Sermão Expositivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
de lamentação - Imprecatórios (I)
Advertisements

Moisés sozinho fracassou.
“Ouça o Espírito, Ouça o mundo” (John Stott) P. Lane Abril 2007
Da série “As Afirmações e os Desafios da Fé Cristã”
Classe Visão Bíblica IPJG Ref Bibliográfica Ouça o Espírito, Ouça o mundo John Stott. Ed. ABU Aula 20 A Igreja na Sociedade Pastores P.Lane 05 Agosto.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
Interpretação dos gêneros bíblicos
HOMILÉTICA.
HOMILÉTICA.
SERMÃO EXPOSITIVO.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
Que é discipulado cristão
“Andemos honestamente”
Há basicamente três tipos de sermões
COMPORTAMENTO ADEQUADO DOS SANTOS
O PREGADOR E A PREGAÇÃO.
A Revelação e sua transmisão
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
UM ESTUDO SINTÉTICO.
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
HOMILÉTICA Tipos de Sermões
3. ISAÍAS 58 - A PRESCRIÇÃO DIVINA
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
QUANTIDADE Com Amor e Cuidado QUALIDADE + UNIDADE =
SANTIDADE + CONSAGRAÇÃO
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
PRÓXIMOS CAPITULOS A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM OS QUE SE ARREPENDEM 1 - Moisés disse ao povo: - Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições.
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
Como interpretar a Bíblia?
Igreja Pentecostal da Bíblia
A Igreja de Cristo 1 Tessalonicenses
Hebreus e Epístolas Gerais
Chamados para Servir 2ª Timóteo 1.9 Texto bíblico:
EVANGELISMO PÚBLICO.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
2 | O evangelho da saúde perfeita
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
PREGANDO A PALAVRA.
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
Sermão Textual.
Série: Atos dos apóstolos Atos
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Essenciais da Igreja Evangelizar.
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
HOMILÉTICA CETAPES Prof: Irisomar Fernandes Silva Bel em Teologia
COMUNICANDO A VERDADE Comunicando a Verdade Março/2015
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS Sem. Juan Pablo Juica H.
Transcrição da apresentação:

Sermão Expositivo

Definição É o que se ocupa principalmente da exegese ou exposição completa de um texto ou palavras das Escrituras.

Características Unidade – Não é mero comentário de textos bíblicos, e sim análise pormenorizada e lógica do texto ou trecho sagrado; É essencialmente bíblico e se distingue pela sua reverência a verdade sagrada; Induz tanto o povo como o pregador a estudar a Bíblia; Era o método primitivo da pregação; Exige árduo trabalho do pregador;

Vantagens Proporciona sólido conhecimento Bíblico e teológico do pregador e dos ouvintes; Excelente para doutrinamento e edificação dos ouvintes; Desenvolve o poder espiritual e a cultura teológica do pregador; Estabelece uma interpretação mais natural do que alegórica das escrituras; É o método mais apreciado para os que se dedicam ao estudo constante da Bíblia.

Sermão Expositivo – Considerações Gerais "O sermão expositivo está diretamente ligado ao sermão textual, com a diferença de que o seu desenvolvimento é feito sob as regras da exegese bíblica, e não abrange um só versículo, mas uma passagem, um capítulo, vários capítulos, ou mesmo um livro inteiro”. O sermão expositivo é o que faz a exegese do texto escolhido. “É o desenvolvimento de uma verdade contida em uma passagem bíblica. É um método que exige estudo e tempo da parte do predicante na preparação do que vai expor... Objetivamente, um sermão expositivo significa colocar fora, mostrar, exibir uma verdade contida num determinado texto das Escrituras”. É aquele em que tema e as divisões são extraídos de um texto que tenha mais de quatro versículos. Basicamente o que o distingue do sermão textual é a extensão do texto bíblico utilizado. Este tipo de sermão padece de muita confusão. Alguns pregadores pensam que pregar expositivamente significa comentar um texto lido, como se estivesse fazendo um comentário bíblico, catalogando fatos, versículo após versículo. Certamente um sermão é mais do que esclarecer palavras e versos.

Sermão Expositivo – Considerações Gerais Todo sermão deve ter um elemento agregador, que é o tema, o qual deve ser extraído do texto e, a partir daí, as palavras e versos, ganham relevância a partir da conexão com o assunto tratado. Os elementos do texto devem ser agrupados a partir do tema, formando uma mensagem, um quando único e objetivo. Insisto: um sermão não é um comentário bíblico, por mais exegético e edificante que este possa ser. A pregação expositiva, como toda pregação genuinamente bíblica, deve estar sintonizada com todas as partes da Escrituras, formando um todo harmônico, procedente de Deus para o Seu povo. Portanto, não podemos isolar o texto a ser pregado de toda a Escritura. Este método foi usado pelos apóstolos que, baseando-se no Antigo Testamento interpretavam o texto e aplicavam às necessidades de seus ouvintes. Foi também o método preferencialmente usado pela maioria dos Pais da Igreja e pelos Reformadores. Calvino, de modo especial, tinha o costume de expor cada livro da Bíblia, desde seu início até o final. Como maçãs se relacionam a frutas, mas não são pêras. Desta forma podem ser os sermões tópicos e textuais, podem mesclar a bíblia, assuntos bíblicos e temas diversos.

Sermão Expositivo – Considerações Gerais No sermão expositivo, não pode ser nada menos do que diretamente bíblico, gerado a partir do texto bíblico e projetando um assunto (tema) inerente a partir daquele texto. John Stott, em seu livro intitulado “Creio na Pregação” trabalha com o princípio fundamental da explanação. Explanar o conteúdo de um texto bíblico deve ser a própria vida do sermão expositivo. O sermão expositivo tem a função de revelar as verdades envolvidas pelas vestimentas teológicas e culturais. Não devemos confundir pregação expositiva com exegese de um texto. Para se pregar expositivamente é necessário utilizar-se da exegese, mas principalmente trazer uma aplicação à vida e ao cotidiano daqueles que o ouvem. Prega a Palavra é a recomendação de Paulo a Timóteo, seu filho na fé (II Tm 4:2). Afinal Deus falou coisas dignas de serem ouvidas e, por conseguinte pregadas.

Sermão Expositivo – Considerações Gerais Exemplos de informações a serem reunidas para cada série de exposições de um livro: O AUTOR DO LIVRO OS DESTINATÁRIOS DO LIVRO A DATA E A ÉPOCA DO LIVRO O CONTEXTO GEOGRÁFICO DO LIVRO AS CONFIRMAÇÕES ARQUEOLÓGICAS DO LIVRO O CENÁRIO CULTURAL DO LIVRO O TEMA TEOLÓGICO DO LIVRO Nem todas essas perguntas terão respostas, mas as que encontrar ajudarão na transmissão da mensagem a ser exposta.

Exemplo 1 Um exemplo de sermão expositivo extraído do livro “Prega a Palavra” Karl Lachler. LIVRO ESCOLHIDO: FILIPENSES. FILIPENSES – A mente cristã alegre A MENTE COERENTE – capítulo 1 Alegria apesar das circunstâncias. Versículo chave 1:21 a) A comunhão do evangelho – 1:1-11 b) O avanço do evangelho – 1:12-26 c) A fé do evangelho 1:27-30 A MENTE SUBMISSA – Capítulo 2 Alegria, apesar das pessoas. Versículo chave – 2:3 a) O exemplo de Cristo – 2:1-11 b) O exemplo de Paulo – 2:12-18 c) O exemplo de Timóteo – 2:19-24 d) O exemplo de Epafrodito – 2:25-30

Exemplo 1 - Continuação A MENTE ESPIRITUAL – Capítulo 3 Alegria, apesar das coisas. Versículos chaves 3:19-20 a) O Passado de Paulo 3:19-20 b) O Presente de Paulo 3:1-11 c) O Futuro de Paulo – 3:17-21 A MENTE SEGURA – Capítulo 4 Alegria que vence a preocupação. Versículos chaves 4:6-7 a) A paz de Deus – 4:1-9 b) O poder de Deus – 4:10-13 c) A provisão de Deus – 4:14-23.

Mais Um Exemplo Tema: Dois Tipos de Crentes Texto: Lucas 10.38-42 Introdução: Todos os crentes são discípulos de Jesus e são salvos pela sua divina graça. Mas nem todos são iguais... Desenvolvimento: Crentes preocupados, mas com aspecto material que espiritual da vida cristã (v. 40) 1 - Marta é a representante desse tipo. 2 - Provavelmente estava trabalhando na preparação da refeição para o Senhor. 3 – Dedicava-se mais aos trabalhos domésticos do que aprender os mistérios do reino de Deus.

Mais Um Exemplo - Continuação Conseqüências dessa atitude: A viver preocupado; A viver ansioso; A viver perturbado; A censurar os crentes mais espirituais; Não dispunha de tempo para: Falar com o Senhor em oração, ler sua palavra e meditar, dar testemunho e praticar boas obras, ir a igreja ou tomar parte nas atividades eclesiásticas.

Mais Um Exemplo - Continuação II. Crentes que se preocupam mais com aspecto espiritual que material da vida cristã (v. 42). Maria optou em ouvir e aprender de Jesus do que ajudar a sua irmã Marta. Não quis perder a oportunidade de ouvir dos próprios lábios de Jesus a Palavra... Os serviços domésticos poderiam ser feitos depois. Lucramos quando nos dedicamos ao serviço e interesses do Reino de Deus.

Mais Um Exemplo - Continuação Conseqüências dessa atitude: Os crentes são mais espirituais e fervorosos. Não tem preocupações exageradas quanto ao material. Não andam ansiosos, pois confiam na providência e amor de Deus. Tem paz, tranqüilidade, satisfação, alegria e prazer em estarem com Jesus. Escolhem a melhor parte que jamais lhes será tirada. Conclusão: Que tipo de crente somos...