Alta Idade Média Cap. 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
Advertisements

IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
ISLAMISMO.
A Civilização Árabe.
FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Idade Média.
Idade Média Aula 5 Prof. Julio Cezar.
Feudalismo Unidade 7 - HG.
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
A Formação da Europa Feudal
IDADE MEDIA * ORIGENS: * CARACTERÍSTICAS: O retorno ao campo
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Feudalismo.
Idade Média.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
Europa Medieval: O Feudalismo
A Arábia e os árabes A península Arábica:
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
MUÇULMANOS.
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O FEUDALISMO.
Feudalismo 02/04/2017.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
REINO FRANCO/IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Conceito de Idade Média
Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
FEUDALISMO Profº Paulo Henrique.
Início do feudalismo.
FEUDALISMO: Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (séc. V ao XV) e que baseava- se em relações servis de produção.
PhotoDisc/Royalty Free
HISTÓRIA idade média feudalismo
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
FEUDALISMO FEUDO.
H-1 Aula 11: O Sistema Feudal Prof.: Fernando Gondim.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Povos Bárbaros Prof. Claudio
NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
Aula 10 Civilização Islâmica
Feudalismo.
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
Prof. Waldejares - História Geral
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
Idade Média Bárbaros e feudalismo.
A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade.
IDADE MÉDIA IDADE MÉDIA ANTIGUIDADE ALTA: SEC. V AO X
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Idade Média Alta Idade Média.
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
JAILSON COSTA Dialogar e estudar sobre a construção da sociedade moderna: transição do feudalismo para o capitalismo.
Atividades de História
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
IDADE MÉDIA Prof. Iair ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes.
Transcrição da apresentação:

Alta Idade Média Cap. 1

A Sociedade Feudal: as bases do sistema feudal. O Feudalismo vem da fusão de duas culturas: a Germânica e a Romana. O elemento principal da cultura Germânica era o Comitatus (susserania e vassalagem) , de onde surge a vassalagem. O elemento principal da cultura Romana era o Colonato (servilismo).

Troca de Terra por PRODUÇÃO e PROTEÇÃO!!! Colonato Romano Junta tudo Comitatus Germânico Troca de Terra por PRODUÇÃO e PROTEÇÃO!!!

Características do feudalismo - agrária e rural. - autossuficiente. - feudo: unidade de produção - propriedade feudal ou senhorial. - pouco uso de moeda. - comércio reduzido  localizado. - baixo nível técnico. - sistema trienal de rotação de culturas: preservação do solo.

ECONOMIA FEUDAL

SOCIEDADE A sociedade feudal baseava-se na existência de dois grupos sociais – senhores e servos -, podendo ser caracterizada como estamental, na medida em que as categorias eram claramente definidas e não era comum qualquer tipo de mobilidade. A estrutura básica da sociedade feudal correspondia a uma ordenação na qual privilégios e obrigações se completavam.

-Obrigações servis: Corvéia = Consistia em trabalhar cerca de 3 dias por semana no manso senhorial. Talha = Imposto que correspondia a uma parte de tudo o que os servos produziam no manso servil. Banalidades = taxas pagas pelo uso das instalações do feudo, tais como celeiro, moinho, forno. Tostão de Pedro (Dízimo) : pagamento feito para a Igreja, correspondente à décima parte da produção agrícola, utilizado para a manutenção da capela local. Entretanto, muitas vezes era recolhido e embolsado pelo senhor

IGREJA CATÓLICA Maior instituição medieval Rígida hierarquia Bispo para papa 756 domínio territorial na Península Itálica Desvio comportamental Igreja + Poder político

Islamismo

ISLÃ Península Arábica Tribos de origem semita, sem unidade política e religiosa – beduínos Politeístas – peregrinação a Caaba (Meca)– símbolos religiosos tribais e um talismã: pedra negra Meca dominada pelos Coraixitas – centro religioso e comercial

Religiões monoteístas: judaísmo e cristianismo Maomé Religiões monoteístas: judaísmo e cristianismo Propõe o fim do politeísmo e da idolatria Hégira – 622 (fuga de Meca para Iatreba: Medina) Converteu Meca em 630 (com força militar)

Islamismo Alcorão – código moral, de justiça e comportamento social Monoteísta – Alá e seu profeta: Maomé Expansão: pressão demográfica, comércio, guerra santa (butim e salvação), fragilidade do Império Persa, do Bizantino e dos Reinos Bárbaros.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS