ADRIANA ROCHA DE OLIVEIRA MARIA JOSEMARA DE OLIVEIRA SOUSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
TIREÓIDE É controlada pelo hormônio tireoestimulante (TSH) da adenohipófise Origina-se de uma envaginação do assoalho da faringe Situada na face anterior.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
Cálcio Levimar Rocha Araújo.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Glândulas endócrinas.
Bioquímica, secreção e transporte de hormônios
O eixo hipotálamo/hipófise
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
Glândulas e Hormônios Prof.César Lima
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
TECIDO EPITELIAL GLANDULAR
Salivares, Sudoríparas,
SISTEMA ENDOCRINO.
TRATAMENTO CLÍNICO DAS PRINCIPAIS
As glândulas endócrinas
Glândula tireóide.
SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Clarice Cunha Taveira Karina Cunha dos Santos
Deficiência Nutricional e
Disciplina de endocrinologia 2010
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
GERIATRIA e GERONTOLOGIA
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada.   Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Pré-vestibular Frei Seráfico
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino II Rosana Moraes.
Sistema Endócrino.
FISIOLOGIA DA TIREÓIDE Prof. Liza Negreiros
Msc. Rosiane Nascimento Alves
FISIOLOGIA DA GLÂNDULA TIREÓIDE
Sistema Endócrino O que define a hora de o beber nascer?
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
Profª. Drª Narlize Silva Lira
Prof. Esp. João Henrique Nogueira
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
João Rodrigo Oliveira Nº35
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
TIREÓIDE É controlada pelo hormônio tireoestimulante (TSH) da adenohipófise Origina-se de uma envaginação do assoalho da faringe Situada na face anterior.
Disciplina de Fisiologia
SISTEMA ENDÓCRINO.
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
Hiper e Hipotireoidismo
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,
SISTEMAS DE COORDENAÇÃO. COORDENAÇÃO ENDÓCRINA OU HORMONAL. GLÂNDULASAgrupamento de células ou órgãos especializados na produção e na eliminação (secreção)
Uma visão reprodutiva da mulher
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
Transcrição da apresentação:

ADRIANA ROCHA DE OLIVEIRA MARIA JOSEMARA DE OLIVEIRA SOUSA FATENE FACULDADE TERRA NORDESTE DISCIPLINA DE FISIOLOGIA TIREÓIDE ADRIANA ROCHA DE OLIVEIRA MARIA JOSEMARA DE OLIVEIRA SOUSA BACHARELADO EM ENFERMAGEM

GLÂNDULA TIREÓIDE LOCALIZADA LOGO ABAIXO DA LARINGE; POSICIONADOS EM CADA LADO DA TRAQUÉIA.

FOLÍCULOS TIREOIDEANOS SÃO SACOS ESFÉRICOS OCOS, CONTÉM COLÓIDE; CÉLULAS FOLICULARES QUE SECRETAM O PRIN- CIPAL HORMÔNIO TIREOIDEANO, TIROXINA; CÉLULAS PARAFOLICULARES QUE SECRETAM CALCITONINA; CALCITONINA atua em conjunto com o paratormônio para regular a concentração sérica do cálcio.

PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO No colóide: iodeto é convertido em Iodo e liga a tirosina na proteína Tireoglobulina; Ligação iodo + tirosina produz MIT (monoiodotirosina); Ligação de dois iodos produz DIT (diiodotirosina); Duas moléculas DIT produz a tetraiodotironina T4 Combinação MIT + DIT forma a triodotironina T3 T3 e t4 ligados a tireoglobulina.

FUNCIONAMENTO NORMAL LIBERAÇÃO: Estimuladas pelo TSH, as células do folículo captam um pequeno volume de colóide por pinocitose, Hidrolisam T3 e T4 da tireoglobulina e Secretam os hormônios livres na corrente sanguínea; HORMÔNIOS NECESSÁRIOS AO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ADEQUADOS; RESPONSÁVEIS PELA DETERMINAÇÃO DA TAXA METABÓLICA BASAL (TMB).

DOENÇAS DA TIREÓIDE O bócio endêmico é causado pela quantidade insuficiente de iodo na dieta; Falta de iodo causa o hipotireoidismo, e a consequente elevação da secreção de TSH estimula o crescimento excessivo da tireóide.

A ausência de iodo na dieta: COMO CAUSA O BÓCIO A ausência de iodo na dieta: A tireóide não consegue produzir proporções adequadas de T4 e T3. T4 reduzido, interfere no controle por retroalimentação negativa acarretando níveis anormais de TSH.

BÓCIO PRODUZIDO POR OUTRO MECANISMO   BÓCIO PRODUZIDO POR OUTRO MECANISMO Na doença de Graves, com a produção desses auto-anticorpos (exercem efeitos similares do TSH) não é inibida pela retroalimentação negativa; A tiroxina fica elevada e não consegue interromper a estimulação excessiva da tireóide. A pessoa fica hipertireóidea (possui uma secreção excessiva de tiroxina) e desenvolve um bócio. (bócio tóxico). PROTUSÃO DOS OLHOS (EXOFTALMIA) E EDEMA ORBITÁRIO

IMPORTÂNCIA DA TIROXINA As crianças necessitam da tiroxina para o Crescimento corpóreo e para o desenvolvimento adequado do SNC. Quando o encéfalo encontra-se em sua maior taxa de desenvolvimento, a necessidade de tiroxina é grande. O hipotireoidismo durante esse período pode acarretar o cretinismo. O cretinismo é uma doença infantil causada por uma glândula hipoativa.