CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
Introdução à Mitologia Grega
A GRÉCIA ANTIGA.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
Conheça um pouco da mitologia grega.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
1ª aula de Filosofia – 6º ano
AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA
O nascimento da filosofia
FILOSOFIA.
Características da pólis
CARACTERÍSTICAS E CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Trabalho Elaborado por:
Escola Básica Integrada de Vila Cova Março de 2007
Macedônia.
Religião grega Zeus.
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Grécia - Cultura e Sociedade.
História.
A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura.
Prof. Everton da Silva Correa
A passagem do mito à Filosofia
Grécia uma cultura fantástica
DEUSES.
Unidade V Assunto 1 Creta Localizar geograficamente a Ilha de Creta
Professsora: Aíla Rodrigues
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa
Os modos de pensar. Os modos de pensar O mito de Prometeu Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entregá-lo aos homens. Fez do limo da terra.
Etnografia e Etnologia
Aula 1 Mito e Razão.
MITO.
MITOLOGIA GREGA.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Aluno: Vinícius Nascimento. Mecânica I
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Cultura Grega.
Trabalho do Grupo 4 Xenófanes de Cólofon. Xenófanes de Cólofon (cerca de 570 a.C a.C.) filósofo grego que nasceu em Cólofon, na Jonia. Acredita.
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
Douglas Fernando Blanco
Grécia - Cultura.
Introdução à História da Filosofia
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Conhecimento mítico Filosófico Científico >Mito e religião
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
O Nascimento da Filosofia
História da Antiguidade Clássica e Roma
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Do Mito à Filosofia.
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Grécia Antiga Mitologia.
FILOSOFIA.
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Grécia: período clássico e período helenístico
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Sócrates e o nascimento da Filosofia
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Religião na Antiga Grécia
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia, História e Artes História – 1° ano / 2014 Prof. Lisiane

“No início tudo era caos “No início tudo era caos. Libertaram-se, depois, NIX (a noite do alto) e seu irmão ÉREBO (obscuridade dos infernos). Os dois, pouco a pouco, foram se separando. Nix instalou-se numa imensa esfera que se dividia em duas metades: URANO (abóboda celeste) e GEA (Gaia – terra). Da união entre Urano e Gea nasceram os poderosos titãs, os ciclopes, os monstros de cem braços, os gigantes e outras divindades fantásticas distribuídas pela terra. CRONOS destronou seu pai Urano e se converteu no soberano do Universo e devorador de seus próprios filhos. ZEUS, seu filho menor, foi salvo por RÉIA, sua mãe. Zeus, depois de vencer os titãs e os gigantes, tornou-se senhor do Universo.”

A religião era um dos elementos culturais que davam unidade ao mundo grego. Ela apresentava duas características principais: era politeísta e antropomórfica. MITOLOGIA: conjunto de lendas e crenças, integrantes da cultura de um povo, que utiliza elementos simbólicos e sobrenaturais para explicar a realidade e dar sentido à vida humana. A mitologia grega se apresenta POLITEÍSTA, porque os gregos adoravam diversos deuses; e ANTROPOMÓRFICA, porque seus deuses tinham forma e comportamento semelhante aos dos homens. . A palavra antropomórfica vem do grego antropo, homem e morfo, forma.

“Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material.”

Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos: violentos, sanguinários, artificiosos, invejosos, imorais, havendo entre eles parentescos, casamentos, rivalidades e união. Intervinham, às vezes, nos problemas humanos. Tornavam-se mesquinhos, muitas vezes castigando aqueles que eram completamente felizes.

Os gregos não somente imaginavam seus deuses, como lhes atribuíam uma personalidade, uma história e muitas aventuras. Os relatos fantásticos dos feitos dos deuses formam a mitologia, que foi elaborada lentamente através dos séculos, durante os quais se formou o próprio povo grego.

Muitos homens notáveis foram também elevados à categoria de semideuses, acumulando-se assim um conjunto de crenças, de tradições, de contos populares. Os poetas e os artistas modelaram a imagem definitiva dos deuses. Homero definiu e caracterizou sua personalidade. Hesíodo, autor de Teogonia, relacionou seus laços de parentesco. A mitologia procura explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens. Osvaldo Rodrigues de Souza História Antiga e Medieval – Ed. Ática, 1984 (Texto adaptado) Gilberto Cotrim História e Consciência do Mundo – Ed. Saraiva, 1998 (Texto adaptado)

Filosofia pré-socrática = explicar a natureza do mundo. A filosofia se opunha à mitologia na medida em que buscava explicações mais racionais para as questões da vida. Filosofia pré-socrática = explicar a natureza do mundo. Filosofia socrática = preocupação com o indivíduo e a sociedade. Filosofia sistemática = observação e escritos sobre variados campos do conhecimento.

Dentro do processo de “contestação/questionamento das explicações míticas, os gregos desenvolveram uma narrativa de fatos baseada em descrições reais dos eventos. Foi o princípio, a base da História, desenvolvida por Heródoto (chamado de “pai da História”). Tucídides aprofundou o uso do pensamento racional e procurou tornar a narrativa dos acontecimentos mais objetiva.

As artes gregas, numa visão ampla, buscavam expressar a “semelhança humana com os deuses do Olimpo”. Isso é visível nas esculturas, pinturas e ornamentos em vasos, e nas construções dos templos dedicados ao culto a esses deuses. O teatro trouxe a comédia e a tragédia, sempre encenadas por atores masculinos usando máscaras.