1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

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1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Évora 27 Maio 2010 ALENTEJO NOVAS DINÂMICAS DE AFIRMAÇÃO COMPETITIVA

Desempenho Global Fonte: INE GlobalCompetCoesãoQ Amb Norte 4456 Centro 2523 Lisboa e Vale do Tejo 1114 Alentejo 3731 Algarve 5247 Açores 7675 Madeira 6362 Índice Sintético de Desenvolvimento Regional, 2007 (PT=100) Ordenação 7 NUTII

Desempenho Global

4  Crescimento populacional positivo ( )  Lugares com mais de 500 habitantes, não sedes de concelho Dinâmica Populacional

Reforço da integração económica regional no contexto ibérico, europeu e mundial Ampliação da área de influência da AMLCooperação inter-regional Vectores de Desenvolvimento

Recursos Áreas Classificadas Património Agro-Florestais Agro-Alimentares Modelo de Povoamento Solo Agrícola Montado Água Geológicos Faixa Litoral Vantagens Posicionamento geo-estratégico Segurança Biodiversidade Paisagem Amenidades Autenticidade Qualidade Produtos Qualificados Funções Agricultura Turismo e Lazer Logística Agro-Indústria Aeronáutica Energia Economia do Mar Algumas Vantagens Competitivas

Posição Estratégica Descongestionado Preservado Segurança Território Património Cultura Identidade Autenticidade História Mármores Vinhos Gastronomia Azeite Cortiça Água Recursos Novas Aptidões Novas Actividades Maior Abertura Diferenciação Mais Competitividade Desafios Dinâmicas de Desenvolvimento

8 Novos aproveitamentos de recursos tradicionais Valorização dos elementos inimitáveis da região Estratégias de eficiência colectiva abarcam recursos naturais, mármores, turismo náutico, nós de conectividade regional Dinamização do Património, Turismo industrial e Economia do Mar Recursos disponíveis conjugam-se de forma harmoniosa, a água com o montado, o mármore com a arte, a flora com a cosmética... Novas Dinâmicas de Desenvolvimento

Novas Dinâmicas Territoriais Aplicações não convencionais, mais inovadoras, dos recursos naturais Turismo e lazer Aproveitamento inovador em alimentos, gastronomia, cosmética...

Reforço dos factores de criatividade e de promoção do conhecimento, inovação e internacionalização Valorização de elementos patrimoniais comuns Estratégias inovadoras de reforço dos factores de competitividade Novas Dinâmicas Territoriais

Valorização dos recursos endógenos Estratégias de competitividade e inovação Novas Dinâmicas Territoriais

Alto Alentejo Agricultura Activ. Florestais Olivicultura Turismo TIC/Ind. Criativas Cortiça Agro-Alimentares Logística Aeronáutica Alentejo Central Agricultura Vitivinicultura Olivicultura Turismo Rochas Ornamentais Cortiça TIC Logística Aeronáutica Baixo Alentejo Agricultura Vitivinicultura Olivicultura Turismo Ind. Extractivas (Pirites) Aeronáutica Logística Energia Alentejo Litoral Agricultura Activ. Florestais Turismo Energia Ind. Química Logística Economia do Mar Visão Estratégica

Agro-Indústria Recursos Endógenos Água Paisagem Energia Turismo Aeronáutica Agricultura Património Conhecimento Inovação Conhecimento Inovação Eficiência Sustentabilidade Eficiência Sustentabilidade Coesão e Mais Competitividade Coesão e Mais Competitividade Visão Estratégica

14 Promover o conhecimento, a inovação, a educação e a sociedade digital Economia baseada no conhecimento e na inovação Tornar o aparelho produtivo mais eficiente em termos de recursos, ao mesmo tempo que se reforça a competitividade Economia eficiente em termos de recursos e competitiva Crescimento Sustentável Aumento da taxa de participação no mercado de trabalho, aquisição de qualificações e luta contra a pobreza Economia com altas taxas de emprego que assegure a coesão social e territorial Crescimento Inclusivo Crescimento Inteligente Estratégia Europa 2020

15 Assegurar o emprego de 75% da população entre os anos Cumprir os objectivos em matéria de clima/energia 20/20/20 Tx abandono escolar precoce 28.2% (2008) Tirar 20 milhões de pessoas da pobreza Tx emprego anos 68.1% (2008) Objectivos da Estratégia Europa 2020 Investir pelo menos 3% do PIB da UE em I&D Despesas I&D em % PIB 0.7% (2007) Tx escol. no ensino superior 19.2% (2008) Reduzir a taxa de abandono escolar para menos de 10% Assegurar que pelo menos 40% da geração mais jovem dispõe de um diploma do ensino superior

16 Potenciar o desempenho competitivo do porto de Sines (ligação ferroviária a Espanha e Europa) Melhorar a competitividade e continuar a assegurar níveis aceitáveis de coesão Definir claramente as aspirações do Alentejo (integração na AML vs acesso redes internacionais) Passar da cooperação institucional inter-regional para a definição de estratégias e planos de actuação concertados Alguns Desafios

17 Estruturar um sistema articulado de mediação entre oferta científica e as empresas e a sociedade em geral Contribuir para a melhoria da qualificação dos recursos humanos, através da implementação de uma Rede Regional de Oferta Formativa Desenvolver o Alentejo como um destino turístico de qualidade com base numa oferta turística diferenciada Potenciar as actividades relacionadas com a economia social Alguns Desafios

18 Alentejo - Território mais inovador, competitivo e com níveis aceitáveis de coesão Alguns Desafios

19 Obrigado pela Atenção