Posicionamento de Plásticos em Revista em seu segmento editorial Porto Alegre, Maio de 2006.

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Transcrição da apresentação:

Posicionamento de Plásticos em Revista em seu segmento editorial Porto Alegre, Maio de 2006

Sumário Método Objetivos Público Sobre as publicações do setor Sobre a Plásticos em Revista Cruzamentos 31 Conclusões 36

Método 03

O método científico utilizado foi Pesquisa Descritiva Quantitativa, não-probabilística, com técnica de amostragem por conveniência. Período da Coleta de Dados: 15 de março a 4 de maio de

Objetivos 05

Objetivo Principal Identificar o posicionamento de Plásticos em Revista frente aos seus concorrentes no mercado editorial brasileiro. Objetivos Específicos Identificação espontânea das publicações Identificação das publicações lidas Grau de atenção dos anúncios Avaliação da performance de Plásticos em Revista Identificar consulta posterior 06

Público 07

Entrevistados A partir dos gráficos abaixo, é possível perceber que a distribuição da amostra segue de modo aproximado as características da população total quanto ao segmento de atuação. 08

Região As regiões com maior representatividade no estudo foram o Sudeste (51,0%) e o Sul (42,7%), o que mostra sintonia com a caracterização da amostra total. Vale ressaltar que o fato de a maioria dos formadores de opinião estarem instalados também nestas duas regiões contribuiu para o elevado percentual de responden- tes nestes locais. 09 Grau de Instrução Quanto ao grau de instrução dos pesquisados nota-se que a maioria (66,0%) possui formação superior e alguns também são pós-graduados (17,0%).

Cargo Seguindo a análise do perfil do público da pesquisa, percebe-se que grande parte dos entrevistados possui cargos ligados à gerência ou à diretoria/presi- dência da empresa. Dentre os Formadores de Opinião, esta soma representa aproximadamente 90,0% dos pesquisados, enquanto que entre os Transformadores esse percentual é de 73,8%. Gerência Diretoria / Presidência Supervisão / Coordenação Outros 10

Sobre as publicações especializadas no setor plástico 11

Esta parte do estudo é realizada sem identificar a pesquisa como sendo para a Plásticos em Revista. O objetivo é avaliar o posicionamento dessa publicação em relação a seus principais concorrentes, assim como analisar a preferência dos leitores por revistas do setor, abordando vários atributos das publicações. 12

Quais revistas conhece X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B Outra Sobre as revistas conhecidas pelos entrevistados, nota-se que os Formadores de Opinião têm um bom conhecimento das principais publicações do setor, o que era de se esperar. Entre os Transformadores, é possível perceber que há mais restrições quanto ao conhecimento de revistas da área: 64,4% disseram conhecer a Plásticos em Revista, apenas 41,6% conhecem a Revista A e apenas 37,6% conhecem a Revista B. 13 Resposta Múltipla

14 Quais revistas recebe X Público Plásticos em Revista Revista B Revista A Outra Da mesma forma que na questão anterior, é possível perceber que, percentualmente, os Formadores de Opinião têm um contato mais amplo e homogêneo com as principais publicações do setor. Os Transformadores, por sua vez, possuem contato mais direcionado a revistas especializadas em seus segmentos, e por isso, possuem menores percentuais de contato com as principais revistas do setor. Excetua-se apenas o percentual de entrevistados que recebem a Plásticos em Revista (64,9%), que mostrou-se bem significativo. Resposta Múltipla

Quais revistas tem hábito de ler X Público Plásticos em Revista Revista B Revista A Outra Um resultado interessante é que, Plásticos em Revista é a publicação mais lida entre os Formadores de Opinião, mesmo este público tendo demonstrado o conhecimento de outras revistas da área. A segunda mais lida é a Revista B, seguida da Revista A. Entre os Transformadores, Plásticos em Revista também é a mais lida (60,9%), seguida da Revista A e após, da Revista B (resultado inverso ao observado nos Formadores de Opinião). 15 Resposta Múltipla

Qual revista guarda para consultar X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B Outra Quando indagados sobre qual revista guardam para consultar, percebe-se que a mais citada entre os Formadores de Opinião é a Plásticos em Revista (47,1%), resultado semelhante ao que ocorre entre os Transformadores (40,1%). A Revista A e Revista B foram citadas, mas com percentuais relativamente inferiores. Resposta Única 16

Principais atributos que as publicações especializadas em plásticos devem ter, na visão dos entrevistados (Geral) Novidades / Tendências do mercado Apresentar inovações (tecnológicas, produtos, matérias-primas, máquinas) Bom conteúdo Informações (produtos, matérias-primas, tecnologias, mercado, fornecedores) 72,7% 20,2% 16,2% 13,0% Resposta Múltipla 17 NS – 4,0% Quanto aos atributos que uma publicação especializada no setor de plásticos deve ter, pode-se enumerar os mais citados: novidades e tendências do mercado (72,7%), apresentar inovações tecnológicas (20,2%), ter bom conteúdo (16,2%) e apresentar informações sobre o setor (13,0%). Também foram citados outros atributos, por 33,2% do público pesquisado, que apareceram de forma menos significativa. Outros* 33,2%

Qual a melhor revista do setor plástico? Plásticos em Revista Revista ARevista B 60,8% 9,8% 7,8% Formadores de Opinião NS = 7,8% Outros = 2,0% Todas são iguais = 11,8% Plásticos em Revista Plásticos em Revista Revista ARevista B 39,1% 22,5% 12,3% Geral NS = 11,9% Outros = 4,8% Todas são iguais = 9,1% Resposta Única Revista ARevista B 33,7% 26,2% 12,9% Transformadores NS = 12,9% Outros = 5,5% Todas são iguais = 8,4% 18 Quando indagados de forma espontânea sobre qual a melhor revista do setor, a publicação mais citada foi a Plásticos em Revista, o que demonstra a preferência dos entrevistados. Nota-se, porém, que entre os Transformadores o percentual de entrevistados que citou esta publicação (33,7%) foi percentualmente menor se comparado com os Formadores de opinião (60,8%). Também é possível notar que a segunda revista mais citada pelos Formadores de Opinião foi a Revista B, enquanto que a segunda mais citada entre os Transformadores foi a Revista A.

Por que esta é a melhor? 19 Esta questão apresentou uma grande variedade de respostas, até mesmo porque os entrevistados poderiam informar mais de um motivo para apontar determinada revista como a melhor. As razões mais citadas foram o fato da revista ser a única conhecida (20,0%), ter bom conteúdo ou conteúdo mais interessante (18,5%), ser completa (16,0%), apresentar as tendências e inovações do mercado (7,5%) e ser atualizada / ter assuntos atuais (7,5%). Ainda foram citados vários outros motivos (por 58,0% de entrevistados), mas foram ocorrências percentualmente menos significativas. Resposta Múltipla

Revista com informações mais úteis X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B A respeito de qual publicação consideravam ter informações mais úteis para seu cargo, pode-se notar que a Plásticos em Revista foi a mais citada. Resposta Única 20

Revista que publica informações mais confiáveis X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B Sobre a revista que publica informações mais confiáveis, nota-se que a Plásticos em Revista foi a mais citada entre os dois públicos. É possível perceber que os percentuais não somam 100% no gráfico porque optou-se por mostrar somente as três revistas mais apontadas pelo público. Também é interessante ressaltar que os percentuais de indicações das revistas mostraram-se pequenos, visto que muitos entrevistados não souberam responder esta questão. NS = 27,7% NS = 21,6% Resposta Única 21

Revista com maior isenção X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B No que diz respeito à isenção das revistas do setor, pode-se perceber que nos dois públicos a publicação mais apontada foi a Plásticos em Revista. É importante ressaltar, porém, que as outras duas principais revistas do setor foram citadas com percentuais significativos em relação à Plásticos. Além disso, muitos entrevistados mostraram não ter opinião formada sobre o assunto e não souberam responder. NS = 22,8% NS = 17,6% Resposta Única 22

Revista com melhor apresentação visual X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B Quanto à questão que indaga qual revista tem a melhor apresentação visual, novamente a Plásticos em Revista foi a mais citada (em ambos os públicos entrevistados), seguida da Revista A e da Revista B. Entre os Formadores de Opinião, nota-se que os percentuais de cada publicação estão bastante próximos, o que indica certa heterogeneidade entre as opiniões deste público. Resposta Única 23

Revista com matérias mais interessantes X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B Sobre a revista que possui as matérias mais interessantes, é possível notar a diferença de opiniões entre os Formadores de Opinião e os Transformadores. Nos primeiros, a Plásticos em Revista é disparada a publicação mais citada (70,6% dos entrevistados) seguida de outras citações menos significativas. Nos segundos, esta revista também é a mais citada (38,6%) porém em menor percentual. Resposta Única 24

Revista com visão mais mercadológica X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B Quando indagados sobre qual revista possui a visão mais mercadológica, vê-se que a Plásticos em Revista foi a mais citada entre os Formadores de Opinião (64,7%) e entre os Transformadores (38,1%). As outras publicações mais citadas foram a Revista A e a Revista B, entre o segundo público, enquanto que no primeiro esse resultado aparece de forma invertida. Resposta Única 25

Revista mais completa e abrangente X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B A publicação considerada como mais completa e abrangente foi a Plásticos em Revista (por ambos os públicos pesquisados). Vale ressaltar que os Formadores de Opinião apontaram a Revista A e a Revista B de maneira menos significativa em relação à primeira revista mais citada. Já os Transformadores que citaram estas revistas representam percentuais mais próximos da Plásticos em Revista. Resposta Única 26

Revista que mais contribui para seu negócio X Público Plásticos em Revista Revista A Revista B Sobre a publicação que mais contribui para o negócio do entrevistado, nota-se que, igualmente às questões anteriores, a Plásticos em Revista é a mais citada entre os dois públicos. Resposta Única 27

Sobre a Plásticos em Revista 28

67,1% dos leitores da revista declararam que lêem todas as seções da revista E ainda... 17,4% disseram ler a seção Tendências 12,6% afirmaram ler o Caderno de Marketing 34,7% lêem outras seções* Avaliação do conteúdo das seções da revista: Está satisfatório Está bom mas poderia melhorar Está insatisfatório 68,3% 29,9% 0,6% Responda: “O que poderia melhorar?” A partir deste ponto do estudo, a pesquisa é identificada como sendo da Plásticos em Revista NS = 1,2% 29 NS = 2,4% Outras seções*: Oportunidades (14); Especial (13); Visor (7); Editorial (5); Rasante (5); Ponto de vista (4); Bate - Pronto (3); Agenda (1); Sobre plásticos recicláveis (1); Reportagens de Capa (1); Anúncios (1); Distribuidores (1); Pesquisas, sobre extrusão e resinas de PVC (1).

95,2% dos leitores da revista lêem os anúncios da revista Estes leitores atribuíram nota 8,33 para a qualidade gráfica dos anúncios Atualização das matérias8,07 Avaliação da Revista Conteúdo mercadológico8,17 Conteúdo técnico8,05 AVALIAÇÃO GERAL8,15 30 A avaliação da revista pelos leitores pode ser considerada boa, sendo que a média de satisfação geral com a revista ficou em 8,15. O conteúdo técnico foi o item que obteve menor média. A satisfação com a qualidade gráfica dos anúncios veiculados foi bastante positiva (média 8,33). Sobre os anúncios A escala utilizada nesta questão compreende notas de 1 a 10

Cruzamentos 31

32 O cruzamento acima mostra as avaliações sobre a Plásticos em Revista a partir dos dois públicos pesquisados. É possível perceber que os Formadores de Opinião apresentaram notas maiores do que os Transformadores nas questões de avaliação do conteúdo mercadológico da revista, da atualização das matérias e na avaliação geral. As questões referentes à qualidade gráfica dos anúncios e ao conteúdo técnico da revista, por sua vez, obtiveram as maiores notas médias entre os Transformadores, talvez pelo fato destas características serem mais observadas por fazerem parte do dia-a-dia destas empresas. Avaliação da revista X Público Resposta Única Avaliação Público Formador de Opinião TransformadorGeral Qualidade dos anúncios 8,07 8,41 8,33 Conteúdo mercadológico 8,32 8,12 8,17 Atualização das matérias 8,30 7,988,07 Conteúdo técnico7,93 8,09 8,05 Avaliação Geral 8,27 8,11 8,15

Qual a melhor revista X Poder de decisão na empresa Nos cruzamentos a seguir, foi realizada uma re-categorização da variável cargo para medir o poder de decisão nas empresas pesquisadas. Foi considerado que a categoria “Poder de Decisão Total” seria formada por entrevistados que possuem cargos da diretoria ou presidência, enquanto a categoria “Poder de Decisão Parcial” seria constituída por pelos cargos de gerência. É possível notar que a Plásticos em Revista é a publicação mais citada, tanto entre o público com Poder de Decisão Total quanto entre aqueles que possuem Poder de Decisão Parcial. 33

Qual revista guarda para consultar X Poder de decisão na empresa Os gráficos elaborados mostram que a maior parte dos pesquisados que possuem Poder de Decisão Total dentro de sua empresa guarda a Plásticos em Revista para consulta posterior. Entre os entrevistados com Poder de Decisão Parcial, a Plásticos em Revista também obteve o percentual mais elevado de citações, seguida da Revista A e Revista B. 34

Lê anúncios na Plásticos em Revista X Poder de decisão na empresa Em relação à leitura dos anúncios da Plásticos em Revista, percebe-se que entre os entrevistados que possuem Poder de Decisão Total na empresa, a quase totalidade tem costume de ler os anúncios desta publicação. Entre os pesquisados com Poder de Decisão Parcial, a grande maioria também lê os anúncios, o que significa um resultado muito positivo para a Plásticos em Revista. 35

Conclusões 36

37 A partir dos resultados analisados neste estudo, é possível construir algumas percepções quanto ao posicionamento da Plásticos em Revista no segmento e as necessidades dos leitores do setor. Uma das conclusões tiradas do estudo é que a Plásticos em Revista é a melhor revista do segmento, tanto para os Formadores de Opinião quanto para os Transformadores. Além disso, é a mais utilizada para consultas posteriores, sendo a principal referência editorial do mercado de plásticos no Brasil. O índice de leitura dos anúncios é extremamente alto, principalmente entre os Formadores de Opinião. Aliado a isso, tem-se a avaliação dos anúncios, que foi bastante positiva (8,33). Os leitores de revistas do setor plástico preocupam-se em ficar informados sobre o mercado nacional e internacional (tendências, influências econômicas, inovações em produtos e equipamentos).

Alguns leitores ainda comentaram que gostariam de ver cotações de preços na revista. Neste ponto, deve-se lembrar do posicionamento da revista no mercado, visto que ela não é um catálogo de produtos, e sim, uma publicação que existe com o intuito de levar informações sobre tendências de mercado para profissionais do setor. Sendo assim, o que ela pode fazer é acompanhar as tendências de preços de alguns produtos (resinas e equipamentos). É importante reforçar a isenção editorial da revista, especialmente para o público “Formador de Opinião”, visto que representam empresas e instituições importantes no setor plástico nacional. Além disso, isto torna-se imprescindível para a própria imagem da Plásticos em Revista, já que é organizadora do maior prêmio do setor plástico no Brasil. 38

A Destaque Pesquisa & Marketing é uma empresa que tem como foco principal a realização de Pesquisas de Marketing – como Potencial de Mercado, Satisfação de Clientes, Teste de Produto, Teste de Marca, Teste de Conceito, Pesquisas de Clima Organizacional, Elasticidade e Preço, Avaliação da Responsabilidade Social, Pesquisas de Opinião, entre outras - que são ferramentas para avaliar o entorno competitivo onde as empresas estão inseridas (ou pretendem se inserir). Desde 1997 a empresa vem conquistando espaço, buscando constantemente a satisfação de seus clientes e concentrando esforços na qualidade, na rapidez de realização dos projetos, em preços competitivos e sugerindo recomendações gerenciais de Marketing que possibilitem ao cliente solucionar os seus problemas mercadológicos. Alguns de nossos clientes são: Philip Morris Ultragaz Marcopolo GE Supply Imerys do Brasil Innova Petroquímica Dacarto Benvic Solvay Indupa 39 Aracruz Celulose Medabil Varco-Pruden Rio Grande Energia Cia Energética do Maranhão LCA Consultores Peccin SA Zamprogna RBS Direct York International Unimed VTRP Aon Affinity Replas AMCHAM Editora Definição Editora EPSE. Madison Comunicações

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