Prof. Vasco Vasconcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Advertisements

A ATMOSFERA.
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
O Ciclo da Água João Valente - 4º Ano.
Condensação É a passagem do estado gasoso ao estado líquido.
Energia Solar Marina Araújo 1º A.
Modelagem Matemática na Física
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
Sistemas Terrestres.
TEMPO E CLIMA.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
Energia     .
Termologia Prof. Rosângela Moreira
Trabalho, potência e energia
CLIMATOLOGIA.
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
TEMPO E CLIMA.
PROF: Elias Junior ONDAS.
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Prof. Vasco Vasconcelos
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Física B – Aula 29 Energia Energia:
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
MATÉRIA E ENERGIA.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
A Propriedade Termodinâmica Entalpia
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Prof. Vasco Vasconcelos
A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas.
Prof. Vasco Vasconcelos
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Prof. Vasco Vasconcelos
Termodinâmica.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Prof. Vasco Vasconcelos
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Trabalho sobre a Turbina a vapor! Disciplina: Física
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
EEB JOSÉ MATIAS ZIMMERMANN
Dinâmica Climática Capítulo 7.
O ar da atmosfera é composto por uma mistura de gases e vapor d’água, que são exemplos de matéria no estado gasoso. As rochas existentes nesse e em outros.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Prof. Vasco Vasconcelos
Vale a pena pensar um pouco!
Alunos: João Pedro; Sávio
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
Atmosfera, clima e tempo.
Caderno 2 Capítulo Calor.
FATORES CLIMÁTICOS.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
DINÂMICA CLIMÁTICA.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
Marcela de Oliveira Sampaio 2º EMIEP Prof.ª Ana Paula
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade.
Prof. Silvio Professor Silvio.
(Ensino Fundamental , 9º ano)
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
Transcrição da apresentação:

Prof. Vasco Vasconcelos

Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa exercitar seus conhecimentos. Cada questão terá 2 minutos e meio para ser respondida. Ao final você poderá conferir o comentário das questões. Bom Estudo!

01.Podemos chamar de máquina tudo que transforma uma modalidade de energia em outra. Segundo esse conceito, uma usina hidrelétrica pode ser considerada uma máquina, pois transforma energia mecânica da queda d’água em energia elétrica. Assinale a alternativa que indica uma máquina que transforma energia térmica em energia mecânica. A) Usina eólica B) Bateria solar de calculadora C) Ferro elétrico de passar roupa D) Secador de cabelo E) Locomotiva a vapor

02.Na figura estão indicados três raios de sol, um CD de músicas (círculo com um furo circular no meio) paralelo ao chão e a sombra do CD projetada no chão. Sabendo-se que o diâmetro do CD mede 12cm e que o diâmetro do furo mede 2cm, adotando-se π = 3, a área da sombra, em cm2, é igual a: A) 35 B) 105 C) 140 D) 420 E) 55

03.O ar é capaz de reter uma certa concentração de vapor de água até atingir uma densidade de saturação. Quando a concentração de vapor de água atinge essa densidade de saturação, ocorre uma condensação, ou seja, a água muda do estado gasoso (vapor) para o estado líquido. Essa densidade de saturação depende da temperatura, como mostra o gráfico a seguir. Em regiões próximas a grandes concentrações de água , é comum, ao amanhecer, ver-se que o carro exposto ao tempo está todo coberto de gotículas de água, que a grama está molhada, etc. Esse fenômeno ocorre devido: à diminuição da temperatura ambiente durante a noite, que torna a densidade de saturação igual ou menor à densidade de vapor de água existente na atmosfera, ocasionando a condensação de parte do vapor de água. B) ao início do aquecimento do ambiente por causa dos primeiros raios solares, que aumenta a densidade de saturação e provoca a condensação de parte do vapor de água. C) à diminuição da temperatura ambiente durante a noite, que aumenta a densidade de saturação do vapor de água existente na atmosfera, ocasionando a condensação de parte do vapor de água. D) ao aumento da concentração de vapor de água que ocorre na atmosfera devido à diminuição de temperatura, ocasionando a condensação de parte do vapor de água. E) à diminuição da concentração de vapor de água que ocorre na atmosfera devido à diminuição de temperatura, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.

Soluções 01. Locomotiva a vapor, pois a energia térmica proveniente da queima de combustível é transformada em energia mecânica para movimentar o trem. Resposta: E 02. Como o CD está relativamente distante do Sol, podemos dizer que os raios solares são paralelos entre si e que a sombra é uma coroa circular de raios medindo 6cm e 1cm. Sendo S a área pedida, temos: S = π ⋅ (62 – 12) ∴ S = 3 ⋅ (36 – 1) ∴ S = 105 Resposta: B 03. O gráfico mostra que a densidade de saturação da água diminui com a diminuição da temperatura ambiente. Dessa forma, uma determinada concentração de vapor de água em uma temperatura pode tornar-se uma concentração saturada em uma temperatura menor. Por exemplo: Uma concentração de vapor de 12g/m3 estará longe da saturação quando a temperatura for 28ºC. Porém, se a temperatura cai a 10ºC, essa mesma concentração torna-se saturada e ocorre a condensação. Resposta: A