Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mundo Depende de Ti e de Mim!!
Advertisements

O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
As conseqüências do avanço da cana
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Dej- Departamento de estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof:
Japão! O Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão.
Placas Tectonicas.
Causas e efeitos das alterações climáticas
Desenvolvimento Sustentável
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Os ambientes continentais
É UM BEM DA NATUREZA INESGOTÁVEL ?
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
A importância da Biodiversidade
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
Assinada por líderes políticos de 189 nações, incluindo Portugal. Países desenvolvidos e em desenvolvimento comprometem-se a: combater a pobreza e a fome,
Seminário Comércio Internacional
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Os mapas existem para registrar áreas, demarcações, territórios
Os oceanos e os mares Planeta água..
22 de março Dia Mundial da Água
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
ANTÁRTICA... O CONTINENTE BRANCO... A REGIÃO DE NINGUÉM! CLICAR.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A economia e a Terra Em 1543, Nicolau Copérnico publicou que a Terra girava em torno do sol, contestando Ptolomeu que defendia o contrário. Esta nova concepção.
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Dinâmica da Atmosfera.
A FOME NO MUNDO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome
Professora Carol/Geografia
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
Bem-vindo(a).
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
A exploração dos recursos naturais
Escola: Coopen Série: 4º ano A Alunos: Nicolly e Gabriel.
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
A DESFLORESTAÇÃO.
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Escola: Coopen Série: 4º ano B Alunos: Maria Eduarda Campos e Arthur
AQUECIMENTO GLOBAL: O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!.
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).
Escola: Coopen Série: 4º ano A Alunos: Marina e Pedro Paulo.
PERSPECTIVAS E AUTONONIA DO PLANETA TERRA Totalidades III, IV, V e VI Matemática e Ciências Prof. Renata de Oliveira.
Evolução da População Mundial
 A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Não apenas a sua rica biodiversidade, mas sua relação com o clima também tem grande importância para.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Grandes formações vegetais.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Globalização e Meio Ambiente
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
As florestas cobrem cerca de um terço da superfície terrestre. Superfície florestal mundial, em 2005.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Transcrição da apresentação:

Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social

Espécie Humana, mais uma em Extinção?

74% dos Latinos-americanos vivem em cidades A população mundial cresce em 70 milhões de habitantes todo ano. 40% dos mais pobres do planeta vivem com uma renda de menos de dois U$ dia. 1,1 bilhão de pessoas com fome e 2 bilhões de pessoas em condições deploráveis. Onu prevê que em 2025 mais de 5 bilhões de pessoas estarão vivendo em cidades. Metabolismo Urbano- Abel Wolman

Economia global quintuplicou nos últimos 45 anos. O consumo de água, carne,grãos triplicou Papel sextuplicou. Combustíveis fósseis, quadriplicaram.

Queda do paradigma: a natureza tem que ser dominada pelo homem. Em 25 anos prevê escassez de água para 5,4 bilhões de pessoas. A placa de gelo na Groenlândia está perdendo 51 km3 a cada ano. Consumo de recursos naturais pelos seres humanos representa 125% do que o planeta é capaz de suportar chegará a 170%.

Uma equação para pensar... Colisão ? Crescimento dos ecossistemas urbanos = Crescimento populacional + Consumismo +

As temperat uras podem chegar até 52,9ºC em algumas regiões do mundo até 2100 LÚCIA JARDIM DIRETO DE PARIS Holanda Estudo: temperaturas chegarão a 52ºC até 2100 Um novo estudo climático realizado por um instituto holandês com mais de 150 anos de tradição em pesquisa de meio ambiente aponta que as temperaturas em determinadas regiões do globo poderão passar dos 50ºC nos próximos 90 anos. Até então, os estudos mais recentes determinavam que o aumento das temperaturas variariam entre 1,1ºC a 6,4ºC, o que torna o estudo holandês alarmante. Fonte: Andreas Sterl foram publicadas no último número da Geophysical Research Letters-2008.

Impacto As temperat uras podem chegar até 52,9ºC em algumas regiões do mundo até 2100 LÚCIA JARDIM DIRETO DE PARIS Holanda Aumento da Temperatura na Terra Alterações prováveis no meio ambiente de acordo com as projeções do relatório do IPCC/ONU, ° CEncolhimento das geleiras: ameaça de suprimento de água para 50 milhões de pessoas; morte de 80% dos recifes de coral 2 ° CRedução de até 10% na produção de cereais na África tropical; ameaça de extinção para 15% e 40% das espécies 3° CFalta de água para 1 a 4 bilhões de pessoas; 1 a 3 milhões a mais morrerão de desnutrição; colapso da floresta amazônica 4° CRedução na safra agrícola da África entre 15% e 35% e até 80 milhões de pessoas a mais estarão expostas à malária 5° CDesaparecimento das geleiras do Himalaia e elevação do nível dos oceanos ameaçará Nova York, Londres, entre outros locais Fonte: adaptado de IPCC/ONU, 2007 apud Amorin & Netto.

Impacto As temperat uras podem chegar até 52,9ºC em algumas regiões do mundo até 2100 "Nós não podemos fazer nada para impedir as mudanças climáticas sozinhos, então nós temos que comprar terra em outro lugar. É uma apólice de seguros para o pior quadro possível“. Mohamed Nasheed Ilhas Maldivas

Pegada Ecológica A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel.

Pegada Ecológica

O estudo analisa os recursos florestais de 229 países e territórios de 1990 a 2005, e representa o trabalho "mais exaustivo de que se dispõe atualmente", segundo a FAO. As florestas ocupam hoje em dia cerca de 4 bilhões de hectares, ou 30% da superfície habitável do planeta, o que equivale a uma média de 0,64 hectare por habitante. "O desmatamento, principalmente a conversão de florestas em terras agrícolas, prossegue em um ritmo alarmante, e faz cerca de 13 milhões de hectares desaparecerem por ano", destaca o relatório. "Ao mesmo tempo, a plantação de árvores, a reabilitação de paisagens e a extensão natural das florestas reduziram de forma significativa a perda líquida de superfície florestal", dizem os autores do estudo. A diferença entre destruição e reflorestamento traduziu-se no período na perda "líquida" de 7,3 milhões de hectares por ano de superfície florestal. Essa cifra é inferior à registrada na década , quando as perdas líquidas médias eram de 8,9 milhões de hectares por ano, lembra a FAO. Entre 2000 e 2005, a superfície florestal aumentou em cerca de 2,8 milhões de hectares por ano, embora represente menos de 5% do conjunto de florestas. Um total de 140 milhões de hectares são destruídos por ano devido aos incêndios ou "agentes destrutivos", como insetos e doenças. ONU: Desmatamento mundial é Alarmante

Dois terços das florestas estão concentrados em 10 países: Rússia (809 milhões de hectares), Brasil (576), Canadá (310), Estados Unidos (303), China (197), Austrália (164), República Democrática do Congo (134), Indonésia (88), Peru (69) e Índia (68). As duas regiões que registraram a maior destruição de florestas entre 2000 e 2005 foram América do Sul e África, onde foram perdidos 4,3 milhões e 4 milhões de hectares por ano, respectivamente. A Ásia foi a única grande região onde essa tendência se reverteu. O continente registrou "um aumento líquido de florestas nesse período, principalmente devido ao reflorestamento em larga escala na China", destaca o relatório. Em nível mundial, mais de um terço (37%) das florestas são do tipo primário, ou seja, sem sinal visível de atividade humana e onde os processos ecológicos não foram sensivelmente perturbados. Mas essas florestas primárias "sofrem um declínio em massa, devido à intervenção humana", e essa rápida destruição continuou nos últimos cinco anos, apesar dos esforços de países como Japão e Malásia, lamenta a FAO.

Desflorestação Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Hoje, o país detém 28,3%. Dos 64 milhões de km2 de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas primárias já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos continentes desmataram, e muito, conforme estudo da Embrapa sobre a evolução das florestas mundiais. O estudo indica que, apesar do desmatamento dos últimos 30 anos, o Brasil é um dos países que mais mantém sua cobertura florestal. Dos 100% de suas florestas originais, a África mantém hoje 7,8%, a Ásia 5,6%, a América Central 9,7% e a Europa – o pior caso do mundo – apenas 0,3%. Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -2007

O primeiro Satélite Segundo a ESA, entre o primeiro lançamento, em 1957, e janeiro de 2008, 6 mil satélites já foram enviados para a órbita terrestre Apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre. Além dos satélites desativados, as fotos de satélite mostram resíduos espaciais como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados.

“É tarde demais, e as coisas estão ruins demais, para ser pessimista”. Dee Hock – fundador da Visa.

Muito Obrigado pela Atenção! Ézio Rezende- Jul. 2011