Vanguardas artísticas europeias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

VANGUARDAS EUROPÉIAS Profº Franklis Leal.
REVISÃO DE CONCEITOS E VANGUARDAS
Vanguardas e Modernismo
Características gerais da literatura modernista:
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
PRÉ-MODERNISMO.
A literatura e a pintura cubista e impressionista
Literatura Prof. Henrique
MARCEL DUCHAMP Fonte, 1917 ready-made, urinol invertido altura 60 cm
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Fauvismo.
Fernando Pessoa.
VANGUARDAS.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
FUTURISMO Alanna Ivone Géssica.
Primeiros anos do século XX
Ana Laura Camila Fernando M. Leonardo Matheus W.
PORTUGAL - MODERNISMO ( )
Álvaro de Campos.
The Persistence of Memory
Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
As vanguardas Européias
Vanguardas europeias A palavra vanguarda, ao pé da letra, significa o que está na expectativa, o que está aguardando alguma coisa ou acontecimento. Utilizamos.
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS - “ISMOS” -
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo
A Arte no Início do Século XX
VANGUARDA EUROPEIA Mudança de século :
Profª vera cézar – bios juazeiro
VANGUARDAS EUROPEIAS.
VANGUARDAS EUROPEIAS MODERNISMO.
“A ÚLTIMA CEIA” Salvador Dali
Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Dadaísmo.
Filippo Tommaso Marinetti - líder
DADAÍSMO Líder - Tristan Tzara (romeno)
Literatura Pré-modernismo.
EXPRESSIONISMO.
Dada.
Modernismo Brasileiro
Movimentos modernos.
Alexandre Anderson Bernardo Filipi José Tiago
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
PRIMEIRA METADE DO SÉCULOXX
“DADAÍSMO” Panorama histórico das artes no período dadaísta e acontecimentos históricos e estéticos que impulsionaram o movimento artístico.
DADAÍSMO Duchamp.
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
A vanguarda europeia Língua Portuguesa e Literatura
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
Literatura As Vanguardas Europeias
VANGUARDAS EUROPEIAS Breve resumo.... Definição As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os.
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
PRESENTATION NAME Company Name. FUTURISMO Um movimento que exalta fervorosamente toda inovação tecnológica – automóvel e velocidade. Prega uma poesia.
Arte Arte.  “ O PINTOR QUE PINTA SÓ O QUE VÊ É UM IDIOTA “  ( Duchamp)
 Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”,  Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.  Exalta a vida moderna.  Culto da máquina.
TEATRO SURREALISTA Cena do filme: Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.
Transcrição da apresentação:

Vanguardas artísticas europeias Início do séc. XX

Vanguarda Do francês avant-garde = proteção frontal- em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que está à frente.

Entre os inúmeros movimentos inovadores, surgidos nas primeiras décadas do século XX , e que contribuíram decisivamente para a constituição da chamada modernidade artística , devemos destacar 5: FUTURISMO CUBISMO DADAÍSMO SURREALISMO EXPRESSIONISMO

FUTURISMO Fundador- Filippo Marinetti ( 1876-1944 )

Futurismo - características Destruição do passado, museus...; O emprego dos verbos no infinitivo, com vistas à substantivação da linguagem; Abolição dos adjetivos e dos advérbios; O emprego do substantivo duplo (praça-funil, mulher-golfo) em lugar do substantivo acompanhado de adjetivo; Abolição da pontuação que seria substituída por sinais da Matemática ( + , - , : , = , < , > ); Exalta a revolta, a violência, a guerra, a bofetada e o soco; Idealiza a máquina, a velocidade, o progresso; Menosprezo à mulher. Na pintura , os quadros deveriam lembrar movimento e as máquinas. PALAVRAS-CHAVE= MÁQUINA, AUTOMÓVEL, FÁBRICA, VOLÊNCIA, ÓDIO, REVOLTA

Na Literatura – trecho de Ode Triunfal, de Álvaro de Campos À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica   Tenho febre e escrevo.   Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,   Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!   Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!   Em fúria fora e dentro de mim,   Por todos os meus nervos dissecados fora,   Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!   Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,   De vos ouvir demasiadamente de perto,   E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso   De expressão de todas as minhas sensações,   Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

CUBISMO O maior expoente- Pablo Picasso ( 1881- 1973 )

CUBISMO- características Geometrização das formas e volumes; Renúncia à perspectiva; A fusão de planos temporais e espaciais distintos, a mistura de planos, como se o observador pudesse observar o objeto de vários ângulos simultaneamente; Representação do volume colorido sobre superfícies planas; Sensação de pintura escultórica; Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave. PALAVRAS-CHAVE= GEOMETRIA, FLASHES.PERSPECTIVA FRAGMENTADA NA LITERATURA: linguagem telegráfica; flashes; Textos desenhados.

Na Literatura –texto de Oswald de Andrade –flashes, linguagem telegráfica INFÂNCIA  O camisolão O jarro O passarinho O oceano A visita na casa que a gente sentava no sofá

Dadaísmo Criador ( entre outros )- Tristan Tzara

Dadaísmo MAS O QUE SIGNIFICA “DADÁ”? Segundo Tristan Tzara, não significa nada. “Encontrei o nome casualmente ao meter uma espátula num tomo fechado do Petit Larrouse e lendo logo, ao abrir-se o livro, a primeira linha me saltou à vista: DADÁ.” (Tristan Tzara) Criado a partir de um clima de instabilidade, medo e revolta provocado pela guerra, o movimento dadá pretendia ser uma resposta à nítida decadência da civilização representada pelo conflito. Daí provém a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos e manifestações dadaístas. O Dadaísmo foi um movimento originado em 1915, em plena 1ª Guerra Mundial, em Zurique (cidade que  conservou-se neutra com relação à guerra); O movimento, que negava todas as tradições sociais e artísticas, tinha como base um anarquismo niilista e o slogan de Bakunin: “a destruição também é criação“; O acaso era extremamente valorizado pelos dadaístas, bem como o absurdo. Tinham tendências claramente antirracionais e irônicas.

Arte dadaísta

Na literatura Receita para fazer um poema Dadaísta Tristan Tzara Pegue um jornal. Pegue uma tesoura. Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pensa dar ao seu poema. Recorte o artigo. Depois, recorte cuidadosamente todas as palavras que formam o artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Seguidamente, tire os recortes um por um. Copie conscienciosamente pela ordem em que saem do saco. O poema será parecido consigo. E pronto: será um escritor infinitamente original e duma adorável sensibilidade, embora incompreendido pelo vulgo.

Ainda na Literatura Na literatura, o Dadaísmo caracteriza-se pela agressividade, pela improvisação, pela desordem, pela rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio, pela livre associação de palavras (técnica da escrita automática, que seria mais tarde aproveitada pelo Surrealismo) e pela invenção de palavras com base na exploração apenas de seu significante. Um exemplo dessas propostas é o poema fonético 'Die Schlacht' (A batalha), de Ludwig Kassak. Berr... bum, bumbum, bum... Ssi... bum, papapa bum, bumm Zazzau... Dum, bum, bumbumbum Prä, prä, prä... ra, hä-hä, aa... Hahol... No Brasil , não existiu nenhuma manifestação artística considerável dos dadaístas, nem no campo da Literatura, nem no campo das demais artes.

SURREALISMO Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o Surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista do poeta André Breton. Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica. Adere a filosofia de Sigmund Freud. Expressa o interior humano investigando o inconsciente.

Surrealismo Freud, na psicanálise, e Bergson, na filosofia, já haviam destacado a importância do mundo interior do ser humano. Encaravam o inconsciente, o subconsciente e a intuição, como fontes inesgotáveis e superiores de conhecimento do homem, pondo assim em segundo plano o pensamento sensível, racional e consciente, ou seja, por na tela ou no papel os desejos interiores profundos, sem se importar com a incoerência, significados, adequação, etc. Na literatura esse princípio recebeu o nome de “escrita automática”. A outra linha de atuação surrealista, a onírica, busca a transposição do universo dos sonhos para o plano artístico. O sonho, segundo Freud, é a manifestação das zonas ocultas da mente: o inconsciente e o subconsciente. Os surrealistas pretendiam criar uma arte livre da razão, que correspondesse à transferência direta das imagens artísticas do inconsciente para o papel, como se o escritor estivesse sonhando acordado. Isso também aconteceu no cinema, principalmente com Luís Bruñuel. PALAVRAS-CHAVE= sonho, inconsciente, psicologia, insólito, psicanálise

Surrealismo na pintura- Salvador Dali

Expressionismo Movimento no qual seus artistas procuravam expressar seus sentimentos e fortes emoções Não tinham preocupação com a beleza Revelavam um lado pessimista da vida e enfocavam problemas sociais. Utilizavam formas exageradas e deformação da realidade Apreciavam cores muito fortes e linhas simplificadas Predomínio dos valores emocionais sobre os intelectuais A forma dos objetos apresenta uma acentuação de linhas e contornos Às vezes levava a uma visão totalmente pessoal e agressiva da realidade ELEMENTOS-CHAVE= caricatura, exagero, cores fortes, deformação, o feio, comparação do homem com animal

Expressionismo – O grito, de Edvard Munch “Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a vedação – havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fiorde e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza”. Comentário de Munch sobre a concepção da tela “O grito”, de 1893).)

Anita Malfatti

Cândido Portinari

Tarsila do Amaral

Expressionismo na Literatura Fim do Mundo O chapéu do burguês está voando de sua aguda cabeça, Em todos os ares está ecoando a gritaria. Os telhados estão caindo e despedaçando-se, e no litoral – lê-se – está subindo a preamar: A tempestade aí está, os mares selvagens saltam Para a terra, para destroçar os grossos diques. [...]                    (Hoddis, Jakob van. In: Demokrat, 1911.) Fonte: www.ricardosergio.net