PROMOTORES IMOBILIÁRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Total de municípios com registro de LTA e número de casos notificados da doença no Estado de Minas Gerais Em Minas Gerais, no período de 1988 a 1999, a.
Advertisements

Alguns elementos para reflexão:
O que é o Espaço Urbano?.
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
PROPOSTA DE INVESTIMENTO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
5 – Estudo do ITR.
6a. Série – UT 04.
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
OFICINA SOBRE IMPACTOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E URBANOS DAS ATIVIDADES PETROLÍFERAS E SEUS ROYALTIES. ( PPGSD ; LACTA/ UFF ) Mudanças no espaço urbano de.
A segregação socioespacial e a exclusão social
Geoprocessamento para Todos
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
Moradia, Segregação e Exclusão Espacial
Espaços Urbanos. Aulas 7 e 8. Maio 2013 A produção da cidade
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Os lugares que formam o mundo
“O novo espaço da produção globalizada”*
O novo rural e a regionalização do espaço brasileiro
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
Programas de regularização de assentamentos informais em áreas urbanas
Comportamento do Consumidor
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
O processo de urbanização cap. 27
Apresentação CAIXA.
Programas Sociais de Moradia Econômica
O Cooperativismo como Vantagem Competitiva: Uma análise entre as Sociedades Cooperativas e os Bancos Comerciais Ana Carolina Calegaro Lopes da Silva Ana.
MERCADO INFORMAL E O CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA
REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social Modelo de avaliação integrada de espaços e serviços coletivos.
GRUPO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E DINÂMICAS TERRITORIAIS
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Oficina: Palestrante: Aspectos técnicos da Planta de
Tipo do Imóvel: Terreno Área do Terreno: 3.525,00 m² Local: São Bento do Sul – SC.
BRASIL 2010 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA RENDA.
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
A economia Global.
Prof. Everton da Silva Correa
Histórico e Hierarquias urbanas
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Terras Alphaville Linhares
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
Perspectivas da Indústria Brasileira
P R O J E T O arquitetônico
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Direito á cidade e as lutas urbanas
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
Mapeamento das instalações esportivas da cidade do Rio de Janeiro.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Regionalização do território brasileiro
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Categorias específicas do Direito Urbanístico
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Turismo e produção do espaço urbano
Professora: Daniela de Souza
Construção dos Conhecimentos geourbanos Estudando o Espaço Urbano. 1ano B.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 1 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CAMPUS DE CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA/ CURSO: GEOGRAFIA BACHARELADO/ 2° PERÍODO.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
Transcrição da apresentação:

PROMOTORES IMOBILIÁRIOS UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA E BACHARELADO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA URBANA PROFESSOR MAURÍIO PAMPLONA PROMOTORES IMOBILIÁRIOS Jéssica Patel dos Passos Simone da Silva Carvalho Guilherme Teixeira de Souza Suzane da Costa Waschineweski Willian Carboni Viana

1- Introdução O espaço geográfico é o espaço construído pela ação humana, As atividades desenvolvidas pelo homem modificam, transforma o espaço geográfico. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

O espaço é o que se constrói Fonte:http://henriqvwgeo.blogspot.com

Objetivo O presente artigo tem como objetivo estudar a produção do espaço geográfico com a influência dos promotores imobiliários na produção do espaço urbano, na reprodução social e ainda Compreender como os promotores imobiliários transformam o espaço geográfico no município de Cocal do Sul, SC.

O setor imobiliário agente de transformação do espaço urbano: De acordo com Corrêa (1995), o espaço urbano é fragmentado, pois possui diferentes tipos de uso - áreas comerciais, industriais, residenciais ou de expansão urbana. No entanto, essas diversas áreas encontram-se articuladas através dos fluxos, ou seja, pela circulação de pessoas, de mercadorias, de investimentos ou de decisões.

O setor imobiliário define ações como a comercialização, financiamento de terrenos. Nesse sentido esse setor organiza o espaço de forma hierárquica, onde existem áreas mais valorizadas e áreas menos valorizadas, gerando uma segregação social. Estas forças de capital que ocupam a cidade e o campo estão constantemente em lutas, desenvolvendo a especulação sobre o uso do solo e seu valor de troca (SANTOS, 1988).

Os promotores querem lucro como resultado principal de sua ação, em um contexto de reprodução do espaço urbano, realizam estudos em determinados recortes visando descobrir as atividades econômicas que estão em expansão, (setores industriais, comerciais e de serviços) assim investem na publicidade, visando maiores lucros e menos riscos.

A propaganda, fator importante Fonte: www.google.com.br

Estudo de caso: O bairro Alfhavile residencial está localizado no município de Cocal do Sul, as margens da rodovia SC 446, km 10.

Imagem aérea parcial de Cocal do Sul, SC Fonte: Google earth, 2010.

r O bairro Alfhavile compreende a área delimitada em vermelho. Fonte: Google earth, 2010.

Principais dados:   Área total = 147.186, 23m² Área loteada (100%) = 139.336, 23m²  Área em lotes (64%) = 89.196, 21m² Área em ruas (21%) = 29.212, 96m² Área verde (15%) = 20.927, 06m²  136 lotes jáforam vendidos ainda há 60 lotes à venda, do quais    2 = 180.000 mil cada 10 = 80 mil cada 1 = 75 mil 5 = 70 mil cada 11 = 66 mil cada 16 = 50 mil cada 14 = 45 mil cada   1 - Somente será permitida a construção de casas de alvenaria com área mínima de 80 m2.

Instalação de um supermercado ao lado do bairro Alphaville Fonte: Willian Carboni Viana

Considerações finais Vista parcial de um das ruas do loteamento sendo lajotadas. Fonte: Willian Carboni Viana

Vista parcial da região nordeste do bairro Alphaville Fonte: Willian Carboni Viana

Imagem de um das casas já construídas no Bairro Alphaville Fonte: Willian Carboni Viana

Foto da coab

arredores

Considerações finais As atividades desenvolvidas pelo homem modificam, transforma o espaço geográfico, a partir do contexto de que o espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

O setor imobiliário é responsável por ações determinantes que irá resultar na mudança da paisagem, define ações como a comercialização, financiamento de terrenos, propiciando as construções. Esses promotores imobiliários também chamados de incorporadores são formados por agentes que realizam a incorporação, que compra o terreno e o detém financeiramente, define o preço e os vende. (SMOLKA, 1987,1989; RIBEIRO, 1997; MENDES, 2000).

A segregação espacial provocada por um condomínio de classe alta, pois coloca diferenças do bairro Alfhavile para com os outros bairros da cidade. Além de impor alguns critérios para a construção no local para assegurar casas de alvenaria com acima de 80m² para manter o padrão de classe media alta do bairro

O bairro enfatiza a diferença entre o “rico” e o “pobre”, em que se sente a necessidade de se agrupar em um determinado bairro quem tem maior poder de aquisição e em outros bairros distintos aqueles de menor influência aquisitiva. “A segregação por si só busca a tranquilidade e a segurança.”

Referencia CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 5. ed., 2002. GOMES, R. C. C.; SILVA, A. B.; SILVA, V. P. Política habitacional e urbanização no Brasil. Scripta. Nova. Barcelona: Universidad de Barcelona, vol. VII, n. 146 (083), 2003. SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. SMOLKA, M. O. O Capital Incorporador e seu Movimentos de Valorização. Cadernos do IPPUR UFRJ, Rio de Janeiro, 1 (3): 41-77, 1987. Imagens por Willian Carboni Viana.