VOLEIBOL Profº. Esp. Jacy Pereira da Rocha Técnico nível II pela CBV

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Transcrição da apresentação:

VOLEIBOL Profº. Esp. Jacy Pereira da Rocha Técnico nível II pela CBV Árbitro pela Federação de Brasília Graduado pela UCB – DF Pós graduado em Treinamento Esportivo – UGF Esp. Em Treinamento Funcional

REGRAS OFICIAIS DO VOLEIBOL (2013 – 2016) Aprovadas pelo 33º Congresso da FIVB de 2012

VOLEIBOL Foi criado em 1895 – William G. Morgan diretor de Ed. Física da ACM – na cidade de Holyoke (Massachusetts); Objetivo principal: marcar pontos fazendo com que a bola toque o solo na quadra do adversário. No Brasil diferentes versões, introduzido pela 1ª. vez no país em 1915, no Colégio Marista de Recife, outro relato chegou em 1916 ou 1917 – ACM – em SP. Há quem afirme que o Fluminense em 1923 organizou no RJ o primeiro torneio. 1954 – Fundação da Confederação Brasileira de Voleibol 1964 – o voleibol foi inserido nos Jogos Olímpicos de Tóquio

QUADRA DE JOGO

QUADRA DE JOGO

EQUIPES A equipe é constituída de até 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico. Somente os jogadores registrados na súmula podem entrar na quadra e participar da partida.

UNIFORME O uniforme dos jogadores consiste em camiseta, calção, meias e calçado esportivo. A cor e o feitio das camisetas, calções e meias devem ser iguais para a equipe (exceto para o Líbero). As camisetas dos jogadores devem estar numeradas de 1 até 18. O capitão da equipe deve ter na sua camiseta uma fita de 8 x 2cm sublinhando o número, no peito. Os jogadores podem usar óculos, por sua própria conta e risco. Ambos o capitão da equipe e o técnico são responsáveis pela conduta e disciplina dos membros de sua equipe. Os Líberos não podem ser os capitães da equipe.

Uma equipe marca um ponto: PONTUAÇÃO PARA MARCAR UM PONTO Uma equipe marca um ponto: 1) quando é bem sucedida em fazer a bola tocar a quadra adversária; 2) quando a equipe adversária comete uma falta; 3) quando a equipe adversária recebe uma penalidade.

FALTAS Uma equipe comete uma falta ao fazer uma ação contrária às regras (ou às violando de outra maneira). Os árbitros julgam as faltas e determinam as penalidades de acordo com as regras. - Se duas ou mais faltas são cometidas sucessivamente, somente a primeira é contada - Se duas ou mais faltas são cometidas por adversários, simultaneamente, uma FALTA DUPLA é marcada e o “rally” repetido.

RALLY Um “rally” é a sequencia de ações de jogo desde o momento do golpe do saque pelo sacador até a bola estar fora de jogo. Um rally completo é a sequencia de ações de jogo, que resultam num ponto.

RALLY COMPLETO .Um set (exceto o decisivo, 5º set) é vencido pela equipe que primeiro marcar 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que uma diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...) A partida é vencida pela equipe que vencer três sets. Em caso de empate em 2 x 2 em sets, o set decisivo (5º) é jogado até 15 pontos com uma diferença mínima de dois pontos. Se uma equipe recusar-se a jogar, após ser intimada, ela é declarada ausente e perde a partida com o resultado 0 x 3 para a partida e 0 x 25 para cada set.

Deve sempre haver seis jogadores em jogo por equipe. FORMAÇÃO DAS EQUIPES Deve sempre haver seis jogadores em jogo por equipe. A formação inicial da equipe indica a ordem de rotação dos jogadores na quadra. Esta ordem deve ser mantida durante todo o set.   A posição dos jogadores é numerada como segue: três jogadores junto à rede são os jogadores da linha de frente e ocupam as posições 4(frente-esquerda), 3(frente-centro) e 2(frente-direita). Os outros três são os jogadores da linha de trás ocupando as posições 5(atrás-esquerda), 6(atrás-centro) e 1(atrás-direita).

RODIZIO

Uma falta de posição leva às seguintes consequências: FORMAÇÃO DAS EQUIPES Uma falta de posição leva às seguintes consequências: - a equipe é punida com um ponto e saque para o adversário;   Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores rotam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio: jogador na posição 2 rota para a posição 1 para sacar, jogador da 1 rota para a 6, etc. Falta na rotação: a ordem de rotação do jogadores é retificada.

VOLEIBOL BOLA "DENTRO“ A bola é "dentro" quando toca o piso da quadra, incluindo as linhas de delimitação. BOLA "FORA" A parte da bola que toca o solo está totalmente fora das linhas de delimitação; toca um objeto fora da quadra, o teto ou uma pessoa fora do jogo; toca as antenas, cabos de fixação, postes ou a própria rede fora das antenas/faixas laterais; cruza o plano vertical da rede, total ou parcialmente fora do espaço de cruzamento; cruza completamente o espaço inferior sob a rede. Um toque é qualquer contato com a bola por um jogador em jogo. A equipe tem direito a um máximo de três toques (além do bloqueio). Se mais forem usados, a equipe comete a falta de: “QUATRO TOQUES”.Um jogador não pode tocar a bola duas vezes consecutivamente.

VOLEIBOL A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo. A bola pode tocar várias partes do corpo, contanto que estes contatos ocorram simultaneamente. Exceções: 9.2.3.1 no bloqueio, contatos consecutivos podem ocorrer entre um ou mais jogadores, desde que estes contatos ocorram durante a mesma ação; 9.2.3.2 no primeiro toque da equipe, a bola pode tocar várias partes do corpo consecutivamente, contanto que os contatos ocorram durante a mesma ação Se a bola rasga as malhas da rede ou a derruba, o "rally" é anulado e repetido. É permitido tocar a quadra adversária com qualquer parte do corpo acima dos pés, desde que isto não interfira no jogo do adversário.

VOLEIBOL O contato de um jogador com a rede não é falta, a não ser quando interfere na jogada. Quando a bola é dirigida para a rede e causa um contato da rede com um adversário, não há falta. Os jogadores da equipe sacadora não podem impedir os adversários, através de barreira individual ou coletiva, de verem o sacador ou a trajetória aérea da bola. Todas as ações que enviem a bola para o adversário, exceto o saque e o bloqueio, são consideradas como golpes de ataque. Um jogador de trás pode completar um ataque a qualquer altura atrás da zona de frente Um jogador de trás também pode completar um golpe de ataque na zona de frente se, no momento do contato, parte da bola está abaixo do topo da rede. Nenhum jogador pode completar um golpe de ataque ao saque adversário, quando a bola está na zona de frente e completamente acima do bordo superior da rede. (não pode atacar ou bloquear o saque adversário)

VOLEIBOL Somente aos jogadores da linha de frente é permitido completar um bloqueio, mas no momento do contato com a bola, parte do corpo deve estar mais alta do que o topo da rede. Uma interrupção é o tempo entre um rally completo e o apito do 1º árbitro para o próximo saque. Cada equipe tem direito ao máximo de dois "tempos" e seis substituições em cada set. Um jogador EXPULSO ou DESQUALIFICADO, deve ser substituído através de uma substituição legal. Se isto não for possível, a equipe é declarada INCOMPLETA O Líbero não pode ser nem o capitão da equipe nem o capitão em jogo ao mesmo tempo em que desempenha a função de Líbero. Os jogadores Líberos devem usar um uniforme (ou jaleco/peitilho para o Líbero re-designado) cujas camisetas, no mínimo, devem contrastar na cor com os demais membros da equipe. O uniforme do Líbero pode ter um feitio diferente, mas deve estar numerado como os demais membros da equipe. Ele está restrito a atuar como um jogador na linha de trás e não está autorizado a completar um golpe de ataque de qualquer lugar. Ele não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear.

VOLEIBOL CARTÕES DE PUNIÇÕES Advertência: verbal ou sinal manual, sem cartão Penalidade: cartão amarelo Expulsão: cartão vermelho Desqualificação: cartões amarelo e vermelho (juntos) A equipe de arbitragem para uma partida é composta dos seguintes árbitros: - o primeiro árbitro - o segundo árbitro - o apontador - quatro(dois) juízes de linha Somente o 1º e o 2º árbitros podem apitar durante a partida: 1º arbitro decide sobre: a) as faltas do sacador e de posição da equipe sacadora, inclusive barreira;

VOLEIBOL CARTÕES DE PUNIÇÕES b) as faltas no toque da bola; c) as faltas no bordo superior e acima da rede; d) as faltas no ataque do Líbero e dos jogadores da linha da trás; e) um ataque completo feito por um jogador a uma bola acima da altura da rede proveniente de um passe de voleio (toque) de um Líbero que está na zona de frente dele/dela. f) a bola cruzando completamente o espaço inferior sob a rede. g) o bloqueio completo de um jogador de trás ou a tentativa de bloqueio do Líbero.

VOLEIBOL Durante o jogo, o segundo árbitro decide, apita e sinaliza: - penetração na quadra do adversário e o espaço sob a rede; faltas de posição da equipe receptora; - o contato faltoso do jogador com a rede em sua parte inferior e com a antena do seu lado da quadra; - o bloqueio completo dos jogadores da linha de trás ou uma tentativa de bloqueio do Líbero; ou o ataque faltoso dos jogadores de trás ou do Líbero - o contato da bola com um objeto fora do jogo. - o contato da bola com o solo, quando o primeiro árbitro não está em posição de ver o contato. - a bola que cruza a rede total ou parcialmente por fora do espaço de cruzamento para a quadra adversária ou toca a antena do seu lado.

Sinalização Juízes de Linha (com a bandeira) Os juízes de linha devem indicar através da sinalização oficial com a bandeira, a natureza da falta cometida e mantê-la por um momento.

Bola Dentro Apontar a bandeirinha para baixo

Bola Fora Levantar a bandeirinha verticalmente

Bola Tocada Levantar a bandeirinha e tocar o topo com a palma da mão livre

Bola fora ou falta de qualquer jogador durante do saque Agitar a bandeirinha acima da cabeça e apontar a antena ou a respectiva linha

JULGAMENTO IMPOSSÍVEL Levantar e cruzar ambos os braços e mãos sobre o peito

SINALIZAÇÃO DOS ÁRBITROS Os árbitros devem indicar através da sinalização manual oficial a razão de seus apitos (natureza da falta apitada ou o objetivo da interrupção autorizada). A sinalização deve ser mantida por um instante e se efetuada com uma mão, mão deve ser a correspondente ao lado da equipe faltosa ou solicitante.

AUTORIZAÇÃO PARA SAQUE Mover a mão para autorizar o saque

EQUIPE SACADORA Estender o braço para o lado da equipe que irá sacar

MUDANÇA DE QUADRA Coloque os antebraços, um a frente e outro atrás do corpo, e depois gire-os ao redor do corpo.

TEMPO DE DESCANSO Colocar a palma da mão sobre os dedos da outra formando um “T”, e indique a equipe solicitante

SUBSTITUIÇÃO Movimento circular dos antebraços um ao redor do outro

Advertência por conduta imprópria Mostrar um cartão amarelo como advertência

Penalidade por conduta imprópria Mostrar um cartão vermelho como penalidade

EXPULSÃO Mostrar ambos os cartões juntos

DESQUALIFICAÇÃO Mostrar cartões vermelho e amarelo separados para a desqualificação

Fim do Set ou Partida Cruzar os antebraços em frente ao peito, com as mãos abertas

Bola não arremessada ou solta na execução do saque Erguer o braço estendido, com a palma da mão voltada para cima

Retardamento no saque Mostrar oito dedos separados

Falta de bloqueio ou Barreira Levantar verticalmente ambos os braços, com palmas das mãos para frente.

Falta de Rotação ou de Posição Fazer movimento circular com dedo indicador

BOLA DENTRO Apontar o braço e os dedos em direção ao solo

BOLA FORA Levantar os antebraços verticalmente, mãos abertas, palmas voltadas para o corpo

CONDUÇÃO Levantar o antebraço levemente, palma da mão voltada para cima

DOIS TOQUES Erguer dois dedos, levemente separados

QUATRO TOQUES Erguer quatro dedos, levemente separados

Indicar o lado relevante da rede com a mão correspondente àquele lado. Rede tocada por um jogador - bola sacada não passa para a quadra adversária através do espaço de cruzamento Indicar o lado relevante da rede com a mão correspondente àquele lado.

INVASÃO SOBRE A REDE Colocar uma das mãos sobre a rede, palma da mão voltada para baixo

FALTA DE ATAQUE Fazer um movimento para baixo com o antebraço, mão aberta.

Penetração na quadra adversária bola cruzando o espaço inferior ou sacador toca na linha de fundo na hora do saque Apontar para a linha central ou a linha em questão.

Falta dupla e repetição do rally Levantar ambos os polegares verticalmente

Bola tocada para fora Passar a palma de uma das mãos sobre os dedos da outra em posição vertical

Advertência e penalidade por retardamento cubra o pulso com o cartão amarelo (advertência) ou com o cartão vermelho (penalidade)

ESPAÇO DE CRUZAMENTO

REDE

QUADRA

SANÇÕES POR CONDUTAS IMPRÓPRIAS CATEGORIAS OCORRÊNCIAS OFENSOR SANÇÕES CARTÕES CONSEQUÊNCIA CONDUTA RUDE primeira Qualquer membro Penalidade Vermelho Ponto e direito ao próximo saque p/ adversário segunda Mesmo membro Expulsão Vermelho e amarelo juntos jogador deixa a área de jogo e permanece na área de penalidade pelo resto do set. terceira Desqualificação Vermelho e amarelo separados Jogador deixa a área de competição -controle pelo resto da partida. CONDUTA OFENSIVA Jogador deixa a área de jogo e permanece na área de penalidade pelo resto do set. AGRESSÃO Jogador deixa a área de competição -controle pelo resto da partida.

SANÇÃO POR RETARDAMENTO CATEGORIA OCORRÊNCIA OFENSOR ADVERTÊNCIA CARTÕES CONSEQUÊNCIAS RETARDO Primeira Qualquer membro da equipe Advertência por retardamento Amarelo Prevenção sem penalidade Segundas e as subsequentes Penalidade por retardamento Cartão vermelho Ponto e direito ao próximo saque para o adversário

FEMININO CATEGORIA FAIXA ETÁRIA ALTURA DA REDE INICIANTE Até 12 anos PRE-MIRIM 12 e 13 anos 2,15 m MIRIM 14 anos 2,20 m INFANTIL 15 anos INFANTO-JUVENIL 16 e 17 anos 2,24 m JUVENIL 18 anos ADULTO 19 anos

MASCULINO CATEGORIA FAIXA ETÁRIA ALTURA DA REDE INICIANTE Até 12 anos PRE-MIRIM 12 e 13 anos 2,25 m MIRIM 14 anos 2,30 m INFANTIL 15 anos 2,35 m INFANTO-JUVENIL 16 e 17 anos 2,43 m JUVENIL 18 anos ADULTO 19 anos

OBRIGADO