CC8 Comunicação e colaboração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Fazenda - MF
Advertisements

Visão Global do Projecto
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Fundamentação Teórica
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Web: criação de páginas
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Segurança na Internet.
2. As Funcionalidades O Correio Electrónico
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
As vantagens da internet
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
ALEXANDRA ALINE VERA.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
WEBCASTS EDUCAÇÃO 2012 Bem-Vindos ao Ciclo Webcasts Educação 2012! Ainda não estamos a transmitir. A sessão tem início às 18h00.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Moodle.
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Conceitos essenciais.
Ferramentas de comunicação
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Ferramentas de comunicação
Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.
Correio eletrónico.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Subdomínios de desenvolvimento
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Moodle : utilização no Grupo de Investigação ATMS.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
PLANO DE NEGÓCIOS.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Transcrição da apresentação:

CC8 Comunicação e colaboração Olá! Vou ensinar-te os seguintes conceitos: Plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem Ferramentas web 2.0 Plataformas de aprendizagem TecnIC 7.º/8.º anos

Ferramentas web 2.0 Com a constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, recorre-se cada vez mais à internet para partilhar informações e conhecimentos. Existem várias ferramentas online que facilitam a partilha de informação entre os vários utilizadores,, de forma interativa e colaborativa. TecnIC 7.º/8.º anos

Ferramentas web 2.0 Fornecem diferentes tipos de espaços de aprendizagem em que se privilegia a construção do conhecimento. Têm como conceito a «web como plataforma» e permitem a: partilha e reutilização da informação; inserção de imagens, vídeos, comentários de posts, entre outros, como forma de complementar essa informação; substituição de aplicações do ambiente de trabalho. TecnIC 7.º/8.º anos

Ferramentas web 2.0 Exemplos de ferramentas presentes nos sítios da web 2.0: Blogues (ex.: Blogger da Google). Wikis (ex.: MediaWiki da Wikipédia). Micro-blogging (ex.: Twitter). Redes sociais (ex.: Facebook). VoIP (ex.: Skype). TecnIC 7.º/8.º anos

Plataformas de aprendizagem As plataformas de aprendizagem online são ambientes virtuais muito úteis para a promoção da aprendizagem, permitindo o seu planeamento, implementação e avaliação. TecnIC 7.º/8.º anos

Plataformas de aprendizagem Funcionalidades: Armazenamento, distribuição e gestão de conteúdos de aprendizagem, de forma progressiva e interativa. Registo, relato e avaliação das atividades. Criação e utilização de wikis, glossários, fóruns, chats e mensagens de correio eletrónico. TecnIC 7.º/8.º anos

Plataformas de aprendizagem Exemplos: Edsby: Mistura redes sociais seguras com gestão de conteúdos de aprendizagem. Permite que os conteúdos sejam acedidos a partir de smartphones ou tablets. À semelhança desta plataforma, existe, também, a Schoology. Glogster EDU: Permite criar facilmente cartazes virtuais (glogs), combinando elementos multimédia. TecnIC 7.º/8.º anos

Plataformas de aprendizagem Exemplos: Moodle: Permite criar sítios de aprendizagem online dinâmicos, de grande qualidade, de fácil utilização e interativos.   Ao utilizar as diversas ferramentas do Moodle, passa-se a construir o seu próprio saber, num trabalho interativo e colaborativo. TecnIC 7.º/8.º anos

Plataformas de aprendizagem Regras de netiqueta: Não utilizar uma linguagem agressiva ou desrespeitosa. Utilizar linguagem correta a nível ortográfico e gramatical. Não utilizar palavras em maiúsculas nas mensagens. As mensagens devem ser curtas, claras e objetivas. Não usar em excesso recursos de formatação de texto, bem como emoticons. TecnIC 7.º/8.º anos

Plataformas de aprendizagem Regras de netiqueta: Fazer sempre referência às fontes de onde foram extraídas as citações. Não publicar mensagens que não digam respeito ao assunto em discussão. Tentar responder às mensagens o mais rápido possível. Não sair do chat ou do mensageiro instantâneo sem se despedir dos outros participantes. Denunciar as mensagens que violem as regras de conduta. TecnIC 7.º/8.º anos

Plataformas de aprendizagem Cuidados a ter: Respeitar a propriedade intelectual e os direitos de autor. Estar atento a possíveis violações de palavras-passe, fraudes, montagens de fotografias, distorção do conteúdo de mensagens, perseguição, assédio, etc. TecnIC 7.º/8.º anos