2006 - 2009 Sessão Pública de Apresentação e Debate Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
X Conferência Intergovernamental da RICOTEC “Protecção jurídica: Momento actual e protecção futura” Alexandra Pimenta Directora INR, I.P.Portugal Asunción.
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
Intervenção Social nos
ordenamento do território e urbanismo
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Apresentação do Projeto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ministério da Educação
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Princípios de acesso á actividade Física
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Medidas educativas para alunos com NEE
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
MAPA DO TEMA AUDITÓRIO DA TORRE DO TOMBO, 3 e 4 de Março 2006.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
TV DIGITAL e Cidadãos com Necessidades Especiais Promovido pelo ICP Hotel Alfa, 29 de Maio de 2001 Helena Abecasis Ministério da Ciência e da Tecnologia.
Vulnerabilidade na Saúde Pública
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Transcrição da apresentação:

Sessão Pública de Apresentação e Debate Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Eixo 1 → Acessibilidades e Informação Acessibilidades Físicas / Comunicação / Cultura, Desporto e Lazer / Sensibilização e Informação Eixo 2 → Educação, Qualificação e Emprego Educação para todos / Qualificação e Emprego / Informação e Formação de Profissionais Eixo 3 → Habilitar e Assegurar Condições de Vida Dignas Protecção e Solidariedade Social / Prevenção e Reabilitação / Qualidade e Inovação Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Acessibilidades Físicas Estratégia Acessibilidades Físicas Promoção do Design Universal Linha de acção Promoção do Design Universal Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade EIXO 1 Acessibilidades e Informação Programa de informação, dirigido às 18 Câmaras Municipais capital de distrito, sobre as Normas Técnicas de Acessibilidade Guia de recomendações para a inclusão das questões do Design Universal nos curricula do Ensino Superior Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade EIXO 1 Acessibilidades e Informação Promoção do Design Universal Linha de acção Promoção do Design Universal Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Criação do Prémio de Acessibilidade para projectos inovadores em empreendimentos habitacionais 2007 Guião técnico na área das acessibilidades em edifícios habitacionais em situação de reabilitação urbana 2007 Formação sobre acessibilidades e design universal para agentes autárquicos – 80 Câmaras Municipais

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade EIXO 1 Acessibilidades e Informação Linha de Acção Normas legislativas sobre Acessibilidade Aprovação em Conselho de Ministros e divulgação de um Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade (PNPA) 2006 Normas que definam o acesso por parte das pessoas com mobilidade condicionada aos espaços e recintos desportivos 2006 Alargar o âmbito de aplicação do DL 118/99 a todos os cães de serviço 2006 Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Linha de acção Intervenção em matéria de transportes Serviços de Apoio a passageiros com necessidades especiais nas infra-estruturas dos meios de transporte públicos Plano de intervenção de rede de transportes públicos acessíveis Implementação de protocolos com Transportadoras visando reduções tarifárias a pessoas com deficiência com grau superior a 80% EIXO 1 Acessibilidades e Informação Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Estratégia Comunicação Actualização do Programa Nacional para a Participação dos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação 2006 Desenvolvimento e aperfeiçoamento da língua gestual no serviço público de televisão Linha de acção Acessibilidade aos conteúdos por parte dos cidadãos com necessidades especiais EIXO 1 Acessibilidades e Informação Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Articulação com a UMIC para a aplicação das regras da acessibilidade às páginas web, sobretudo nos portais da Administração Pública. Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Legendagem automática de emissões televisivas, alargando o leque de programas susceptíveis de acompanhamento pelas pessoas com deficiências EIXO 1 Acessibilidades e Informação Linha de acção Acessibilidade aos conteúdos por parte dos cidadãos com necessidades especiais Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Criação de um evento cultural de âmbito nacional que promova e divulgue a produção artística criada pelos utentes das ONGPD 2006 Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Estratégia Cultura, Desporto e Lazer Linha de acção Promoção do acesso à cultura EIXO 1 Acessibilidades e Informação Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Revisão legislativa e programática relativa ao desporto, que impeça a discriminação das pessoas com deficiências ou incapacidade, quer no acesso à prática do desporto em geral, quer do de alta competição Concepção e desenvolvimento de um novo modelo de promoção e apoio à preparação e participação de atletas nos Jogos Paralímpicos 2006 Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Linha de acção Promoção de mais e melhor desporto sem discriminação EIXO 1 Acessibilidades e Informação Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade EIXO 1 Acessibilidades e Informação Linha de acção Promoção do acesso das pessoas com deficiência ou incapacidade à ocupação qualificada de tempos livres Certificação e qualificação dos equipamentos turísticos acessíveis Desenvolvimento progressivo do Projecto “Praia Acessível – Praia para Todos “ Levantamento e publicitação da oferta turística acessível 2006 Qualificação para o atendimento das pessoas com deficiências ou incapacidade dos profissionais que operam na área do turismo Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Estratégia Sensibilização e Informação Linha de acção Consciencialização e sensibilização da sociedade em geral Campanhas nacionais a favor da não discriminação das pessoas com deficiências ou incapacidade Desenvolvimento de um programa de divulgação/informação sobre o Plano Nacional de Promoção das Acessibilidades 2006 Consolidação e desenvolvimento do Projecto “Escola Alerta!” EIXO 1 Acessibilidades e Informação Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Linha de acção Envolvimento dos Órgãos de Comunicação Social e dos seus profissionais Sensibilização e formação dos agentes da comunicação social no âmbito da responsabilidade social dos media Criação de um “Prémio de Jornalismo” distinguindo a responsabilidade social dos media 2007 EIXO 1 Acessibilidades e Informação Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Estratégia Educação para todos Linha de acção Promover condições de acesso e de frequência por alunos com NEE desde a pré-escolar ao secundário Novo enquadramento legislativo que contemple o regime de apoio aos alunos com NEE de carácter prolongado 2006 Alargamento de unidades especializadas em escolas de referência para apoio a alunos com deficiências ou incapacidade Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Assegurar o apoio aos jovens com graves limitações funcionais que terminam a escolaridade obrigatória Desenvolvimento dos Centros de Recursos para as necessidades especiais de educação em agrupamentos de referência Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Linha de acção Promover condições de acesso e de frequência por alunos com NEE desde a pré-escolar ao secundário Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Melhoria progressiva dos recursos técnicos e instrumentos necessários a uma efectiva educação inclusiva Revisão do Sistema Supletivo de Atribuição e Financiamento de Ajudas Técnicas para alunos com deficiências ou incapacidades Promoção do reconhecimento e validação do material signográfico codificável (Braille) e as suas diversas aplicações gráficas 2007 Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Consolidação do ensino Bilingue para Surdos: Língua Gestual Portuguesa e Língua Portuguesa, mediante a elaboração de um programa de Língua Gestual Portuguesa Aumento da oferta de manuais escolares e de livros de leitura extensiva em formato digital para alunos cegos ou com baixa visão Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Linha de acção Melhoria progressiva dos recursos técnicos e instrumentos necessários a uma efectiva educação inclusiva Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Melhorar as condições de acesso e frequência por parte dos alunos com necessidades especiais às instituições de ensino superior Revisão do enquadramento legal específico para estudantes com deficiências candidatos ao ensino superior Elaboração de um manual de acolhimento sobre os apoios nas instituições de ensino superior para estudantes com deficiências ou incapacidade, incluindo um código de boas práticas Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Estratégia Qualificação e Emprego Linha de acção Intervenção ao nível dos recursos existentes e das medidas que incidem sobre a formação Profissional e o Emprego Promover a cooperação entre Centros de Reabilitação Especializados e Centros de Formação Regulares Reconhecimento dos cursos dos Centros de Reabilitação Profissional no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

6 Centros de Reconhecimento, Verificação e Certificação de Competências, vocacionados para a formação de adultos com deficiências ou incapacidades Acesso a percursos de formação contínua ao longo da vida de activos com deficiências ou incapacidade, através do apoio dos Centros de Recursos Locais e Especializados Desenvolvimento de formação complementar em empreendedorismo a 1000 formandos Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Linha de acção Intervenção ao nível dos recursos existentes e das medidas que incidem sobre a formação Profissional e o Emprego Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Implementação de uma nova metodologia de avaliação da capacidade produtiva, articulando-a com o novo Programa de Postos de Trabalho Apoiados em Mercado de Trabalho e regulamentação do Programa de Apoio à colocação e pós-colocação a 6000 pessoas Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Linha de acção Intervenção ao nível dos recursos existentes e das medidas que incidem sobre a formação Profissional e o Emprego Linha de acção Intervenção ao nível dos recursos existentes e nas medidas que incidem sobre a Readaptação ao Trabalho Desenvolvimento de um programa de intervenção ao nível da readaptação ao trabalho, em centros de reabilitação profissional a nível nacional 800 pessoas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Articulação com o tecido empresarial Estimular a participação das Empresas na contratação de pessoas com deficiências ou incapacidade, no âmbito da sua responsabilidade social mediante protocolos com 20 empresas e criando 400 estágios com 50% de inserção profissional Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Estratégia Informação e Formação de Profissionais Linha de acção Habilitar os profissionais com as competências específicas para melhorar o atendimento das pessoas com deficiências ou incapacidade. Bolsa de Interpretes de Língua Gestual Portuguesa possibilitando às pessoas surdas o acesso aos serviços de Formação e Emprego e disponibilizar interpretes qualificados às entidades e organizações Acções de formação para os técnicos e dirigentes das Entidades de Reabilitação Profissional, bem como dos formadores que realizem acções de formação no âmbito da reabilitação profissional Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Qualificar os profissionais que irão desempenhar funções de atendimento e acompanhamento social através de cursos de formação de língua gestual para ouvintes Apoio à formação em Engenharia da Reabilitação e Acessibilidades através da criação de licenciaturas ou pós-graduações Eixo 2 Educação, qualificação e emprego Linha de acção Habilitar os profissionais com as competências específicas para melhorar o atendimento das pessoas com deficiências ou incapacidade. Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Estratégia Protecção e Solidariedade Social Linha de acção Reformulação e modernização do modelo de protecção social com vista a uma melhor racionalização na gestão e eficácia do sistema Revisão do actual sistema das prestações familiares na deficiência e elaboração de novo regime jurídico 2007 Criação, nos CDSS, de uma entidade mediadora, que apoie as pessoas com deficiências ou incapacidade e as suas famílias e dinamize o desenvolvimento e a implementação de um plano individualizado Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Assegurar um apoio residencial de qualidade e adequar modalidades de apoio que promovam a sua permanência em meio natural de vida Definição de normas técnicas que regulem a implementação, instalação e funcionamento de Lares Residenciais e sua publicação mediante despacho normativo 2006 Implementar de forma faseada 20 Residências Autónomas e criação de 550 novos lugares em Lares Residenciais Aumento da capacidade em 30% do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) tendo em vista a cobertura e a qualificação da resposta como forma de desincentivar a institucionalização Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Acesso pleno aos direitos, aos recursos, aos bens e aos serviços Aprovação de um novo regime de representação legal e matérias conexas de maiores e menores em situação de incapacidade, que salvaguarde os seus legítimos interesses bem como os seus direitos e liberdades 2006 Regulamentação da legislação existente, sobre actividades ocupacionais, de forma a compatibilizar o regime por ela consagrada, com a transição para a vida activa dos jovens com deficiências ou incapacidade 2006 Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Implementar uma rede de serviços de informação e mediação para as pessoas com deficiências e incapacidade e suas famílias, no âmbito da Autarquias - Gabinetes Autárquicos (SIM-PD) Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Linha de acção Acesso pleno aos direitos, aos recursos, aos bens e aos serviços Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Criação de um novo modelo integrado de atribuição e financiamento de ajudas técnicas que garanta o acesso menos moroso e mais adequado às reais necessidades daqueles que delas beneficiam Revisão do sistema supletivo de financiamento, prescrição e atribuição de ajudas técnicas e concepção de um novo sistema integrado Aplicação do novo modelo supletivo de financiamento, prescrição e atribuição de ajudas técnicas 2008 Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Promover, como complemento do sistema de protecção social, a conciliação de medidas de diferenciação positiva no âmbito das políticas da administração pública Revisão dos sistemas de seguros para a área da deficiência ou incapacidade Alterar a filosofia do decreto lei referente à isenção de Imposto Automóvel 2007 Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Comparticipação financeira em obras de adaptação de fogos para eliminação de barreiras arquitectónicas até ao limite de 3000€ fogos por ano Acréscimo de 20% bonificação nas iniciativas de promoção de Habitação a Custos Controlados 1000 fogos ano Acréscimo de 10% da taxa de comparticipação nas obras de reabilitação apoiadas pelo INH Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Linha de acção Promover, como complemento do sistema de protecção social, a conciliação de medidas de diferenciação positiva no âmbito das políticas da administração pública Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Estratégia Prevenção e Reabilitação Linha de acção Consolidação e desenvolvimento um modelo de Intervenção Precoce (IP) na infância de âmbito nacional Avaliação do desenvolvimento da IP e da legislação que cria as Orientações Reguladoras 2006 Criação de um novo modelo de IP que reforce a sua qualidade e adequação 2007 Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Estratégia Qualidade e Inovação Linha de acção Promoção da qualificação, representatividade e sustentabilidade de actuação das ONGPD Aprovação da Lei-quadro das ONGPD 2007 Serviços de consultoria, para apoio à gestão das ONGPD, reforçando a actualização das competências dos profissionais do sector e promovendo o desenvolvimento das capacidades de gestão dos dirigentes associativos Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Promover a implementação da CIF como quadro de referência de intervenção Criação de uma nova Tabela Nacional de Incapacidades, em conformidade com a CIF/OMS, bem como definição de um sistema de avaliação uniformizado e coerente do estatuto funcional da pessoa e das suas incapacidades e limitações 2008 Desenvolvimento da acção do Grupo de Trabalho Interdepartamental para as Estatísticas da Deficiência e Reabilitação, por Deliberação do Conselho Superior de Estatística, no acompanhamento da implementação da CIF Eixo 3 Habilitar e assegurar condições de vida dignas Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Condições para a Intervenção e Execução do Plano Investigação e Desenvolvimento Linha de acção Inscrição transversal da problemática da deficiência no Sistema Nacional da Ciência, Inovação e Tecnologia Criação de um Conselho Científico para a Deficiência 2007 Dinamização do Centro de Investigação e Formação Maria Cândida da Cunha do SNRIPD Atribuição do Prémio de Mérito Científico Maria Cândida da Cunha em articulação com o Prémio Eng. Jaime Filipe Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Incrementar o desenvolvimento de estudos e projectos de investigação no âmbito da Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Incentivo à I&D na área da Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade Dinamização de uma Rede Nacional de Profissionais e Centros de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Articulação com a Rede Europeia “European Design for All e- Accessibility Network – EDeAN”, criada na sequência do Plano de Acção “e-Europe 2002” da Comissão Europeia Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Intercâmbio de experiências e estreitamento de relações de cooperação entre Portugal e as organizações comunitárias, europeias e internacionais Colaboração na preparação da Convenção Internacional para a Promoção e Protecção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência, das Nações Unidas Implementação e monitorizar o Plano de Acção para a Deficiência do Conselho da Europa Participação nas actividades do Grupo de Alto Nível para as Questões da Deficiência da Comissão Europeia Estabelecer redes de parceria e de intercâmbio das entidades de investigação de âmbito nacional e internacional Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Promover uma mudança qualitativa no actual sistema de informação, designadamente, ao nível estatístico Sistema Integrado de Informação Estatística nos vários sectores da Administração Pública, para uniformização e comparabilidade dos dados recolhidos Definir indicadores sobre deficiências e incapacidade, de acordo com os parâmetros internacionais, e sua adopção transversal e intersectorial Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Publicação e divulgação de trabalhos científicos que tragam contributos para a qualificação das respostas no sistema de integração das pessoas com deficiências ou incapacidade Lançamento de uma publicação regular, com vista a difundir temas e conteúdos de natureza científica, estudos e boas práticas, no âmbito da participação das pessoas com deficiências ou incapacidade 2007 Linha de acção Promover uma mudança qualitativa no actual sistema de informação, designadamente, ao nível estatístico Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Linha de acção Sistema de Acompanhamento do desenvolvimento das medidas de política aprovadas e avaliação dos resultados obtidos face aos objectivos projectados Redefinição da missão do Observatório das Deficiências / Incapacidades, e sua implementação 2007 Criar uma Comissão Interdepartamental de acompanhamento e avaliação da execução do Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade – PAIPDI 2006 Criação e definição de mecanismos de acompanhamento e avaliação na implementação do Plano Nacional para a Promoção das Acessibilidades – PNPA 2006 Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Acompanhamento e Avaliação do Plano de Acção O PAIPDI será monitorizado e avaliado periodicamente através de RELATÓRIOS ANUAIS de EXECUÇÃO das MEDIDAS Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação

Ante-projecto do Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Para consulta e eventuais comentários ou sugestões ver: