DADOS SETEMBRO/10 PREMIUM
# internet no celular é um assunto do momento
agenda como a concorrência comunicou dados? cenário: barreiras & aprendizados estratégia Dados 2010 /
agenda como a concorrência comunicou dados? cenário: barreiras & aprendizados estratégia Dados 2010 /
Total Jun/10Jul/10Ago/10Set/10 Wagner 86 Liberty +50 Wagner 82 Liberty +100 Controlar Banho Modem 30 Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Bruno Todo Dia Orkut MSN Bruno Ônibus E- mail Bruno Ônibus LAN house Bruno Ótima Novidade WWW levantamento de TRPs
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 TRP total da campanha levantamento de TRPs BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Ago / Set AS ABC 18+
Jun/10Jul/10Ago/10Set/10 Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Pai Filho Rede Social R$79 Pai Filho Agora Rede Social Pai Filho Balada GPS Total levantamento de TRPs
BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Jul / Ago AS ABC 18+ Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Voltar TRP total da campanha levantamento de TRPs
Jun/10Jul/10Ago/10Set/10 Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Vivo SmartphoneVivo On levantamento de TRPs
Teto Baixo Total Jun/10Jul/10Ago/10Set/10 Trator levantamento de TRPs
Voltar TRP total da campanha levantamento de TRPs BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Jun AS ABC 18+
- mudança de métrica: de KB para horas / dia - foco na venda de pacote de dados para pré-pago - comunica diversos tipos de uso, de forma didática: , redes sociais a concorrência, em resumo - campanha Pais: pacote de dados fica mascarado por trás da história - foco nos planos - comunica diversos tipos de uso: pai vs filho - foco nos planos - comunica diversos tipos de uso - lançamento Vivo on: oferta para pré-pago, ressaltando acesso a redes sociais
agenda como a concorrência comunicou dados? cenário: barreiras & aprendizados estratégia Dados 2010 / 2011
pacote de dados é um produto novo: não existe uma “cultura” já estabelecida sobre internet no celular não valorizam seus benefícios, não têm a experiência é necessário ter smartphone & qual o conceito de smartphone? dificuldade de dimensionar: faltam referências têm medo da conta, sabem que perder o controle em dados custa muito caro não existe clareza sobre usos “exclusivos” da internet no celular: percepção de sobreposição ao modem 3G percebem como um gasto adicional em telecom Fonte: Pesquisa com clientes da R3 sobre Oi à Vontade Q1/ Pesquisa Dados Clientes Oi 2009 BAIXA RELEVÂNCIA barreiras de adesão ao serviço de dados
14 Eu tenho medo de jogar dinheiro fora porque você nunca consegue planejar exatamente o quanto você vai gastar. Você consegue calcular mais ou menos quantas mensagens está mandando... agora, quantos kb você baixa não tenho a menor ideia. Eu não tenho esse conceito na minha cabeça. Eu tenho acesso direto à Internet em casa, na rua eu posso acessar com o note... não me faz falta nenhuma. Não acho prático, hoje em dia todo mundo tem notebook e entra na internet em qualquer lugar. barreiras de adesão ao serviço de dados Fonte: Pesquisa Barcelona agosto/2010 1
9 # recall vago e impreciso da propaganda deste serviço # impressão de que as operadoras estão mais preocupadas em vender planos com pacote de dados logo, as barreiras ao uso desse serviço não têm sido endereçadas pela comunicação das operadoras: na visão dos consumidores, as operadoras pouco têm feito para iniciar o consumidor nessa nova forma de acesso à internet: # preço elevado (medo de estourar a franquia do plano) # aparelhos mais adequados são caros/inacessíveis # utilizam uma linguagem pouco clara: dados vs 3G # baixa percepção de relevância dessa forma de acesso: apelo a usos pessoais são mais motivadores barreiras & as operadoras Fonte: Pesquisa Barcelona agosto/2010
11 filme TV mídia impressa Trator VideobannersTutoriais a campanha da Oi
avaliação geral comunicação # 2 meses de graça: não é tão vantajoso, depois fica muito caro # smartphone? “não sei qual é, mas o meu não é...” # Oi à vontade quebra um pouco a barreira do custo e atrai: “sem se preocupar com a conta” # crédito de até R$ 2000: gato escaldado “sou eu que estou pagando...” # trator: a analogia ficou maior que a mensagem de 2 meses para experimentar # ao desviar o foco da oferta, o filme constrói imagem e identidade da marca # os tutoriais são muito bem avaliados: linguagem simples, didática, conteúdo lúdico - um território para nos apropriar Fonte: Pesquisa Barcelona agosto/2010
agenda 1 2 como a concorrência comunicou dados? cenário: barreiras & aprendizados estratégia Dados 2010 /
# estimular a cultura de internet no celular (sem causar ruído com o 3G) # trazer a modalidade internet no celular para o universo do target de uma forma mais amigável e didática (lúdico, linguagem). # trabalhar e identificar os aplicativos mais relevantes # ser mais clara sobre a necessidade do plano de dados e smartphone? ou qualquer aparelho + smartphone? # difundir o conceito de internet pra todos escolha estratégica para ser inovadora, a comunicação de dados deve:
briefing de comunicação # oferta um mês de internet grátis em qualquer plano e sem multa # desafios posicionar-se como inovador e líder deste segmento desmistificar dados: mostrar ao consumidor como é simples, útil, bacana e facilita a vida dele # pedido criação de um conceito de campanha para: # mídia tradicional de internet # redes sociais # ativação & ações
DADOS SETEMBRO/10 PREMIUM
Filmes
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Jul / Ago Versão: Wagner 86 Liberty +50
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Versão: Wagner 82 Liberty +100 AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Jul / Ago
Set AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Versão: Controlar Banho Modem 30
Voltar Versão: Bruno Ótima Novidade Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Ago / Set
Voltar Versão: WWW Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/08 a 21/09/2010 Set AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Versão: Ônibus Set AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Set AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Versão: Ônibus LAN House
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Set AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Versão: Bruno Todo Dia Orkut MSN
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Versão: Pai Filho Agora Rede Social Jul AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP
Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Versão: Pai Filho Rede Social R$79 Voltar AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Jul / Ago
Ago AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/06 a 14/09/2010 Versão: Música Pessoa Você Pode
Voltar Fonte: IBOPE – Flash da Concorrência – Relatório Mapa GRP – 01/08 a 21/09/2010 Versão: Vivo On AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP Ago / Set
Voltar Trator Jun AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP
Voltar Teto Baixo Jun AS ABC 18+ BH Brasília Curitiba POA RJ Salvador SP
11 video banners Voltar
tutoriais Voltar