1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo

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Transcrição da apresentação:

1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais Superintendência de Diversidades Educacionais Gerência de Educação Ambiental 1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes Cuiabá, MT, 27 de março de 2013

Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação 2 2 2 2

OBJETIVOS Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência Espaços Educadores Sustentáveis. Fortalecer escola + comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor das escolas sustentáveis. Ministério da Educação 3 3 3 3

CARÁTER DA CONFERÊNCIA Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania ambiental de escolas e comunidades Duração do processo: 2011 – 2013 Momento para as escolas experimentarem a ambientalização do currículo, a gestão democrática e a remodelação do espaço físico Ministério da Educação 4

Promove a saúde do ambiente e das pessoas; A ESCOLA SUSTENTÁVEL... Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautados no prazer de aprender e de cuidar de si e do ambiente.

Sentir - Pensar - Fazer Espaço Gestão Currículo EIXOS DE ATUAÇÃO Escola como “incubadora” de mudanças na realidade social, articulando: Gestão Espaço Currículo ESCOLA Sentir - Pensar - Fazer Ministério da Educação 6 6 6 6

Gestão democrática Espaço Físico Currículo Saberes e fazeres que fomentem estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão democrática Com-Vida, energia, água, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações e área verde) Ministério da Educação 7 7 7 7

Coerência entre o que se diz e o que se faz PRESSUPOSTOS Cuidado “Atitude cuidadosa, protetora e amorosa para com a realidade”(Boff,1999) Integridade Coerência entre o que se diz e o que se faz Diálogo Diálogo e respeito pela diversidade em todas as suas formas (olhares, saberes e fazeres) Ministério da Educação 8 8 8 8

Mudanças ambientais globais PRETEXTO PEDAGÓGICO Mudanças ambientais globais AR ÁGUA FOGO TERRA Escola + Comunidade Ministério da Educação 9

O QUE SE ESPERA DA CONFERÊNCIA Primeiro Momento: Conferência na Escola (etapa obrigatória) Momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, funcionários e representantes da comunidade): a) Conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as questões ambientais locais e globais. b) Pensar sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável. c) Reconhecer as questões socioambientais no território da escola, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida. d) Criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) como espaço de debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na comunidade e perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos e prevenção de riscos e emergências ambientais. e) Buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação (vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot de rádio, entre outros). f) Planejar e inserir no Projeto Político-Pedagógico (PPP) ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciem mudanças rumo à construção de escolas sustentáveis. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO 10

Segundo Momento: Conferência Municipal/Regional (etapa opcional) Terceiro Momento: Conferência Estadual (etapa obrigatória) Os projetos de ação escolhidos nas etapas anteriores serão apresentados e debatidos na Conferência Estadual. Os delegados presentes escolherão quatro projetos, um para cada subtema – Terra, Água, Fogo e Ar –, que considerarem mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados. Os delegados representantes das escolas cujos projetos de ação foram eleitos devem acompanhá-los na etapa nacional, onde serão apresentados. A Conferência Estadual poderá também elaborar uma proposta de ação que aponte políticas públicas estaduais que favoreçam a criação de escolas sustentáveis. Essa proposta deve ser enviada às autoridades locais. Quarto Momento: Conferência Nacional A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada em Brasília e reunirá aproximadamente 700 delegados, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais/Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens vão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas e construir produtos de educomunicação.

Escolas = polos de aprendizagem SUBSÍDIOS Materiais didáticos: Passo a Passo da IV Conferência Mudanças Ambientais Globais: Pensar + Agir na Escola e na Comunidade Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Passo a Passo para formação de COM-VIDA Outros subsídios de atores locais Oficinas de Conferência nos Estados PDDE Escolas Sustentáveis Escolas = polos de aprendizagem Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO Ministério da Educação Ministério da Educação 12

MOMENTOS DO PROCESSO Janeiro à Abril Entrega dos materiais impressos (cartilhas da IV CNIJMA) às escolas brasileiras. Abril à 30 de junho Realização das Conferências escolares. 01 à 07 de julho Cadastramento dos projetos de ação no site da conferência. 01 de agosto à 06 de outubro Realização das Conferências Municipais, Regionais e Estadual. 07 à 14 de outubro 25 de outubro Divulgação das Delegações Estaduais que participarão da Conferência Nacional. 13 à 18 de novembro Realização da Conferência Nacional em Brasília.   Página eletrônica da Conferência: http://conferenciainfanto.mec.gov.br

O que são ecotécnicas? São tecnologias ambientais que visam a economia e o reaproveitamento dos recursos naturais. O jardim sensorial não deixa de ser uma ecotécnica, afinal visa uma melhoria na qualidade de vida dos alunos. O jardim sensorial vem trazer a inclusão de todos, com diferentes aromas, sabores, texturas, cores e sons, proporcionando uma melhor qualidade de vida, alcançando diversos objetivos, tais como: Estimular o desenvolvimento físico, mental e espiritual; Ativar a percepção; Estimular os sentidos, visão, olfato, paladar, tato e audição e ainda a propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo) e o equilíbrio; Proporcionar contato com a natureza; Oferecer novos espaços para aprendizagem. Além de todos esses benefícios ainda abordaremos temas como reutilização de materiais na própria construção do Jardim.

O Projeto... Com uma pista de cimento paralela ao jardim para garantir a acessibilidade de todos!!!

CEJA ALMIRA AMORIM DA SILVA O começo...

O empenho dos professores e alunos!!!

Maquete feita por um professor da escola!!!

Materiais reutilizados que podem ser implantados no jardim, na horta, na decoração do espaço escolar... Pneu Caixa de ovo Caixotes de madeira Cano de PVC Filtro de café

Materiais reutilizados que podem ser implantados no jardim, na horta, na decoração do espaço escolar... Garrafa pet Garrafa pet + Colher de pau Garrafa pet Caixote de madeira Côco

Gerente de Educação Ambiental Email: giselly.gomes@seduc.mt.gov.br Obrigada e Feliz Páscoa!!!! Giselly Gomes Gerente de Educação Ambiental (SUDE/Seduc-MT) Contatos: Tel: (65) 3613-6475;9914-3062 Email: giselly.gomes@seduc.mt.gov.br Ministério da Educação 21