POP ART Robert Rauschenberg.

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Transcrição da apresentação:

POP ART Robert Rauschenberg

POP ART sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.

Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras.  Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. 

POP ART . operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.

POP ART Alguns artistas, após estudarem os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. 

Movimento artístico iniciado na década de 1950 nos Estados Unidos e Gran Bretanha. Vários integrantes da corrente eram do ramo da publicidade O movimento Pop Art começou como uma reação contra o expressionismo abstrato, que dominou a arte durante as décadas de 1940 e 1950, movimento este que alguns artistas consideravam demasiadamente intelectual e fora da realidade social.

Assumindo o objetivo do compositor estadounidense John Milton Cage - eliminar as distâncias entre a arte e a vida, os artistas Pop se aproximaram com irônia do ambiente da vida cotidiana. Empregaram imagens que representavam o materialismo e a vulgaridade da moderna cultura de massas para transmitir uma percepção crítica da realidade, mais imediata do que a oferecida pela pintura realista do século XIX.

Ray Johnson A Shoe (John Cage Shoes) 1977 12" X 8 ¾" Collection of the Estate of Ray Johnson Courtesy of Richard L. Feigen & Co.

Robert Rauschenberg Monogram, 1955–59

Depois das séries de superfícies brancas ou pretas reforçadas com jornal amassado do início da década de 1950, Rauschenberg criou as pinturas "combinadas", com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados. Por volta de 1962, adotou a técnica de impressão em silk-screen para aplicar imagens fotográficas a grandes extensões da tela e unificava a composição por meio de grossas pinceladas de tinta. Esses trabalhos tiveram como temas episódios da história americana moderna e da cultura popular. 

Richard Hamilton 1956

"O que torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?" Richard Hamilton

Richard Hamilton definiu as imagens vinculadas nos meios de comunicação de massa, base de inspiração da arte pop, como "populares, transitórias, consumíveis, produzidas em massa, jovens, em escala empresarial, de baixos custos, humorísticas, sexy, ardilosas e glamourosas". Nesta obra satírica, que representa dus absurdas figuras que se exibem Em um salão,pode-se apreciar as principais características da Art Pop: descontextualização, incongruência, provocação e bom humor. A Pop Art se difundiu rapidamente durante os anos 60. Em 1960 o artista britânico David Hockney pintou TyphooTea (Londres, Gallería Kasmin), uma das primeiras pinturas que reproduzia a marca comercial de um produto (logotipo).

JOHNS (Jasper), pintor e escultor norte-americano estilo pop (Allendale, 1930). Celebrizou-se pintando bandeiras e latas de cerveja, que obtiveram grande êxito em mostras internacionais de arte, embora seu estilo seja muito contestado. Jasper Johns

Em 1961, o norte americano Claes Oldenburg realizou a primeira de suas estridentes esculturas de plástico em forma de hamburguer e outros tipos de fast food ('comida rápida'). Claes Oldenburg Claes

Roy Lichtenstein, ampliou o campo da Pop Art com suas enormes pinturas a óleo imitando os quadrinhos dos comics. 1923-1997

Roy Lichtenstein Seu interesse pelas histórias em quadrinhos como tema artístico começou provavelmente com uma pintura do camundongo Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Em seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características das histórias em quadrinhos e dos anúncios comerciais, e reproduziu a mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, por exemplo, uma técnica pontilhista para simular os pontos reticulados das historietas. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual. Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração.

Alguns artistas também realizaram happenings, espetáculos interativos montados como obras de arte. Além de empregar as imagens da cultura de massas, a Pop Art se apropriou das técnicas de produção em massa. Rauschenberg y Johns abandonaram a idéia de obra única em favor da produção de composições em séries. 

Andy Warhol Nasceu em 6 de Agosto de 1928, em Pittsburgh, nos E.U.A. Morreu em 22 de Fevereiro de 1987, em Nova Iorque. Estudou no liceu de Schenley onde frequentou as aulas de arte, assim como as aulas do Museu Carnegie, instituição sedeada perto do liceu. Contratado pela revista Glamour, começou por desenhar sapatos, mas os primeiros desenhos apresentados tiveram de ser refeitos devido às suas claras sugestões sexuais.

Andy Warhol Passou a desenhar anúncios - actualmente ainda muito normais na publicidade de moda nos EUA - para revistas como a Vogue e a Harper's Bazaar, assim como capas de livros e cartões de agradecimento. Em 1961 realizou a sua primeira obra em série usando as latas da sopa Campbell's como tema, continuando com as garrafas de Coca-Cola e as notas de Dólar, reproduzindo continuamente as suas obras, com diferenças entre as várias séries, tentando tornar a sua arte o mais industrial possível, usando métodos de produção em massa. Estas obras foram expostas, primeiro em Los Angeles, na Ferus Gallery, depois em Nova Iorque, na Stable Gallery. Em 1963 a sua tentativa de «viver como uma máquina» teve uma primeira aproximação com a inauguração do seu estúdio permanente - The Factory - A Fábrica. Andy Warhol passou então a usar pessoas universalmente conhecidas, em vez de objectos de uso massificado, como fontes do seu trabalho. De Jacqueline Kennedy a Marilyn Monroe, passando por Mao Tse-tung, Che Guevara ou Elvis Presley. A técnica baseava-se em pintar grandes telas com fundos, lábios, sobrancelhas, cabelo, etc. berrantes, transferindo por serigrafia fotografias para a tela. estas obras foram um enorme sucesso. Da inicio a sua carreira no cinema.

Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro. Produziu filmes e discos de um grupo musical, incentivou o trabalho de outros artistas e uma revista mensal 

Andy Warhol y

A “Pop Art” de Andy Warhol misturava elementos com figuras de mitos criados pela mídia, como Marilyn Monroe, quebrando as expectativas desses elementos. E com isso mostrava como a sociedade inventa mitos e personagens a todo momento.

Andy Warhol

João múrias

A arte pop inglesa já apresenta um certo romantismo evasivo, menos recursos dramáticos e impacto que a americana. Peter Blake, artista pop inglês, por exemplo, imprime elementos nostálgicos à sua obra.

Peter Blake

David Hockney, com sua irreverência, seus "trocadilhos visuais", um certo maneirismo e estilo próprio de lidar com as imagens populares, também é um artista de destaque do período.

Aqui não há nenhuma presença humana visível, apenas a cadeira solitária e vazia e um mundo árido e quase paralisado. No entanto, a grande espadana branca só pode ter sido produzida por um ser humano, e muito da psique de David Hockney está envolvido na mistura de lucidez e confusão que vemos nessa pintura.

Allen Jones e suas esculturas eróticas talvez divirjam desse estilo mais romantizado que a arte pop assumiu na Inglaterra.

Allen Jones

Fora dos Estados Unidos e Inglaterra, Oyvind Fahlström, na Suécia

Martyal Raysse, na França, são bons expoentes desse estilo.

Brasil Também no Brasil a Pop-Art teve forte expressão, destacando-se artistas como Rubens Gershman, Claudio Tozzi, Marcelo Nitsche, Ivaldo Granato entre outros.

A arte pop mais característica é essencialmente um produto da sociedade de vastos horizontes, sempre em mutação, da América. Como movimento, a arte pop não emergiu espontaneamente do povo, em qualquer país, nem constituiu uma fusão internacional de estilos. Seus padrões eram determinados por uma decisão de abordar o mundo contemporâneo com uma atitude mais positiva. Apesar dos aspectos carnavalescos, das cores orgíacas e da escala gigantesca, a alternativa da arte pop baseou-se claramente em um padrão adequado aos anos 60, donde estavam excluídos o desagradável, o nonsense, o preciosismo, o refinamento. A arte pop é espontânea, direta e extrovertida.