Simulação da construção dos ninhos das térmitas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Vamos conhecer O clima.
Termodinâmica Química II
Hoje, dia 11 de Julho, chegamos à Universidade de Ciências do Porto para desenvolver o projecto Fórmula 1 das Reacções Químicas com o objectivo de estudar.
Sedimentação e Operações Afins
ESTABILIDADE DE TENSÃO
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Termometria Aula 03.
CAPÍTULO 02 - NOÇÕES DE ECOLOGIA BÁSICA
1. SISTEMAS LINEARES E NÃO-LINEARES
1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.
A variação de temperatura da atmosfera com a altitude, é dada pela constante l Para atmosfera padrão o valor de l é de 6,5 oK/km, para z  11km, To = 288,15.
A TERMORREGULAÇÃO.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Escola Padre Vítor Melícias
Trocas Gasosas em Seres Multicelulares
Tecnologias de Computadores
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Introdução aos Métodos em Simulação Computacional
Alterações climáticas
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Ana Serra,
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
O papel da legislação e da normalização - parte I
Motor Schemas Luís Paulo, n.º Um pouco de história Método do Teorema de Esquemas: –Século XVIII; –Immanuel Kant; –Modelo filosófico para a explicação.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Conteúdos. Estados físicos da matéria e Misturas e substâncias Pág. 46 à 50 Pág. 54 à 55.
Aquecimento e Condicionamento Físico
América Murguía Espinosa Taciana Toledo de Almeida Albuquerque
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
Estudo do corpo humano As 4 funções vitais.
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
Elementos do Clima.
2002/2003 Programação Orientada para Objectos 1 Aula 6 Classes que reservam recursos externos Problemas comuns Construtores e destrutores Construção por.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Origem dos seres vivos.
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
PESQUISA.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
COMPORTAMENTO DE FORMIGAS
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago Oliveira nº26 Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago.
Agentes Inteligentes e Sistemas Multi- agente (UD5) Construção de Sociedades de Agentes IST- 2004/2005.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO
Segurança e Higiene no Trabalho
Fase de movimentos especializados
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Curso de Ventos Estelares Marcelo Borges Fernandes.
CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Fluxo de Energia nos ecossistemas
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Inteligência Artificial
DINÂMICA CLIMÁTICA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
START UP DE CALDEIRAS A Caldeira pode ser operada sob controle manual ou por controle automático, desde que a Caldeira esteja operando dentro da faixa.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Introdução O que é um sistema de controlo? Definição Controlo de posição de um elevador Controlo.
Sistema Tampão Homeostase
4.3 Flutuação. 4.3 Flutuação Quando se coloca um objeto no meio de um fluido, pode ocorrer uma de três situações: Situação 1 Flutuação no interior.
Regulação do meio interno
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Profª Cristiane Barroso
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
POTENCIOMETRIA EQUIPE:.
Transcrição da apresentação:

Simulação da construção dos ninhos das térmitas Diva Sousa n.º 28294

Estrutura da Apresentação Construção dos ninhos; Stigmergia; Programming with Stigmergy; The Sandkings; Conclusão.

Construção dos ninhos Térmitas = Grandes Engenheiros  As pilhas de lama notáveis que constroem, estão preparadas para que controlem e regulem os ambientes internos das suas casas; As térmitas usam feromonas para construir os seus ninhos de arquitecturas complexas; Stigmergia: mecanismo importante para a construção dos ninhos de insectos sociais.

Monte – Órgão Respiratório O calor e o vapor de água gerados pelo metabolismo do ninho, dá ‘leveza’ ao ar do ninho, elevando-o na chaminé. Esta força dirige o ar gasto do ninho para baixo através das canalizações de superfície, onde há uma troca do vapor de água e do calor com a atmosfera. O ar renovado ‘afunda-se’ então para a adega, posicionada para começar um outro circuito através do monte.

Stigmergia Coordenação de actividades através do ambiente; Método de comunicação em sistemas emergentes: As partes individuais do sistema comunicam-se umas com as outras pela modificação do ambiente local. 2 tipos de Stigmergia: Quantitativa ou contínua: diferentes estímulos provocam comportamentos quantitativamente diferentes; Qualitativa ou discreta: os estímulos podem ser classificados em classes diferentes que diferem qualitativamente.

Programming with Stigmergy: Using Swarms for Construction Trabalho baseado nas construções feitas pelas térmitas; Sistema que especifica a actividade de um enxame: Os enxames são homogéneos e compostos por simples perdas de memória de modo que, só percebem o seu ambiente imediato; A actividade do enxame é coordenada por concentrações, virtuais, de feromonas; As regras para as reacções dos agentes, podem ser projectadas de modo a produzir enxames que construam estruturas complexas.

Stigmergic programming Enxames são compostos por agentes idênticos e sem estado, que se movem aleatoriamente; Constroem estruturas movendo tijolos (inicialmente movem-nos de forma dispersa e aleatória), coordenando as actividades através das feromonas;

Stigmergic programming (Cont.) As reacções dos agentes são determinadas por regras: Se um agente detectar certos níveis de feromonas na sua área, faz uma determinada acção. O nível de feromonas pode activar ou desactivar uma regra. A pré-condição de uma regra consiste na conjunção de faixas aceitáveis da intensidade das feromonas;

The Sandkings Secção transversal de um monte: disposição de redes do túnel, o ninho, e outras estruturas; Rede: túnel do monte de um ninho

TERMES O projecto TERMES (Termite Emulation of Regulatory Mound Environments by Simulation); Objectivo: desenvolver uma melhor compreensão da estrutura e da função homeostática dos montes das térmitas; Copia a estrutura interna dos ninhos (casas das térmitas ), de modo a que o ser humano possa construir as suas casas da mesma maneira.

TERMES (Cont.) Variáveis de entrada: propriedades físicas do material do monte e da sua permeabilidade aos gases respiratórios; condições ambientais dentro e fora do monte e do ninho; quantificação da geração cumulativa (tipicamente de 1 milhão térmitas num monte maduro) dos gases respiratórios e do vapor de água exalado, através da actividade física, que adicionam poder de flutuação aos gases conhecidos por dirigir a homeostase (propriedade de um sistema aberto de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável) dentro da estrutura.

Conclusões As estruturas do monte podem manter os mesmos níveis de conforto que os nossos, até ao ponto em que o sistema pode responder a mudanças externas tão eficazmente quanto aquelas encontradas dentro dos nossos próprios corpos; A stigmergia é um mecanismo importante para a construção dos ninhos dos insectos sociais; Termes - obter equilíbrio: Temperatura, humidade e níveis de O2 e CO2 dentro do ninho permanecem dentro dos valores predefinidos; Limitar os factores climáticos externos tais como temperatura, precipitação e velocidade do vento.

Referências Bibliográficas http://www.sandkings.co.uk/ Programming with Stigmergy: Using Swarms for Construction, Zachary Mason, in Articial Life VIII, Standish, Abbass, Bedau (eds)(MIT Press) 2002. pp 371-374 Swarm Intelligence, cap 6 [livro]