E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos
Na natureza há dois tipos de ácidos nucleicos: Os ácidos nucleicos são assim chamados por seu caráter ácido e por terem sido originalmente descobertos no núcleo das células. Na natureza há dois tipos de ácidos nucleicos: DNA ou ácido desoxirribonucleico RNA ou ácido ribonucleico.
Os ácidos nucleicos são as maiores macromoléculas presentes nas células e são constituídos por três tipos de componentes: um grupo fosfato; uma pentose (molécula de açúcar com cinco carbonos;) uma base orgânica.
DNA ou ácido desoxirribonucleico presente no núcleo das células (embora exista também nos cloroplastos e nas mitocôndrias); duas cadeias paralelas de nucleotídeos; contém toda a informação genética do indivíduo; armazena as informações necessárias para a síntese e replicação das proteínas. .
O DNA pode atingir até 10 cm e mais de 150 milhões de pares de nucleotídeos. DNA- CROMOSSOMOS
Bases do DNA AS PÚRICAS = adenina (A) e guanina (G), são maiores e contém mais de um anel. AS PIRIMÍDICAS = citosina (C) e timina (T), são menores e compostas apenas por um anel.
As moléculas de DNA são capazes de se autoduplicar (replicação), originando duas novas moléculas com a mesma sequência de bases nitrogenadas, onde cada uma delas conserva a metade da cadeia da molécula original.
Divisão celular (fase S da interfase) Duplicação do DNA Processo que precede a divisão celular e através do qual são geradas cópias idênticas das moléculas de DNA presentes na célula-mãe, a seguir herdadas pelas duas células-filhas Divisão celular (fase S da interfase)
Transcrição do DNA Processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.
RNA ribossômico As moléculas recém sintetizadas ficam acumulados por um período no núcleo, formando corpos densos chamados nucléolos. Posteriormente se unem a proteínas especiais vindas do citoplasma e formam os ribossomos.
RNA transportador É responsável pelo transporte das moléculas de aminoácidos até os ribossomos, onde elas se unem para formar as proteínas.
RNA mensageiro São sintetizadas a partir do DNA e tem a informação para a síntese de proteínas, codificada na forma de trinca de bases nitrogenadas.
As proteínas são formadas por 20 tipos de aminoácidos. Destes 20 tipos, nove devem ser obtidos a partir dos alimentos, pois não são sintetizados no corpo humano. É necessário compensar estes “aminoácidos essenciais” a partir dos alimentos, em quantidade bem balanceada e adequada.
Códico genético