Revisão Avaliação Mensal de Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Evidências da evolução
Fundamentos da Ecologia
Fóssil de Amonite Na História da Terra são de particular importância as informações fornecidas pelos fósseis, na maioria dos casos encontrados em rochas.
INTRODUÇÃO Á BIOLOGIA CELULAR PROFª MARISA DIONÍSIO.
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
Argumentos do evolucionismo
Australapitecos Os australopitecíneos parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de.
Fósseis.
Características gerais dos seres vivos
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
Introdução ao Estudo de Biologia
Prof. Luiz Antônio Tomaz
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
PLANEJAMENTO SÉTIMAS SÉRIES –
A origem: Do universo e do homem.
ECOLOGIA Conceitos Fundamentais.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
BIOLOGIA PROFª SIRLENE
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
Os Vestígios dos seres vivos
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Prof. Alexandre S. Osório
A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA
Fósseis.
03/03/2010 A NATUREZA DA VIDA Claudio Paris – Magrão
Pré-História.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
Professora: Roberta Fontoura
Estudo dos tecidos.
Profª Lucia Helena Amim
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Pré-História As etapas da evolução humana
Evidências da Evolução
O corpo humano Níveis de organização
ONDE ESTÁ ESCRITA A HISTÓRIA DA TERRA?
Características dos seres vivos
Tendências evolutivas
Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
Professor: Cícero Matos
Evolução.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E EVOLUÇÃO HUMANA
EVOLUÇÃO DO HOMEM.
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas
O que é Biologia? Bio = vida + logia = estudo = Estudo da vida
O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
Ciências Naturais – 7.º ano
Ecologia.
CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas
Principais registros fósseis
ECOLOGIA Conceitos Fundamentais.
A ORIGEM DO SER HUMANO NO UNIVERSO (visão evolucionista)
8º ano – Ciências Naturais Profª Nahya Paola Souza
Profª Adriana Braz Moreira
Professora: Ivaneide Alves de Araujo 3ª B
Evidências da Evolução
Eu, Ser humano Prof. Eloisa Santos. C LASSIFICAÇÃO DOS 5 PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO EM 2012 PaísesPopulação 1. China Índia
Principais registros fósseis
Características gerais dos seres vivos
EVOLUÇÃO HUMANA.
Conteúdo pág. 46 à 50 Histologia Histologia é a parte da biologia que estuda os tipos de tecidos e suas funções. Tecidos Tecidos são agrupamento de células.
Ser Vivo É aquele que tem material genético( Dna ou Rna)
Transcrição da apresentação:

Revisão Avaliação Mensal de Ciências 1º bimestre – 2011 8º Ano A/B

A história evolutiva da espécie humana Evidências evolutivas – fósseis Fóssil: qualquer vestígio de um organismo vivo (folha, esqueleto, etc) de um período geológico passado, preservado em formações rochosas da crosta terrestre. (dicionário Sacconi). Processo de fossilização – condições favoráveis à preservação do cadáver ou do vestígio deixado por um organismo (rocha sedimentar). As substâncias orgânicas são substituídas por minerais.

Processos de humanização/adaptações da espécie humana Pendactilia Hábito onívoro Unhas planas e arredondadas Ausência de estrutura de defesa e ataque Aumento do tamanho e complexidade do cérebro Aperfeiçoamento da visão frontal Linguagem Pensamento articulado Postura ereta Extremidades livres

Linhagens evolutivas 1º Australopithecus – Lucy (aprox. 3,2 milhões de anos). Homo habilis – (2,4 e 1,6 milhões de anos) – maior capacidade craniana, face menor, fabricação e uso de ferramentas. Homo erectus – (1 milhão e 250 mil anos) capacidade de caça, abrigo em cavernas, controle do fogo. Homo sapiens – (150.000 anos) – grande capacidade craniana, sinais de espiritualidade. Homo sapiens sapiens (sobrevivente até os dias atuais – fósseis 35 – 15 mil anos). Ferramentas sofisticadas, trabalhos artísticos. Homem moderno – plantar cereais e domesticar animais, trabalhos de olaria e tecelagem, construção de moradias.

Níveis de organização dos seres vivos O corpo humano funciona como uma unidade complexa, repleta de subdivisões. Podemos classificar a constituição do corpo humano tanto em aspectos internos como em aspectos externos. Os externos são estudadas pela Ecologia (população, comunidade, ecossistema e biosfera) Os internos pela química (átomos e moléculas), citologia (célula), histologia (tecidos), anatomia e fisiologia (órgãos, sistemas e organismo).

Aspectos internos Nível químico: átomos e moléculas. São estruturas que compõe a matéria. Nível celular: constituído pelas células – unidades básicas do ser vivo. Nível tecidual: Grupo de células com funções específicas e semelhantes, apresentam substância intercelular (concentração depende do tipo de tecido). Temos quatro tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Nível dos órgãos: os órgãos são compostos por dois ou mais tipos de tecidos. Nível dos sistemas: órgãos que desempenham uma função comum. Nível do organismo: união de todos os sistemas. A anatomia estuda a forma de órgãos e sistemas; a fisiologia estuda o funcionamento de cada um deles. Assim podemos compreender como nosso próprio corpo é formado e como funciona de forma integrada.

Ecologicamente temos: População (conjunto de indivíduos de mesma espécie); Comunidade (todos os seres vivos que habitam uma mesma região); Ecossistema (seres vivos e condições ambientais) Biosfera (conjunto de ecossistemas da Terra) Observação: esse é apenas um roteiro de estudo, não se esqueça de utilizar sua apostila (teoria e atividade) para estudar.