PESQUISA. PESQUISA DA 12 ª SNM D ESTAQUES ADESÃO 39% De museus participantes da 12ª SNM em relação ao total de instituições museológicas mapeadas no.

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Transcrição da apresentação:

PESQUISA

PESQUISA DA 12 ª SNM D ESTAQUES

ADESÃO 39% De museus participantes da 12ª SNM em relação ao total de instituições museológicas mapeadas no Cadastro Nacional de Museus D ESTAQUES DA P ESQUISA DA 12 ª SNM

MAIOR PARTICIPAÇÃO museus municipais 38% museus privados 25%

D ESTAQUES DA P ESQUISA DA 12 ª SNM AUMENTO DE PÚBLICO 103% VISITAÇÃO NO PERÍODO DA 12ª SNM

D ESTAQUES DA P ESQUISA DA 12 ª SNM GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA 15% gasto da SNM em contratações de Recursos Humanos (1.149 empregos gerados na amostra)

PESQUISA DA 12 ª SNM D ADOS I NSTITUCIONAIS

GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA EstadoMapeados pelo CNM/IbramParticipantes da Semana Participantes em relação aos mapeados Respondentes da pesquisa Respondentes em relação aos participantes Acre (AC)249 38% 1 11% Alagoas (AL) % 10 50% Amapá (AP) % 4 33% Amazonas (AM) % 3 21% Bahia (BA) % 29 43% Ceará (CE) % 24 39% Distrito Federal (DF) % 11 48% Espírito Santo (ES) % 13 68% Goiás (GO) % 8 28% Maranhão (MA) % 11 58% Mato Grosso (MT) % 10 45% Mato Grosso do Sul (MS) % 4 19% Minas Gerais (MG) % 91 51% Pará (PA) % 8 38% Paraíba (PB) % 8 33% Paraná (PR) % 37 54% Pernambuco (PE) % 24 45% Piauí (PI) % 7 50% Rio de Janeiro (RJ) % 42 35% Rio Grande do Norte (RN) % 6 26% Rio Grande do Sul (RS) % 61 37% Rondônia (RO)199 47% 2 22% Roraima (RR)51 20% 1 100% Santa Catarina (SC) % 58 58% São Paulo (SP) % % Sergipe (SE) % 4 22% Tocantins (TO)126 50% 4 67% Total %58444%

DADOS INSTITUCIONAIS GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA

DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR UF (TOTAL DE MUSEUS PARTICIPANTES) EstadoFrequência% Acre (AC)90,68% Alagoas (AL)201,50% Amapá (AP)120,90% Amazonas (AM)141,05% Bahia (BA)675,03% Ceará (CE)624,66% Distrito Federal (DF)231,73% Espírito Santo (ES)191,43% Goiás (GO)292,18% Maranhão (MA)191,43% Mato Grosso (MT)221,65% Mato Grosso do Sul (MS)211,58% Minas Gerais (MG)17913,45% Pará (PA)211,58% Paraíba (PB)241,80% Paraná (PR)685,11% Pernambuco (PE)533,98% Piauí (PI)141,05% Rio de Janeiro (RJ)1198,94% Rio Grande do Norte (RN)231,73% Rio Grande do Sul (RS)16512,40% Rondônia (RO)90,68% Roraima (RR)10,08% Santa Catarina (SC)1007,51% São Paulo (SP)21416,08% Sergipe (SE)181,35% Tocantins (TO)60,45% Total1331

DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR UF (NA AMOSTRA DA PESQUISA) EstadoFrequência% Acre (AC)10,17% Alagoas (AL)101,71% Amapá (AP)40,68% Amazonas (AM)30,51% Bahia (BA)294,97% Ceará (CE)244,11% Distrito Federal (DF)111,88% Espírito Santo (ES)132,23% Goiás (GO)81,37% Maranhão (MA)111,88% Mato Grosso (MT)101,71% Mato Grosso do Sul (MS)40,68% Minas Gerais (MG)9115,58% Pará (PA)81,37% Paraíba (PB)81,37% Paraná (PR)376,34% Pernambuco (PE)244,11% Piauí (PI)71,20% Rio de Janeiro (RJ)427,19% Rio Grande do Norte (RN)61,03% Rio Grande do Sul (RS)6110,45% Rondônia (RO)20,34% Roraima (RR)10,17% Santa Catarina (SC)589,93% São Paulo (SP)10317,64% Sergipe (SE)40,68% Tocantins (TO)40,68% Total584

DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO (NO TOTAL DE MUSEUS PARTICIPANTES) Distribuição regional dos museus participantes Norte725,41% Nordeste30022,54% Centro-oeste957,14% Sul33325,02% Sudeste53139,89%

DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Distribuição regional da amostra Norte233,94% Nordeste12321,06% Centro-oeste335,65% Sul15626,71% Sudeste24942,64%

DADOS INSTITUCIONAIS – N ATUREZA ADMINISTRATIVA (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Público Municipal21937,50% Público Federal7412,67% Privado14825,34% Administração mista (parceria entre poder público, iniciativa privada e outros)447,53% Público Estadual9716,61% Não informado20,34%

DADOS INSTITUCIONAIS – TIPO DE INSTITUIÇÕES (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Qual é o seu tipo de instituição museológica? Aquário / Vivário20,34% Biblioteca71,20% Casa de Cultura183,08% Centro cultural386,51% Centro de ciência / Planetário71,20% Fundação Cultural142,40% Galeria de exposição (não comercial)40,68% Jardim Zoológico10,17% Jarim Botânico10,17% Memorial6310,79% Museu41971,75% Parque natural40,68% Pinacoteca30,51% Não informado30,51%

DADOS INSTITUCIONAIS – M USEUS POR TIPO DE ACERVO (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Em qual dessas tipologias a sua instituição melhor se enquadra? Museu Comuniário / Ecomuseu 16 2,74% Museu da Imagem e do Som / Novas tecnologias 11 1,88% Museu de Arte 53 9,08% Museu de Ciência e Tecnologia 32 5,48% Museu de Cultura Militar 8 1,37% Museu de História ,16% Museu Etnográfico / Arqueológico 24 4,11% Outros 55 9,42% Não informado ,77%

PESQUISA DA 12ª SNM ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO – CANAIS DE COMUNICAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) COMO AS INSTITUIÇÕES SOUBERAM DA 12ª SNM Como soube da 12ª Semana? Boletim eletrônico do Ibram Contato telefônico do Ibram Site do Ibram Ofício expedido pelo Ibram Contato realizado pelo Sistema Estadual de Museus Mídia (jornal, revista, TV) Redes sociais (twitter, facebook, youtube e etc.) Outros ,98%11,30%45,03%41,27%18,32%5,14%11,30%1,03%

ORGANIZAÇÃO – CANAIS DE COMUNICAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) Qual o canal de comunicação foi determinante para a sua participação na 12ª Semana Nacional de Museus? Boletim eletrônico do Ibram ,79% Ofício expedido pelo Ibram ,63% Site do Ibram ,77% Contato realizado pelo Sistema Estadual de Museus 39 6,68% Contato telefônico do Ibram 22 3,77% Redes sociais (twitter, facebook, youtube e etc.) 18 3,08% Mídia (jornal, revista, TV) 3 0,51% Não informado 22 3,77% O QUE FOI DETERMINANTE PARA A SUA PARTICIPAÇÃO NA 12ª SNM

ORGANIZAÇÃO – ATIVIDADES E TEMA (AMOSTRA DA PESQUISA)

ORGANIZAÇÃO – ATIVIDADES E TEMA (AMOSTRA DA PESQUISA)

ORGANIZAÇÃO – TEMA E TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO GUIA (AMOSTRA DA PESQUISA)

ORGANIZAÇÃO – DIFICULDADE DE ORGANIZAR A SEMANA E EFICÁCIA DO MATERIAL GRÁFICO (AMOSTRA DA PESQUISA)

ORGANIZAÇÃO – VERBA, PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) A INSTITUIÇÃO POSSUÍA RECURSOS NO SEU PLANEJAMENTO DESTINADOS À 12ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS? COMO A SUA INSTITUIÇÃO PROMOVE E DIVULGA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS?

PESQUISA DA 12 ª SNM B ENEFÍCIOS

Com relação ao período: 12ª SNM Mês AnteriorPosteriorAnterior +103%+75%+24,2% BENEFÍCIOS – P ÚBLICO (A MOSTRA DA P ESQUISA )

BENEFÍCIOS – PARTICIPAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) ESCOLHA 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM PARTICIPAR DA SNM PARA A SUA INSTITUIÇÃO

ESCOLHA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM TER A SUA INSTITUIÇÃO E SUAS ATIVIDADES NO GUIA DE PROGRAMAÇÃO IMPRESSO DA SNM: BENEFÍCIOS – GUIA DA PROGRAMAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

PESQUISA DA 12ª SNM DADOS ECONÔMICOS

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) A instituição efetuou gastos estruturais nos últimos doze meses (junho de 2013 a maio 2014)? Sim ,64% Não ,81% Não informado 85 14,55%

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) Quais foram os gastos estruturais efetuados pela sua instituição nos últimos doze meses (junho de 2013 a maio 2014)? Nº de empresas ou indivíduos contratados (as) Custo total das contratações de empresas (R$) Nº de indivíduos contratados (sem vínculo com empresa) Custo total das contratações de indivíduos (R$) Construção de novo espaço14R$ R$ Reforma / Ampliação / Melhoria58R$ R$ Restauração da edificação12R$ R$ Sinalização (interna e externa)16R$ R$ Restauração / Conservação do acervo18R$ R$ Acessibilidade à portadores de necessidades especiais9R$ R$ Total127R$ R$

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) 38. A instituição efetuou gastos estruturais em função da 12ª Semana Nacional de Museus? Sim 21 3,60% Não ,51% Não informado 87 14,90%

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) 39. Quais foram os gastos estruturais efetuados pela sua instituição em função da 12ª Semana Nacional de Museus? Nº de empresas ou indivíduos contratados (as) Custo total das contratações de empresas (R$) Nº de indivíduos contratados (sem vínculo com empresa) Custo total das contratações de indivíduos (R$) Construção de novo espaço1R$ R$ 1 Reforma / Ampliação / Melhoria11R$ R$ Restauração da edificação1R$ 00 Sinalização (interna e externa)6R$ R$ Restauração / Conservação do acervo1R$ 5304 Acessibilidade à portadores de necessidades especiais1R$ 3202R$ Total21R$ R$

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA) A instituição efetuou gastos com serviços específicos (locação de espaço físico ou de equipamento, alimentação/buffet, montagem de exposições, estrutura temporária, transporte) para o evento? Sim ,69% Não ,41% Não informado 87 14,90%

G ASTOS COM SERVIÇOS ESPECÍFICOS PARA A 12 ª SNM DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA) Tipo de ServiçoNº de empresas ou indivíduos contratados (as)Custo (R$) Locação de espaço físico10R$ Locação de equipamento48R$ Alimentação / Buffet12.190R$ Montagem de exposições883R$ Estruturas para o evento60R$ Transporte106R$ Total13.297R$

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

R ECURSOS HUMANOS CONTRATADOS E V OLUNTÁRIOS DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA) Recursos Humanos ContratadosCusto (R$)Voluntários Monitor 153R$ Curador 22R$ Museólogo 18R$ Palestrante 101R$ Educador 141R$ Ator 60R$ Cantor 33R$ Músico 261R$ Iluminador 9R$ Recepcionista 35R$ Eletricista 14R$ Montador de exposição 82R$ Serviços gerais 52R$ Promotor de eventos ou similar 23R$ Assessor de imprensa 25R$ Outros 120R$ Total1.149R$

DADOS ECONÔMICOS – RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) Quais foram os canais de comunicação utilizados pela sua instituição na divulgação da 12ª Semana Nacional de Museus? Qtdade de apariçõesCusto (R$) Rádio 3.056R$ Jornal 2.331R$ TV 1.373R$ Sites 3.674R$ 130 Redes sociais (twitter, facebook, youtube e etc.) R$ 210 Total86.855R$ 9.293

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA) Houve produção de material gráfico (folder, cartaz, jornal/boletim informativo, banner, convite, filipeta, outros) além do fornecido pelo Ibram? Sim ,80% Não ,18% Não informado 41 7,02%

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA) Tipo de MaterialQtdade de material produzidoCusto (R$) Folder R$ Cartaz 3.937R$ Jornal / Boletim informativo 7.668R$ 25 Banner 363R$ Convite R$ Filipeta R$ Outros R$ Total R$

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – CAPTAÇÃO E ARRECADAÇÃO DE RECURSOS (AMOSTRA DA PESQUISA) A instituição obteve arrecadação (ingressos, loja, serviços, lanchonete/restaurante, outros) ao longo da 12ª Semana Nacional de Museus (12/05 a 18/05)? Sim 34 5,82% Não ,25% Não informado 58 9,93%

DADOS ECONÔMICOS – CAPTAÇÃO E ARRECADAÇÃO DE RECURSOS (AMOSTRA DA PESQUISA) Recursos e Arrecadação Recursos Patrocínio R$ R$ Incentivo Federal R$ Incentivo Estadual R$ Incentivo Municipal R$ Doação R$ Arrecadação Ingressos R$ R$ Loja R$ Serviços (monitores, guias impressos, audioguias) R$ 54 Lanchonete / Restaurante R$ Outros R$ TotalR$

DADOS ECONÔMICOS – PARCERIAS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – TOTAL DE GASTOS COM A 12ª SNM (AMOSTRA DA PESQUISA) Total de gastos da 12ª Semana DivulgaçãoR$ ,07% PublicidadeR$ ,50% Gastos Estruturais em função da 12ª SemanaR$ ,81% Recursos Humanos ContratadosR$ ,22% Gastos totais com serviços específicos para o eventoR$ ,40% TotalR$ ,00%

DADOS ECONÔMICOS – TOTAL DE GASTOS COM A 12ª SNM (AMOSTRA DA PESQUISA)

R ESULTADO F INAL DA 12 ª SNM (A MOSTRA DA P ESQUISA ) Total de gastosR$ Investimentos (reformas, ampliação, manutenção do edifício, sinalização e acessibilidade) R$ Serviços específicos para o evento (locação de espaço e equipamento, estrutura, buffet, montagem de exposição, transporte) R$ Recursos Humanos R$ Divulgação R$ Publicidade R$ Total de receitaR$ Recursos (anteriores ao evento: patrocínio, recursos públicos, doações) R$ Arrecadação (ingressos, loja, serviços, restaurante e outros) R$ Empregos gerados1.149 Voluntários mobilizados2.986 Crescimento do público (12ª Semana x semana anterior)103% Crescimento do público (mês 12ª Semana x mês anterior)24,2%

C ONTATOS Instituto Brasileiro de Museus – Ibram Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus – DDFEM Coordenação de Estudos Sócioeconômicos e Sustentabilidade – CESES Edifício CNC III Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – 14° andar Brasília-DF Tel: (61) Coordenador: Marco Estevão de Mesquita Vieira Chefe de Divisão: Renata Passos da Silva Equipe Técnica: Luís Augusto Aquino Priscila Borges Priscila Queiroz Simões Estagiário: Daniel Rivas Paredes