Acesso as publicações em revistas dentre da hierarquia do MCT (2/2) I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008 REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE dsr obt inpe mct br ref journal and y 2008 and gr dsr89 ref journal and y 2008 and gr obt105 ref journal and y 2008 and gr inpe418 ref journal and y 2008 and gr mct418 Com o repositório interinstitucional Este número seria maior Expressões de busca Exemplo de valor do campo group: dsr-obt-inpe-mct-br

Obrigado! Biblioteca do INPE: Biblioteca Digital do INPE: Estas transparências: Autores: REPOSITÓRIO DIGITAL DO INPE I Acesso Livre Banon & Ribeiro, 2008