Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dois significados da palavra crer
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Parábolas de Jesus.
Dois modos de ler a Bíblia.
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
ESTÉTICA 1.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
A Concepção Objetiva da Arte
O QUE É METAFÍSICA.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
MARCOS
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Arte, cultura e literatura
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Homem, Cultura e Sociedade
Prof. Everton da Silva Correa
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
A atitude e a experiência filosófica
ESTÉTICA Arte e realidade
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Professora Suraia Rahmé
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Ensino Religioso Diversidade Cultural Símbolos Emerli Schlögl.
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
Cdu – Classificação Decimal Universal
1.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
História da comunicação.
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
A LIBERDADE Prof. Lucas Villar
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Introdução à Interpretação Ambiental
Metodologia do Ensino de Arte
O conceito não se define
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Profª. Taís Linassi Ruwer
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
O QUE É FILOSOFIA ?.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
ARTE Formato do ENEM.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
RONALDO NEZO| ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO I
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Breve introdução ao estudo da Arte.
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
Período sistemático Aristóteles
CULTURA.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia Ensino Médio, 2ª Série Arte e Cultura

de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, O meu olhar é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de vez em quando olhando para trás… E o que vejo a cada momento É aquilo que nunca antes eu tinha visto, E eu sei dar por isso muito bem… Sei ter o pasmo essencial Que tem uma criança se, ao nascer, Reparasse que nascera deveras… Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do Mundo. Imagem: Boninho / public domain. Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos", 8-3-1914

A eterna novidade do mundo... O eterno é o que, fora do tempo, permanece sempre idêntico a si mesmo; o novo é pura temporalidade. Essa unidade do eterno e do novo, aparentemente impossível, realiza-se pelos e para os humanos. Chama-se Arte. Imagem: Carlos orduna/ GNU Free Documentation License,

A arte é advento – um vir a ser do que nunca antes existiu. Merleau-Ponty Que procura o artista? “o pasmo essencial que tem uma criança se, ao nascer, reparasse que nascera deveras”. Imagem: Gerson Tavares/Foto do rio Iguaçu/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic O artista busca o mundo em estado nascente, tal como seria não só ao ser visto por nós pela primeira vez, mas tal como teria sido no momento originário da criação. Mas, simultaneamente, busca o mundo em sua perenidade e permanência (1).

A obra de arte dá a ver, a ouvir, a sentir, a pensar, a dizer. A água é falsa, a água é boa. Nada, nadador! A água é mansa, a água é doida, Aqui é fria, ali é morna, A água é fêmea. A água sobe, a água desce, A água é mansa, a água é doida. A água te lambe, a água te abraça, A água te leva, a água te mata. Se não, que restará de ti, nadador? Nada, nadador. Nela e por ela, a realidade se revela como se jamais a tivéssemos visto, ouvido, sentido, pensado ou dito. Imagem: Angeloleithold 2005 / Foz do Iguaçu, Cataratas do Iguaçú, Paraná Brasil / GNU Free Documentation License Jorge de Lima, Poema do nadador

Um livro é “uma máquina infernal de produzir significações”. A literatura, como a pintura, a música, a escultura e qualquer das artes, é a passagem do instituído ao instituinte, transfiguração do existente numa outra realidade, que o faz renascer sob a forma de uma obra (2). Imagem: Luis Miguel Bugallo Sánchez / GNU Free Documentation License

A leitura “é um afrontamento entre os corpos gloriosos e impalpáveis de minha palavra e a do autor”. Escrever, para o poeta e o romancista, é distanciar-se da linguagem-instrumento e entrar na atitude poética, tratando as palavras como entes reais e não como meros signos ou sinais estabelecidos. Imagem: Ricardo Ferreira de Oliveira/ Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication Sartre

O prosador “é aquele que escolheu um modo de ação que se poderia chamar de ação por desvendamento”. Sartre A Arte recria o mundo noutra dimensão e de tal maneira que a realidade não está aquém e nem na obra, mas é a própria obra de arte (2). A Música recolhe a sonoridade do mundo e de nossa percepção auditiva, mas reinventa o som e a audição como se estes jamais houvessem existido, tornando o mundo eternamente novo. Imagem: Estemon / Classical music icon for wikiportal on ca.wikipedia.org / Public domain

Linguagem, trabalho e religião Arte e Religião Capacidade para relacionar-se com o ausente Linguagem, trabalho e religião Sacralização do Mundo Natural Sociabilidade e autoridade Humanização do Mundo Natural Artes mecânicas

Sacralização do mundo Natural Colheita Nascimento A guerra Semeadura Morte Rituais Culinária Cura Movimento dos astros Mudança das estações Doença

Objetos Artísticos Pinturas nas paredes Estatueta Sons Objetos Mágicos Fetiches Artistas Imagem: Natureza-morta com estatueta de D. Pedro I / José dos Reis Carvalho / Public Domain Feiticeiros

Mago, artífice e detentor de um ofício Cultos Objetos Artísticos Artistas-artesãos Mago, artífice e detentor de um ofício Iniciado em mistérios Imagem: Simone Cantarini / Museu Nacional de Belas Artes/ Public Domain “...seu trabalho nascia de um dom dos deuses e era um dom humano para os deuses.”

Arte e técnica O que é ordenado ou toda espécie de atividade humana submetida a regras. Ars Arte Habilidade, destreza, agilidade. Técnica Techne Instrumento, ofício, ciência. arte é um conjunto de regras para dirigir uma atividade humana qualquer. Nessa perspectiva, falamos em arte médica, arte política, arte bélica, retórica, lógica, poética, dietética (3).

Dedicadas apenas ao conhecimento. As judicativas Dedicadas apenas ao conhecimento. Voltadas para a direção de uma atividade, com base no conhecimento de suas regras. Platão As dispositivas ou imperativas Imagem:A Escola de Atenas, afresco no Vaticano/ Rafael / Public Domain

refere-se ao necessário. Aristóteles 1ª. Ciência-filosofia Arte refere-se ao necessário. Refere-se ao contingente ou ao possível. Imagem: Kolja Mendler / GNU Free Documentation License

campo da própria prática Aristóteles 2ª. campo da própria prática ação fabricação práxis poiesis A política e a ética As artes ou técnicas imagem: Kazimir Malevich /Englishman in Moscow/ Public Domain

teoria as técnicas ou artes cuja finalidade é auxiliar a Natureza – como a medicina, a agricultura; Plotino prática daquelas cuja finalidade é fabricar um objeto com os materiais oferecidos pela Natureza – o artesanato; outro conjunto de artes e técnicas que não se relacionam com a Natureza, mas apenas com o próprio homem, para torná-lo melhor ou pior: música e retórica, por exemplo (4). Imagem: Platonic philosophers: Plato, Plotinus, Augustinus / Reame / Public Domain

próprias do trabalhador manual As núpcias de Mercúrio e Filologia, escrita pelo historiador romano Varrão liberais dignas do homem livre servis ou mecânicas próprias do trabalhador manual Imagem: Zul from Brunei Darussalam / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

As palavras mecânica e máquina estratagema engenhoso para resolver uma dificuldade corporal. A partir da Renascença, porém, trava-se uma luta pela valorização das artes mecânicas. A valorização do trabalho acarreta a valorização das técnicas e artes mecânicas. Imagem: Demoiselle(Senhorita em Francês), Voou em 1907, sendo desenvolvido até 1909 / MARCO AURELIO ESPARZ… / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported A primeira dignidade obtida pelas artes mecânicas foi sua elevação à condição de conhecimento, como as artes liberais (5).

A segunda dignidade foi alcançada no final do século XVII e a partir do século XVIII, quando distinguiram-se as finalidades das várias artes mecânicas, aquelas cujo fim é o útil aos homens – medicina, agricultura, culinária, artesanato – e aquelas cujo fim é o belo – pintura, escultura, arquitetura, poesia, música, teatro, dança (6). Com a ideia de beleza, surgem as sete artes ou as belas-artes, modo pelo qual nos acostumamos a entender a arte. Imagem: The Thinker / Auguste Rodin / Public Domain

Arte Técnica (o belo) (o útil) dotado de inspiração gênio criador Imagem: Amaldus Nielsen / United States Public Domain Imagem: Homem Vitruviano / Leonardo da Vinci / United States Public Domain

Aura Absoluta singularidade de um ser – natural ou artístico -, sua condição de exemplar único que se oferece num aqui e agora “irrepetível” sua qualidade de eternidade e fugacidade simultâneas, seu pertencimento necessário ao contexto em que se encontra e sua participação numa tradição que lhe dá sentido (7). Walter Benjamin, 1935 Autenticidade Imagem: Birth of Venus / Sandro Botticelli / Public Domain

Cultura O Sentido de Cultura "cuidado com as plantas, os animais e tudo o que se relaciona com a terra, como a agricultura“; verbo latino “colere” Designava também o cuidado com os deuses, de onde vem a palavra "culto"; "cultivo" também era aplicada ao cuidado com as crianças (puericultura), com sua educação, referindo-se ao cultivo do espírito. Imagem: Andrea Mantegna / National Gallery / United States Public Domain

Do ponto de vista da antropologia, o termo "cultura“ refere-se a tudo o que o ser humano faz, pensa, imagina, inventa, porque ele é um ser cultural. O termo cultura, em sentido restrito, diz respeito à produção ligada às diferentes práticas artísticas, ou seja, às manifestações que façam uso das linguagens artísticas, sejam populares ou eruditas. Imagem: Passistas de Frevo - Pernambuco, Brasil / Prefeitura de Olinda / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

As diferenças entre Arte e Cultura A cultura é criação coletiva e é dirigida para a comunidade, reforçando seu modo de ser. Imagem: Barão Homem de Melo / Autor desconhecido/ United States Public Domain A cultura é uma necessidade, pois para viver em sociedade, é necessário aprender a cultura local: a língua, os modos de vida, os valores etc. Imagem: Adolescente pataxó / José Cruz/Abr / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

As diferenças entre Arte e Cultura A cultura é útil para instrumentalizar os indivíduos a viver em sociedade, a enfrentar novos desafios. A arte, por sua vez, é gratuita, ou seja, transcende todo e qualquer fim que se proponha para ela. Ela amplia a esfera da presença do ser, enriquece o indivíduo, ajuda no seu desenvolvimento propriamente humano (8). Imagem: The art and culture Cambodia phnom penh / Settychea / GNU Free Documentation License

As diferenças entre Arte e Cultura A cultura é comunicação, pois, para ser útil, deve ser comunicada. A arte expressa um universo. Sua abordagem é interpretativa. http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/id_portinari_retirantes.html CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944 Óleo s/ tela 190 x 180 cm.  Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil “A cultura cuida do outro’’, dá identidade. A arte é uma obra de risco, envolve o jogo que desestabiliza, desintegra tanto quem a faz quanto quem a recebe. A arte incomoda (9).

As diferenças entre Arte e Cultura A cultura quer descobrir uma verdade oculta. Uma vez descoberta, ela se perpetua: está presa à tradição, à repetição. A arte é uma invenção de algo que não existia antes, não está presa à tradição e não pode se repetir. A cultura é sempre narrativa. A arte não narra, apresenta um fragmento que coloca problemas em vez de resolvê-los (10).

As diferenças entre Arte e Cultura O discurso da obra de cultura é construído pela agregação do que é conhecido, do que já existe e é preservado, sendo importante, por isso, o aprendizado sobre como é feito, e sempre foi feito (11). O discurso da arte rompe com o que existe ou desconstrói o que existia antes, envolvendo a desconstrução criativa e o desaprendizado. O foco do discurso da cultura é centralizado, convergente. A arte, ao contrário, é multifocal, divergente. Imagem: Capoeirista callejero en Brasil / jonrawlinson / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

As diferenças entre Arte e Cultura a cultura estabelece normas, hábitos e regras; a arte desregula e cria valores autônomos, pois cada obra é una, irrepetível; cultura é necessidade; arte é liberdade; a cultura é duradoura e implica continuidade; a arte é efêmera e opera a interrupção do fluxo contínuo da vida.

As diferenças entre Arte e Cultura A cultura pode ser explicada, esclarecida para aqueles que vêm de outra cultura que, com treino (que cria o hábito), poderão ver a obra de cultura do modo “certo”, já que seu discurso é convergente. A obra de arte, entretanto, não pode ser explicada. Imagem: Abaporu, 1928 / Tarsila do Amaral / Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA) / http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abaporu.jpg

Fontes: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2005. ARANHA , Maria Lúcia de Arruda/ MARTINS , Maria Helena Pires. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2010 COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia – História e grandes temas. São Paulo, 2008

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   2 Boninho / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mascaras_carnaval.jpg 09/04/2012 3 Carlos orduna/ GNU Free Documentation License, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hacedor_de_m%C3%A1scaras.jpg 4 Gerson Tavares/Foto do rio Iguaçu/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Green_reflections.jpg 5 Angeloleithold 2005/Foz do Iguaçu, Cataratas do Iguaçú, Paraná Brasil/GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:LadoArgentino.JPG 6 Luis Miguel Bugallo Sánchez / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Valle-inclan.Santiago.jpg 7 Ricardo Ferreira de Oliveira/ Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Livros_de_Linguagens_de_Programa%C3%A7%C3%A3o.jpg 8 Estemon/Classical music icon for wikiportal on ca.wikipedia.org/Public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Musica_clasicismo.png 11 Natureza-morta com estatueta de D. Pedro I/ José dos Reis Carvalho / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jos%C3%A9_dos_Reis_Carvalho_-_Natureza-morta_com_estatueta_de_D._Pedro_I.jpg?uselang=pt-br 12 Simone Cantarini / Museu Nacional de Belas Artes/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simone_Cantarini_-_Fuga_para_o_Egito.JPG?uselang=pt-br

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   14 A Escola de Atenas, afresco no Vaticano / Rafael / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escola_de_atenas_-_vaticano.jpg?uselang=pt-br 09/04/2012 15 Kolja Mendler / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aristotelesbunt.jpg?uselang=pt-br 16 Kazimir Malevich /Englishman in Moscow/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kazimir_Malevich_Englishman_in_Moscow.jpg 17 Platonic philosophers: Plato, Plotinus, Augustinus / Reame / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Platonici.PNG?uselang=pt-br 18 Zul from Brunei Darussalam / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Muslim_women_in_tudungs_at_an_engagement_party,_Brunei_-_20100531.jpg?uselang=pt-br 10/04/2012 19 Demoiselle(Senhorita em Francês), Voou em 1907, sendo desenvolvido até 1909 / MARCO AURELIO ESPARZ… / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Demoiselle_22,_Museu_Asas_de_um_Sonho.jpg 20 The Thinker / Auguste Rodin / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Auguste_Rodin_-_Grubleren_2005-02.jpg?uselang=pt-br 21.a Amaldus Nielsen / United States Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amaldus_Nielsen-Aften_ved_Frederiksstad.jpg 11/04/2012 21.b Homem Vitruviano / Leonardo da Vinci / United States Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour_colouradjusted_crop240.png

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   22 Birth of Venus / Sandro Botticelli / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Venus_botticelli_detail.jpg?uselang=pt-br 11/04/2012 23 Andrea Mantegna / National Gallery / United States Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mantegna,_introduzione_del_culto_di_cibele_a_roma.jpg 24 Passistas de Frevo - Pernambuco, Brasil / Prefeitura de Olinda / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Passistas_de_Frevo.jpg?uselang=pt-br 12/04/2012 25 Barão Homem de Melo / Autor desconhecido/ United States Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bar%C3%A3o_Homem_de_Melo.jpg Adolescente pataxó / José Cruz/Abr / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil http://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C3%8Dndio_patax%C3%B3.jpg?uselang=pt-br 26 The art and culture Cambodia phnom penh / Settychea / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Art_and_culture.JPG?uselang=pt-br 27 CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944 Óleo s/ tela 190 x 180 cm. Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil. http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/id_portinari_retirantes.html http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/id_portinari_retirantes.html 29 Capoeirista callejero en Brasil / jonrawlinson / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Capoera.jpg

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   30 Abaporu, 1928 / Tarsila do Amaral / Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA) / http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abaporu.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abaporu.jpg 06/04/2012