VALORIZAÇÃO CATALITICA DA GLICERINA DA PRODUÇÃO DO BIODIESEL EM DIOIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. André Luiz Fiquene de Brito
Advertisements

Oxidação através de H2O2/UV
Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Industrial Farmacêutica
Reações Orgânicas.
PROCESSOS INDUSTRIAIS
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
Síntese e Modificação de Polímeros
Reatores Heterogêneos
ZEÓLITA FAUJASITA.
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho
Álcoois Reações de Eliminação.
Disciplina: Reatores Químicos e Catálise Carga-Horária: 60 h (80 h/a)
Reações de substituição
Química Cinética Química.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Departamento de Engenharia Química UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE Departamento de Química GOVERNO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP
Juliana Ribeiro Mariotto
Tópicos de pesquisa em química teórica e computacional
Prof. Carlos Augusto Pires (Guto)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS.
QUÍMICA DESCRITIVA.
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Termoquímica é a área da Química
Reações homogêneas e heterogêneas
Departamento de Química (FCUP) Centro de Investigação em Química (CIQ)
Gaseificação Térmica de Biomassa
IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William.
Universidade Federal de Mato Grosso
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
PROGRAMA NACIONAL DE BIODIESEL Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Renata Rodrigues Santos Valois (GRA)
Sistemas reacionais multicomponentes multifásicos
TERMOQUÍMICA Estuda as variações de calor ou de entalpia que acompanham as reações químicas.
ENERGÉTICA, CINÉTICA E INVESTIGAÇÃO DE MECANISMOS
Cinética Química.
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Cinética e Cálculo de Reatores
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
Drª. Simoni M. Plentz Meneghetti
Profa: Nádia Fátima Gibrim
Obtenção e acompanhamento cinético através da transesterificação enzimática utilizando gordura animal Ciências Agronômicas/Ciências Biológicas/Matemáticas.
DHreação = ∑Hprodutos − ∑Hreagentes
Biodiesel Apresentação inspirada na tradução da publicação do website:
Programa Biodiesel no Rio Grande do Norte
Simulação de Escoamentos Reativos
Pré-sinterização ativada por plasma
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Cinética Química A → B aA + bB  cC + dD Definição e Objetivo:
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
16972-Luis Fernando Villa Rios
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE ÉSTERES ALQUÍLICOS A PARTIR DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO ALCÓXIDOS. Caroline Pacheco Garcia e Dra Rachel Feverzani.
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
CÁLCULO DE FÓRMULAS.
Introdução à Engenharia Bioquímica
Reações de Adição 3° Ano - Escola Villare.
Desenvolvimento de Processos Químicos
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
EQUILÍBRIOS.
Apoio Financeiro: FAPESC Determinação de maltose em xarope produzido com resíduos de arroz como fonte de amido. Engenharias: Processos Bioquímicos Maiara.
Carboidratos.
Transcrição da apresentação:

VALORIZAÇÃO CATALITICA DA GLICERINA DA PRODUÇÃO DO BIODIESEL EM DIOIS Prof. Dr. Nelson Medeiros de Lima Filho Laboratório de Processos Catalíticos e Reatores Químicos - Departamento de Engenharia Química - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química / UFPE , 50740-521 - RECIFE - PE – BRASIL , E-mail: med@ufpe.br

INTRODUÇÃO Na direção que privilegia o desenvolvimento de novos processos químicos catalíticos, o Grupo de Reatores Químicos e Catálise da UFPE, criado em 1985, vem desenvolvendo suas atividades de pesquisa dentro das linhas de transformação e valorização química catalítica de rejeitos industriais. No presente projeto de pesquisa serão introduzidas modificações a um sistema catalítico, com a associação de cátions promotores provenientes de metais alcalinos e alcalinos terrosos, procurando-se obter seletividade em Etilenoglicol e Metanol a partir da hidrogenólise catalítica da glicerina.

OBJETIVO GERAL Valorizar a glicerina proveniente da produção do biodiesel por hidrogenólise catalítica em produtos de interesse industrial, particularmente em dióis (etilenoglicol e propanodiol-1,2 e 1,3) onde a produção mundial em etilenoglicol é da ordem de 650.000 toneladas/ano. Avaliação do potencial técnico e econômico destes produtos e processos para aplicação industrial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Formular e caracterizar um sistema catalítico seletivo em dióis e alcoóis a partir do valorização química da glicerina; Investigar as condições ótimas de operação do processo, T e P em reator batelada; Caracterizar reagente e produtos provenientes do processo por cromatografia gasosa CG/MS e cromatografia líquida (HPLC); Desenvolver a modelagem cinética do processo; Montar e avaliar uma unidade piloto de bancada que permita produzir de forma contínua e seletiva os dióis desejados (etilenoglicol e propanodiol-1,2 e 1,3) e Metanol;

REAÇÕES ESPECÍFICAS AO PROCESSO Glicerina 2 H /catalisador CH OH + 3 C-CH-CH HO H OH C-CH CHOH C-CH2-CH Propanodiol-1,2 Propanodiol-1,3 Etilenoglicol Metanol

METODOLOGIA A SER APLICADA Impregnação via umida Preparação Otimização de Parâmetros Absorção Atômica XPS MEV Infravermelho BET TGA TPR TPO Metal/C Metal-Cátion/C Reator trifásico PARR 3543 a leito de lama HPLC/IR CG/MS Identificação Reagentes e Produtos Metodologia Analítica Formulação Dióis Caracterização Testes catalíticos

MONTAGEM EXPERIMENTAL REATOR TRIFÁSICO A LEITO DE LAMA

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS REATOR MODELO PARR HPLC COM DETECÇÃO A INDICE DE REFRAÇÃO

CONSIDERAÇÕES A SEREM APLICADAS AO PROCESSO Glicerina e hidrogênio devem adsorver em diferentes sítios do catalisador; O meio alcalino favorecerá as reações de hidrogenólise com quebras nas ligações C2-C3; Introdução de sais promotores deverá favorecer as reações dando uma boa seletividade em produtos desejados (etilenoglicol e metanol); Nas temperaturas acima de 180°C deveremos encontrar o favorecimento ao processo de hidrogenólise da glicerina; Mantendo-se a pressão de hidrogênio constante pretende-se garantir o teor de hidrogênio na fase líquida favorecendo as reações de hidrogenólise da glicerina.