Objetivos do Jogo Crescimento e Autoafirmação Pessoal – valoriza o estado de saúde do próprio corpo – tomada de consciência da importância da prevenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

OS INVASORES DO ORGANISMOS E OS MECANISMOS DE DEFESA
CITOCINAS 18/04/07 A 24/04/07.
Fisiologia da Circulação
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
Regras de ouro da Educação Física
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
RESPOSTA IMUNE HUMORAL II
SISTEMA IMUNOLÓGICO Defesas do organismo
IMUNOLOGIA.
Sistema Circulatório.
SISTEMA LINFÁTICO Sistema complexo formado pela LINFA, VASOS LINFÁTICOS, ÓRGÃOS LINFÁTICOS. Funções: recolher o líquido tissular que não retornou aos.
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
IMUNIDADE CONTRA VÍRUS
O SISTEMA IMUNOLÓGICO O sistema imunológico (ou sistema imune) é dividido, classicamente, em sistema imune adaptativo (SIA) e sistema imune inato (SII).
Marcos Alexandre Barros
INF 1771 – Inteligência Artificial
Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
TUBERCULOSE.
O TERAPÊUTA É O MELHOR PROFISSIONAL, QUANDO TORNA- SE O MELHOR PACIENTE DE SI MESMO!
IMUNIDADE E TIPOS DE RESPOSTA IMUNOLÓGICA
Imunidade e controlo de doenças
Apresentação do TCC Jogo: Designo (DEMO).
Transferência de aprendizagem
Tecido sanguíneo e seu papel na imunidade Capítulo - 12
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Características gerais da Resposta Imunológica
Divisão (semana 6).
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
SISTEMA LINFÁTICO (LINFA, VASOS LINFÁTICOS)
Prof. Ana Rita Rainho Sistema Imunitário.
Aplicação no diagnóstico e terapêutica de doenças
Profa. Adriane Martins Dias
Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entender a Diabetes.
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
TÉCNICAS DE ENSINO.
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Sistema Imunitário.
FUTSAL 2012.
Ciências da Natureza e suas
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
Sistema circulatório.
MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO
ATAQUE AO FORTE DADOS DO ATAQUE Data: 22nov10 Dia: Segunda-feira Horário: 21h00 (Servidor) 22h00 (horário de verão) Nome: Fortress SM - United Tamanho.
Depto Medicina Veterinária
Imunologia - Imunidade
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Imunologia - Imunidade
Imunoprofilaxia, Vacinas e Soroterapia
Imunologia Básica - Biomedicina
Profa. Adriane Martins Dias
Células do Sistema Imune
Imunidade aos Parasitas
Jogo didático.
Sistema cardiovascular
Imunologia das Infecções Imunidade Adaptativa Contra a Infecção
Desenvolvimento motor
Sistema Imunológico Prof. Adrean.
VÍRUS.
Resposta Celular II Mariana. Fases da Resposta Celular  Reconhecimento do Ag  Ativação  Expansão clonal  Diferenciação  Funções efetoras/ações.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Copyright © RHVIDA S/C Ltda. A autorização da veiculação deste artigo digital, foi concedida à Mon Ville Alimentação, pela Dra. Maria.
ANATOMIA.
IMUNIDADE ADQUIRIDA DEFESA ESPECÍFICA 1.
Transcrição da apresentação:

Objetivos do Jogo Crescimento e Autoafirmação Pessoal – valoriza o estado de saúde do próprio corpo – tomada de consciência da importância da prevenção. Desenvolvimento do Pensamento – promove o desenvolvimento de competências de investigação e observação Pessoa e Meio –desenvolve a iniciativa pessoal através do:  trabalho em colaboração  espírito empreendedor  confiança mútua e responsável. Meios Transversais de Ensino – melhora os processos de aprendizagem através de tecnologia de informação  Conhecendo as características particulares das bactérias  Compreendendo os princípios básicos dos mecanismos de defesa do organismo

Público alvo Estudantes de ensino médio Estudantes universitários Aprendizagem esperada Conhecer as bactérias e sua capacidade de multiplicação e transferência de material Conhecer os órgãos que compõem o sistema imunológico Conhecer os mecanismos de defesa do sistema imunológico Conhecer a resposta imune adaptiva Conhecer as funções específicas dos linfócitos Aprender o que são antígenos

O JOGO 5 etapas onde o jogador vai conhecendo o sistema imunológico Luta conta as bactérias que presentes no organismo a ser defendido Necessário conhecimento de biologia e de imunologia Introdução ao Jogo Vídeo com apresentação dos personagens Idéia geral de suas funções no organismo

1º Movimento: Escolher um inimigo – entre bactérias intracelulares ou bactérias extracelulares

Entrando no Jogo O jogador entra no laboratório e manipula seu microscópio 1. Construção dos elementos obedecendo a uma ordem 2.Um cronômetro desconta 15 segundos por cada elemento errado 3.Cada elemento correto ganha 5 segundos 4.Múltiplos erros provocam o término do tempo disponível 5.Em caso de erros, surge um assistente virtual “Dr. Mario Ross” 6.Caso o tempo se expire, o aluno recomeça da etapa zero. 7.Em caso de acerto, a bactéria se duplica rapidamente 8.Em seguida, sai do laboratório e aguarda para atacar uma vítima Etapa 1

1ª Batalha: 1.O Jogador enfrenta a situação de um corpo sendo infectado 2.A temperatura corporal sobe, surgindo febre 3.O jogador deve trazer um macrófago que irá fagocitar as bactérias 4.Começa uma batalha entre o macrófago e as bactérias a fagocitar 5.Bactérias se multiplicam mais rapidamente 6.Em caso de necessidade, há necessidade de se trazer novo macrófago 7.A temperatura sobe. Se chegar a 38º surge um alerta. 8.Ao chegar a 42º, o jogador perde. 9. Para evitar perder, o jogador deve trazer a célula dendrítica 10. A célula come a bactéria e começa a viagem em busca dos linfócitos 11. Os linfócitos apóiam essa batalha. Etapa 2

A viagem da célula dendrítica Etapa 3 1.A ativação da célula permite que ela entre nos vasos linfáticos 2.Ali recolhem a maior quantidade de citocinas 3.Chegam ao gânglio linfático 4.O jogador ganha pontos por cada citocina que recolher 5.O jogador não pode se chocar conta as paredes dos vasos 6.A colisão provocaria perda de energia 7.Se a energia alcançar zero, o jogador perde. Essa etapa ocorre em paralelo a etapa 2 1. Com a tecla de espaço, movimenta-se de uma tela para a outra 2. Importante comer bactérias com o macrófago enquanto a célula dendrítica se dirige ao gânglio 3. A célula dendrítica deve chegar ao gânglio antes da temperatura alcançar 42º 4. Para se controlar a célula dendrítica se pode utilizar as setas do teclado.

Etapa 4: A montagem dos linfócitos 1. Ao chegar ao gânglio linfático, a célula deve trespassar as citocinas 2. O jogador move a célula com o mouse até o ângulo em que será lançada 3. A tecla de espaço serve para mover a barra de poder que dará força 4. Pressionando novamente o espaço, a citocina será lançada. 5. O jogador deve enviar as citocinas ao linfócito a partir do tipo de bactéria que está atacando 6. Caso a bactéria seja intracelular, deverá enviar interferon gama 7. Caso a bactéria seja extracelular, deverá interleucina 4 8. A cada acerto, os pontos aumentam, diminuindo com os erros 9. Com os acertos adequados, o linfócito virgem se converterá em TH1 ou em linfócito B e voltará ao lugar da batalha.

Etapa 5: A Batalha Final 1. O linfócito B ou o TH1 voltam ao lugar da batalha 2. Encontram bactérias se multiplicando rapidamente e prontas para atacar o organismo 3. Com o mouse, aponta-se para o lugar onde o linfócito B disparará anticorpos 4. Ou o linfócito TH1 disparará interferon, eliminando a maior quantidade de bactérias possíveis. Importância da destreza Se o jogador for lento, a temperatura chegará a 42º, perdendo o jogo Se for suficientemente rápido, a infecção é contida e o jogo está ganho!