As fases do desenvolvimento segundo Freud

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Advertisements

UNIDADE I UMA VISÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE INFÂNCIA
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A dissolução do Complexo de Édipo
Universidade Federal do Amazonas
Desenvolvimento Psicossexual
Teorias do Desenvolvimento
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
Ética e estética da perversão Janine Chasseguet-Smirgel
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A PSICANÁLISE.
A teoria pulsional freudiana
Educação Sexual para Infância
Universidade Católica de Goiás
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
Freud e a Psicanálise.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Os progressos da psicanálise
Teoria do Desenvolvimento Psico-Sexual
SEXUALIDADE INFANTIL.
Estruturas e clínica psicanalítica
Psicanálise.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
TEORIA DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL FREUD
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Estrutura de personalidade em Freud
PSICANÁLISE.
Objetos transicionais e fenômenos transicionais
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Primeira Tópica Freudiana
SIGMUND FREUD.
Conceitos básicos de psicologia geral
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE - FREUD
Complexo de Édipo Tem início no período do desmame em uma situação confusa e instável de impulsos misturados, na presença de um superego arcaico e extremamente.
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Desenvolvimento Psicossocial
Posições do sujeito frente à castração
Angélica Rosa Psicóloga
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
► Fetichismo: (2 atitudes contraditórias)
Psicanálise Professora Marcia Monteiro.
LIBIDO.  O termo libido designa uma energia postulada por Freud, como um substrato da pulsão sexual;  A libido é de natureza sexual, sendo irredutível.
PSICANÁLISE.
DESDOBRAMENTOS DA PSICANÁLISE
Aplicação da Psicanálise
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
O processo de INTROJEÇÃO
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Psicanálise- Sigmund Freud
Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé
Psicanálise A Psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico neurologista que buscou tratar de pacientes com sintomas de histeria.
Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade
PSICANÁLISE.
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
Fases do desenvolvimento psicossexual infantil
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
Rodrigo Luís Bispo Souza
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Psicanálise e aprendizagem
Em busca da felicidade.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Eric Y. Schussel SISTEMA NERVOSO e DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO PARA QUE SERVE O SISTEMA NERVOSO? Para obter informações do meio externo e interno Processar.
SEXUALIDADE E LIBIDO GILMARO NOGUEIRA. LIBIDO  E a energia afetiva original que sofrerá progressivas organizações durante o desenvolvimento.
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia.
Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

As fases do desenvolvimento segundo Freud Cláudia Abdala

A teoria do Aparelho Psíquico Antes de Freud, nenhum pesquisador havia atentado para a importância da infância na formação da personalidade. Localizou aí também a principal fonte de traumas, responsáveis por deformações de comportamento na fase adulta. Considerava que aos 3 anos de idade a personalidade já havia delineado suas características mestras.

Freud e a Psicanálise Essas descobertas foram tomando vulto dentro da sua teoria Psicanalítica, pelo fato de Freud perceber que os relatos de seus pacientes estavam repletos de conteúdos sexuais e memórias infantis deles deriados.

Desenvolvimento da libido, ou seja , da fonte dos instintos sexuais A Libido encontra, segundo Freud, diferentes formas de se manifestar, e essas formas se caracterizam pela zona erógena, determinada pelos pontos do corpo que ervem de objeto de consumação do prazer sexual: Fase oral, fase anal, fase fálica e fase genital

A FASE ORAL As relações objetais- Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade- zona erógena- lábios, boca e garganta Descreve essa fase evidenciada no adulto( atividades perversas ou preliminares) Lindner (Pediatra)- significação masturbatória da sucção do polegar A sucção- a princípio se satisfaz por “apoio” numa função vital, adquirindo autonomia e se satisfaz de forma auto-erótica. O bebe que suga os próprios lábios ou os dedos. Em 1915, depois de ter reconhecido a existência da organização anal, Freud descreve como primeira fase da sexualidade a fase oral ou canibalesca.

Fase oral A fonte é a zona oral: o objeto está estreitamente relacionado com o da alimentação: o alvo é a incorporação Incorporação como um modo de relação. Já não se acentua apenas uma zona erógena, uma exitação e um prazer específicos, mas um modo de relação. Os fantasmas infantis pode transpor-se para outras funções; respiração e visão. A fase oral pode se dividir em dois momentos distintos: fase oral e fase oral-sádica(aparecimento dos dentes-morder e devorar, destruição do objeto e o fantasma de ser comido ou devorado pela mãe.

Fase anal Segunda fase da evolução libidinal- dois e os quatro anos de idade.É caracterizado por uma organização da libido sob o primado da zona erógena anal. A relação de objeto está impregnada de significações ligadas à função de defecação( expulsão –retenção) e ao valor simbólico das fezes. Vemos aqui afirmar-se o sado-masoquismo em relação com o desenvolvimento do domínio muscular.

Fase anal Caráter e erotismo anal – Freud relaciona traços de caráter que persistem no adulto com o erotismo anal da criança,ex: ordem, parcimônia, teimosia. É uma das fases da organização pré-genitais, situada entre a organização oral e fálica É a primeira fase em que se constitui uma polaridade atividade-passividade- sadismo-masoquismo. Pulsão sádica- evacuação e destruição do objeto Pulsão sádica-retenção e controle obsessivo O sadismo, bipolar por natureza; pois visa destruir o objeto e mantê-lo dominando-o- correspondência com o esfincter anal- evacuação e retenção e no controle deste.

Fase anal Valores simbólicos da fase anal de dom e de recusa Fezes equivalente simbólico ---- presente e equivalente simbólico ----- dinheiro Reter fezes- “acumular riquezas”

Fase fálica, organização pré-genital ou período de latência Somente em 1923 Freud fala dessa fase no texto- Organização Genital infantil Fase que vem depois da fase oral e anal-caracteriza-se por uma unificação das pulsões parciais sob o primado dos órgãos genitais-onde se encontra um objeto sexual e uma certa convergência das tendências sexuais sobre esse objeto, mas que se diferencia da organização genital definitiva. A criança dessa fase só conheceum único órgão sexual- o masculino A fase fálica corresponde ao momento culminante e ao declíneo do complexo de Édipo O complexo de castração é aqui predominante

Fase fálica As fantasias infantis nesta fase: Todos meninos e meninas tem um pênis O “pênis” da menina é pequeno-clitóris e um dia irá crescer e se transformar num pênis. Quando ao verificar a diferença sexual entre meninos e meninas- as meninas se sentem lesadas em relação aos meninos- Freud falou de “inveja do pênis” por parte das meninas

Fase fálica A fase fálica tem um papel essencial em relação ao Complexo de Édipo,o declínio do édipo o menino é condicionado pela ameaça de castração-complexo de castração Este deve sua eficácia ao interesse narcísico do menino pelo seu próprio pênis e à descoberta da diferença sexual em relação à menina. A fantasia principal: a menina foi castrada, perdeu o pênis e eu posso perder o meu também

Fase Genital Fase do desenvolvimento psicossexual caracterizada pela organização das pulsões parciais sob o primado das zonas genitais. Seria a organização genital propriamente dita,que se constitui na puberdade e continua na idade adulta Vemos que a evolução das idéias de Freud sobre o desenvolvimento psicossexual o levou a aproximar cada vez mais a sexualidade infantil da sexualidade adulta. Toda sexualidade é perversa e o prazer ligado às zonas erógenas não genitais se torna preliminar do orgasmo.

A estrutura do psiquismo humano Todas essas descobertas levaram Freud a esquematizar a estrutura do psiquismo humano e compreender as forças dinâmicas que agiam dentro dele. Formulou, então, a Teoria do Aparelho Psíquico, na qual distingue os seguintes elementos: Três zonas ou níveis de consciência e três tipos de conteúdos psicológicos.

Responda em grupo após as leituras dos textos: 1- Quais são as fases do desenvolvimento psicossexual segundo Freud? 2-O que são as zonas erógenas? 3-Qual fase é caracterizada pela concentração na zona erógena boca? Quais suas principais características? 4-Em que fase Freud relaciona traços de caráter que persistem no adulto de :ordem, parcimônia, teimosia? 5-Quais são os equivalentes simbólicos indicados pela fase anal?

Responda em grupo após as leituras dos textos: 6-Qual o acontecimento mais importante na fase fálica? 7- O que significa a expressão:“complexo de castração”? 8- Qual o nome da fase que se constitui na puberdade e continua na idade adulta? 9- Quais as contribuições do Freud a partir da elaboração das fases do desenvolvimento sexual? 10- De tudo que foi tratado a respeito da sexualidade segundo as idéias de Freud, o que vc considera mais importante?