PRINCIPAIS ESCRITORES DE PROSA ROMÂNTICA NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Memórias de um sargento de milícias( )
Advertisements

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
Memórias de um sargento de milícias
Memórias de um Sargento de Milícias
Romance Romântico Urbano – Costumes socio-culturais da sociedade.
PROSA ROMÂNTICA.
Memórias de um sargento de milícias
A estrutura: Quatro Blocos
Romantismo Prosa.
Teatro no Brasil.
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Literatura Prof. Henrique
José de Alencar.
A prosa no romantismo.
Memórias de um Sargento de Milícias
A prosa no romantismo.
Professora: Tânia Valéria
ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
SENHORA José de Alencar
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
LITERATURA 2º ANO 2013 PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO PROSA.
Lendas indígenas brasileiras
Romantismo na Prosa – Romance
Biografia do Autor Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 Formou-se em medicina em 1855, mas não exerceu a profissão, passando à escrever.
EDER.
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
Memórias de um sargento de milícias( )
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
“Memórias de um Sargento de Milícias”
Memórias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida
Romantismo brasileiro
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
Torre de marfim.
Revisão – professora Margarete
Prof. João Filho Língua Portuguesa.
Prosa Modernista.
Trabalho de Literatura Cinco Minutos
Iracema José de Alencar.
José de Alencar José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado,
 Renova o regionalismo e eleva a qualidade literária de nossa literatura.  Estréia oficialmente na literatura com o livro Sagarana – 1946  Romances,
Memórias de um sargento de milícias

POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA E JOSÉ DE ALENCAR
Teatro no Brasil.
Memorias de um Sargento de Milícias
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
ROMANTISMO REGIONALISTA
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
RAZÃO E SENSIBILIDADETIL. TÍTULO: Razão e Sensibilidade DIRETOR: Ang Lee PRODUÇÃO: Reino Unido/EUA ANO: 1995.
Principais autores e obras.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
TERCEIRA GERAÇÃO ROMANTICA
Martins Pena.
Memórias de um Sargento de Milícias
Danny Melo.  1852  Autor: Manuel Antônio de Almeida.
A Prosa Romântica Brasileira
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Prof.:Pecê.
ROMANTISMO - PROSA Século XIX.
O Romantismo no Brasil.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
Transcrição da apresentação:

PRINCIPAIS ESCRITORES DE PROSA ROMÂNTICA NO BRASIL JOSÉ DE ALENCAR PRINCIPAL FICCIONISTA ROMÂNTICO BRASILEIRO EXPLOROU EM SUA OBRA A LENDA, A HISTÓRIA, OS COSTUMES DA SOCIEDADE, A POLÍTICA E A VIDA COLONIAL SEUS ASSUNTOS ERAM O HOMEM E A TERRA BRASILEIRA, O BRASIL DO CAMPO E O DA CIDADE FOI TAMBÉM O MAIOR EXPOENTE DO INDIANISMO UTILIZA UMA SINTAXE BRASILEIRA, AFASTANDO-SE DA PORTUGUESA, INTRODUZ CONSTRUÇÕES TIPICAMENTE NACIONAIS E PALAVRAS INDÍGENAS

PRINCIPAIS ROMANCES ALENCAREANOS INDIANISTA – CONTEÚDO LÍRICO E DE FUNDAMENTAÇÃO MAIS LENDÁRIA DO QUE HISTÓRICA. MÍTICO E SIMBÓLICO. CRIAÇÃO DO MITO DO BOM SELVAGEM A QUEM ATRIBUI CARACTERÍSTICAS FIDALGAIS. ATENÇÃO AO VOCABULÁRIO TUPI E AOS COSTUMES INDÍGENAS. UBIRAJARA – ERA PRÉ-CABRALINA IRACEMA – ERA COLONIAL O GUARANI – ERA IMPERIAL 2) URBANO – TRATA DA VIDA CARIOCA, APRESENTANDO DRAMAS MORAIS E TIPO FEMININOS COMPLICADOS. OS TEMAS MAIS RECORRENTES SÃO O AMOR, O CASAMENTO POR INTERESSE, A SOCIEDADE PATRIARCAL E A IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO.

SENHORA LUCÍOLA DIVA A VIUVINHA ROMANCES URBANOS 3) HISTÓRICO – BASEADO MAIS NA IMAGINAÇÃO QUE NOS FATOS, REFERE-SE À CONQUISTA DEFINITIVA DA TERRA BRASILEIRA E À AMBIÇÃO DE IMIGRANTES E AVENTUREIROS INTERESSADOS NAS RIQUEZAS DA NOVA TERRA. TENTA AINDA REPRESENTAR MITICAMENTE AS NOSSAS ORIGENS E A FORMAÇÃO DO POVO. AS MINAS DE PRATA A GUERRA DOS MASCATES

4) REGIONALISTA – PAINEL DAS PRINCIPAIS REGIÕES DO PAÍS 4) REGIONALISTA – PAINEL DAS PRINCIPAIS REGIÕES DO PAÍS. ABORDA O EXTREMO SUL, O INTERIOR FLUMINENSE, O PLANALTO PAULISTA, O NORDESTE, FAZENDO UMA DESCRIÇÃO DE HÁBITOS E COSTUMES. O GAÚCHO O SERTANEJO O TRONCO DO IPÊ ALENCAR, COMO NENHUM OUTRO ESCRITOR, PREOCUPOU-SE EM RETRATAR AS VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS, INCLUINDO A SUA TERRA NATAL QUE É O CEARÁ.

MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS ROMANCE EXCÊNTRICO – DESTACA-SE POR CONTRARIAR ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO, ENTRE ELAS, A CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS. O TEXTO APRESENTA INTENÇÃO HUMORÍSTICA, AMOSTRAGEM DA VIDA CARIOCA DA ÉPOCA DE D. JOÃO VI, A SIMPLICIDADE DE SUAS PERSONAGENS: GENTE POBRE, MALANDRA, ESPONTÂNEA E SEM PEDANTISMO; A VISÃO PESSIMISTA ACERCA DA ESPÉCIE HUMANA; O EMPREGO DE EXPRESSÕES E FRASEADOS POPULARES; LINGUAGEM SIMPLE E DIRETA.

Leonardo Pataca – pai do protagonista Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida PERSONAGENS Leonardo Pataca – pai do protagonista Maria das Hortaliças – mãe do protagonista Barbeiro – padrinho do protagonista Parteira – madrinha do protagonista Luisinha – amor de Leonardinho Major Vidigal – autoridade máxima do Rio de Janeiro que persegue os Leonardos Leonardinho Protagonista Anti-herói Picaresco Malandro

EXEMPLOS DE TEXTOS ROMÂNTICOS FRAGMENTO I - Senhora Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. Duas opulências que se realçavam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante. Observem-se as metáforas que indicam o exagero na descrição da protagonista Aurélia Camargo: Estrela Rainha (cetro) Deusa Ídolo dos noivos Flor

Fragmento II – Memórias de um sargento de milícias Era a sobrinha de D. Maria já muito desenvolvida, porém, que tendo perdido as graças da menina, ainda não tinha adquirido a beleza de moça; era alta, magra, pálida; andava com o queixo enterrado no peito, trazia as pálpebras sempre baixas e olhava a furto; tinha os braços finos e compridos; o cabelo cortado, dava-lhe apenas até o pescoço, e como andava mal penteada e trazia a cabeça sempre baixa, uma grande porção lhe caía sobre a testa e olhos como uma viseira. Observe-se aqui que a protagonista é caracterizada sem idealizações contrariando todas as intenções dos românticos. Trata-se de uma moça sem nenhum encanto de rainha como no texto anterior