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PublicouGeovane Texeira Alterado mais de 9 anos atrás
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Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia Aplicações Informáticas
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CHAT As ferramentas de comunicação síncrona mais utilizadas no âmbito do e-learning são seguramente as conferências baseadas em texto, comummente designadas por chats
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Potenciais Vantagens Sentido de proximidade e presença; Estímulo de contactar com outros em tempo real; Permite o contacto direto e imediato com o formador;
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Potenciais Vantagens (cont) Permite o contacto direto entre dois ou mais formandos Promove a espontaneidade, que pode ser fundamental em determinadas circunstâncias Simula o ambiente de sala de aula, que será familiar para a maioria dos formandos
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Limitações Os chats são extremamente penalizadores para pessoas com menor capacidade de expressão escrita, ou com pouca destreza na utilização de teclados A obrigatoriedade de estar online num determinado momento pode constituir uma dificuldade para muitos formandos
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O decurso da conversa pode facilmente tornar-se caótico: ▫Múltiplos assuntos discutidos em simultâneo; ▫Perguntas que ficam sem resposta, ▫Comentários ou respostas que perderam o sentido; Limitações (cont.)
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Aspetos a Considerar O planeamento, preparação e anúncio prévio das sessões de chat. Definir claramente os objetivos, formato/tipo das sessões, duração, tópicos e regras de funcionamento A elaboração de um documento, que deve ser tão curto quanto possível, com instruções sobre a utilização do chat
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Antes da primeira sessão de chat, seja dada oportunidade e estímulo aos formandos para contactarem com o sistema que irão ser usados durante o curso; Considerar previamente a forma como se fará a moderação. Aspetos a Considerar (cont.)
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Nas sessões de chat a função de moderação tem duas vertentes Intelectual – ou seja, de intervenção, fornecendo informação e opinião própria Organizativa e de suporte – ou seja encarregando-se de registar ou controlar
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Dicas para a utilização do chat em e- learning Planear e preparar cuidadosamente as sessões - definir os objetivos; Anunciar/agendar a sessão de chat; Definir as regras de utilização e participação; Limitar a duração das sessões;
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Limitar o número de utilizadores; Respeitar os horários definidos; Manter o chat dentro do tópico definido; Disponibilizar transcrição da sessão. Dicas para a utilização do chat em e- learning (cont.)
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De que modo usar o chat no contexto do e-learning Discussão de textos; Apresentação de trabalhos; Sessões de brainstorming; Role playing; Sessão com especialista convidado;
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Sessões de dúvidas e perguntas Horário de atendimento virtual Trabalho em grupo Encerramento de módulos ou cursos De que modo usar o chat no contexto do e-learning
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