I Workshop de Computação de Alto Desempenho Ilhéus, 28 de novembro de 2008 Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Simulação de Sistemas Antonio J. Netto AULA1.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRADA
Metodologia Científica e Tecnológica
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Proposta de Desenvolvimento de Projetos
Bacharelado em Sistemas de Informação
Tecnologia aliada ao Empreendedorismo
1 Data Integration in a Bandwidth-Rich World Ian Foster and Robert L. Grossman Universidade Federal Fluminense Doutorado em Computação – Engenharia de.
Curso de Engenharia de Computação
Maratona de Programação
Secretaria da Saúde Superintendência de Recursos Humanos
Projeto Bahia Rodovias e Ferrovias Parcerias Público-Privadas
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
Experiments with Strassen’s Algorithm: from sequential to parallel
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
EMBRAPA _ Foco: Dados  Conhecimento
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho
O foco da Engenharia de Computação
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
Talentos para Inovação
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
Linhas de Pesquisas Científicas Desenvolvidas no IFBA
Sistema de Mapeamento de Competências
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
Acompanhamento dos Projetos da Rede Norte-Nordeste
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1 My GRID: Bio-informática personalizada em uma grade de informação. Francisco Silva
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
WS Final Resultados e Recomendações
Implantação do teste rápido do HIV/Sífilis na Atenção Básica
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Química Curso de Licenciatura em Química Disciplina:
Francisco Gerlandio de Sena Histórico  LPEM criado em projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Tecnologias de Comando Numérico
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Sistemas Distribuidos
Alinhamentos Múltiplos
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
A UTOPIA...NA EDUCAÇÃO “ A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, e ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez.
AVALIAÇÃO TETO TRS ESTADO DA BAHIA PERÍODO AVALIADO: SETEMBRO/2014 A FEVEREIRO/2015 ABRIL/2015.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Transcrição da apresentação:

I Workshop de Computação de Alto Desempenho Ilhéus, 28 de novembro de 2008 Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia

CEFET-BA Instituição Federal com foco em Educação Tecnológica, Profissionalizante e no Ensino Superior. Vinculada ao Ministério da Educação Estrutura multi-campi - unidades de ensino em regiões estratégicas do Estado da Bahia. Salvador * Barreiras * Camaçari * Eunápolis * Porto Seguro * Santo Amaro * Simões Filho Valença * Vitória da Conquista* Bom Jesus da Lapa Feira de Santana Irecê Ilhéus Jacobina Jequié Seabra Paulo Afonso

Unidades de Ensino –Salvador (Sede)‏ –Simões Filho (Unidade Avançada)‏

UNEDs – Unidades Descentralizadas Barreiras Eunápolis Valença Vitória da Conquista

Principais Atividades Ensino –Médio –Profissional –Superior –Pós-Graduação Pesquisa e Extensão –Cursos –Consultorias –Convênios e Parcerias –Desenvolvimento de Produtos

Pesquisa e Extensão Áreas de Competência –Tecnologia de Informação Grupo de Pesquisa “Guarda-Chuva” e incipiente:Grupo de Pesquisa “Guarda-Chuva” e incipiente: –16 pesquisadores (maioria em capacitação)‏ –06 alunos de iniciação científica Linhas de PesquisaLinhas de Pesquisa –Grid Computing; –Desenvolvimento de sistema computacional para supervisão e diagnóstico da qualidade de energia; –Banco de Dados; –Gestão de Conhecimento; –TV Digital; –Cooperação com o Laboratório de Biofísica Computacional e com o Grupo de Pesquisa de Sinais e Sistemas.

Pesquisa e Extensão Áreas de Competência –Sinais e Sistemas PesquisadoresPesquisadores –02 Doutores –03 Mestres Linhas de PesquisaLinhas de Pesquisa –Processamento digital de sinais; –Estudo e diagnóstico da qualidade de energia; –Protótipo de Nobreak 3KVA Microprocessado; –Fotônica –Controle e Automação

Pesquisa e Extensão Áreas de Competência –Biofísica Computacional PesquisadorPesquisador –1 Doutor –2 Doutorandos –Alunos de Iniciação Científica Linhas de PesquisaLinhas de Pesquisa –Modelagem, análise e simulação de sistemas biológicos –Modelagem de macro-moléculas biológicas

Biofísica computacional Simulação de Fenômenos Biofísicos –Estudos sobre a dinâmica e estabilidade de biomembranas e de filmes líquidos finos de interesse biológico. –Modelagem molecular de enzimas envolvidas na produção biogênica de gás sulfídrico por Bactérias Redutoras de Sulfato e de sistemas envolvidos na biossulfetogênse e na recuperação avançada de petróleo (problema da produção de sulfato de enxofre nos campos de petróleo).

Biofísica computacional Simulação de Fenômenos Biofísicos –Modelagem molecular da ATP sulfurilase (desintoxicação da torta da mamona). –Estudo da estrutura da ATPS via dinâmica molecular. –A modelagem de macromoléculas biológicas tem sido desenvolvida através de técnicas da Dinâmica Molecular Clássica e de cálculos ab initio para parametrização do campo de forças clássico.

Biofísica computacional Modelagem e Simulação –Proteínas modeladas por meio de uma base de dados denominada PDB. –Uso de softwares de modelagem e simulação por meio do GROMACS. –Tempo médio de simulação de um evento biofísico de 30s em um único nó: 15 dias

Modelagem Molecular e Métodos Computacionais Descrição e previsão de estruturas moleculares, propriedades e equilíbrio das reações, através da química computacional e técnicas de visualização gráfica, visando fornecer uma representação tridimensional, sob um dado conjunto de circunstâncias.

Métodos Minimização de energia das moléculas; Análise comformacional; Simulação da dinâmica molecular;

Processo Seleção do modelo (Protein Data Bank (PDB), Dundee PRODRG Server); Execução de cálculos (Método Ab Initio, Semi- Empírico, Mecânica Molecular); Análise dos resultados;

Suporte Computacional Tamanho do sistema a ser estudado em termos do número de átomos na molécula (Lei de Amdahl); O custo computacional varia de acordo com o hardware disponível para executar os cálculos; Uso de softwares de modelagem molecular (Gaussian, Gamess, GROMACS) ‏

Biofísica computacional Infra-Estrutura –6 máquinas Linux em um cluster Beowulf –Uso de biblioteca MPI –Necessidade de integrar a grades computacionais para aumentar a capacidade de processamento!

Biofísica computacional Pesquisa computacional –Adaptação do formato PDB para XML, já em andamento, 70% terminado –Criação de uma base de dados XML com as informações sobre as proteínas analisadas no LABIC e processamento da mesma em um cluster/grade de dados - Desenvolvimento da ferramenta Odara-X para indicação e definição do esquema de fragmentação, já em andamento, 60% terminada

Biofísica computacional Pesquisa computacional –Análise de similaridas no formato PDB –Extração de características por meio de redes neurais, rodando no cluster;

Estudo de algoritmos de auto-organização de dados; Estudo da estrutura de representação de dados do PBD (Protein Data Bank); Desenvolvimento de algoritmos de rede neural baseado em auto-organização (Mapa de Kohonen); Estudo de problemas de homologia de estruturas associados a projetos do Labic (Laboratório de Bio-física Computacional); Determinação de homologias de estruturas protéicas do PDB através dos algoritmos desenvolvidos.

O PDB (Protein Data Bank) é um portal de informações para estruturas biológicas e fornece uma variedade de ferramentas e recursos para o estudo destas estruturas. Dentro do PDB, estão catalogadas estruturas como proteínas, ácidos nucléicos e complexos de proteínas, que representam cerca de 99,9% das estruturas cadastradas.

As proteínas no PDB possuem códigos que contém um número e três letras e cada macromolécula possui sua seqüência de nucleotídios e aminoácidos em formato fasta. Exemplo de um arquivo fasta: 2AAI: CADEIA B 2AAI: CADEIA A advcmdpepivrivgrnglcvdvrdgrfhngnaiqlwpcksntdan... ifpkqypiinfttagatvqsytnfiravrgrlttgadvrheipvlpnrvglpi...

Representação dos dados

. 2AAI - CRYSTALLOGRAPHIC REFINEMENT OF RICIN TO 2.5 ANGSTROMS Arquivo Fasta Proteína Utilizada Como Padrão 2AAICADEIA B advcmdpepivrivgrnglcvdvrdgrfhngnaiqlwpcksntd... 2AAICADEIA A Ifpkqypiinfttagatvqsytnfiravrgrlttgadvrheipvlpnr v...

PROTEÍNAARQUIVO FASTA Proteína 1(2AAI)‏ ifpkqypiinfttagatvqsytnfiravrgra… Proteína 2 myavatwlcfgstsgwsftlednnifpkq … Proteína 3 advcmdpepivrivgrnglcvdvrdgrf… Proteína 4 advcmdpepivrivgrnglcvdvrdgrf... Proteína 5 advcmdpepivrivgrnglcvdvrdna... Proteína 6 fghngnaiqlwpcksntdanqlwtlkrd... Proteína 7 Ifpkqypiinfttadatvesytnfiravrsh... Proteína 26 ddgtctpseptvwivglnglcvdvrhgk…

[4 4]

Perspectivas Aumento da capacidade de infra-estrutura Integração de cluster MPI a outros via grades computacionais Contatos: Allan Santos – Elias Ramos – Pablo Florentino –