Para professores Subsídio Teológico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
O Prólogo do Evangelho de João
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
Introdução a Bíblia.
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
Que é discipulado cristão
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
COMPORTAMENTO ADEQUADO DOS SANTOS
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
MOVIMENTO PENTECOSTAL
CREMOS EM DEUS?.
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Por Moisés Sampaio de Paula
CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
A igreja Adventista do Sétimo é somente uma igreja evangélica ou é também um movimento profético?
O tema do grande conflito está no DNA da identidade profética e escatológica da IASD. Do Gênesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus mostra uma guerra.
A HERMENÊUTICA E O SERMÃO
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17.
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
A Pessoa e Obra de Cristo
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
A comissão de Cristo para Seus seguidores não foi meramente batizar, mas fazer discípulos.
Igreja: Família de Deus
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
A Trindade
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Ensinando com Excelência
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
Como interpretar a Bíblia?
Pesquisa do Vaticano – abril/2008 EUA, Inglaterra, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. "Os evangelhos são parte da Bíblia?“;
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
Interpretando as Escrituras Sagradas
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
Série: O maravilhoso caráter de Deus
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
A Paz do Senhor! Chegamos ao 4º e último trimestre de 2014 e o tema da revista é Milagres do Antigo Testamento, tendo o Pastor Samuel Ferreira, Presidente.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Tema 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 10 – Evangelismo e Missões
O que vale a pena nesta vida?
A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Uma Igreja Saudável Efésios 4:
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
O MESTRE DIANTE DE DEUS (Rm 12:6,7; Ef. 4:11). I – CHAMADO POR DEUS (2Tm. 2:2; Mt. 28:19) O mestre é a pessoa chamada e capacitada por Deus para exercer.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Transcrição da apresentação:

Para professores Subsídio Teológico “... estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós ” I Pe 3.15

Objetivos Teologia 1. Conhecer mais a Deus para poder servi-lo melhor; 2. Desenvolver uma fé mais profunda em Deus; Teologia 3. Expressar com segurança a fé que professamos, sabendo defender-se das heresias e modismos bem como levar outros ao pleno conhecimento de Jesus Cristo; 4. Transmitir os conhecimentos adquiridos através de um testemunho de uma vida piedosa e inclusive formando e ensinando novos discípulos do Senhor Jesus.

T E O L G I A Prática Pregação, evangelismo,... 5º Sistemática Doutrinas Bíblicas. 4º Bíblica 3º Antigo e Novo Testamento. Histórica 2º Cultura e história dos tempos Bíblicos. Exegética 1º Textos originais da Bíblia

perfeito e perfeitamente Ao instruir Timóteo acerca do seu ministério, O apóstolo Paulo afirmou: (II Tm 3.16,17) essas palavras se aplicam a todos os crentes, a Palavra de Deus se constitui num tesouro inesgotável p/ o nosso crescimento espiritual. Para ensinar Para repreender Homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado p/ toda a boa obra. Palavra de Deus. Para corrigir Para instruir em justiça

Revista renomada ÉPOCA A ciência vai matar Deus? *Segunda-feira, 13 de novembro de 2006 Nº 3781 - Ano 14 - PG 1 ÉPOCA A ciência vai matar Deus? Cientistas ateus realizam cruzada para reduzir a influência da religião no mundo moderno. Para eles, a crença em Deus não está apenas errada. Ela é perversa.

Dizem que NÃO!

Dizem que NÃO!

A importância do ensino da Palavra de Deus. Porque ela revela Deus; Porque ela revela Jesus Cristo; Porque revela o Espírito Santo; Porque revela o homem; Porque revela o pecado; Porque revela a Salvação; Porque revela a ação maligna no mundo. Mas porquê é tão importante assim estudar a Bíblia?

Compreensão = Interpretação Manifestação “Correta” = Ensino Revelação Iluminação Inspiração Bíblica Conceito Dar-se a conhecer Sobre-natural Aux. Divino na interpretação Cessou Definição Revelação = Fonte Compreensão = Interpretação Manifestação “Correta” = Ensino

Aproveitamento das aulas Se possível leia o assunto com antecedência, e anote as dúvidas, grife as palavras e frases que você não compreendeu. Para esclarecimento em aula. Faça questionamentos e colocações durante as aulas. Obs: São os alunos que fazem o “professor”.

O Poder da inter-relação Memorização (métodos)

Agentes envolvidos no processo de aprendizagem. Sem mim NADA podeis fazer! TUDO posso naquele que me fortalece A importância do papel do Professor e a atuação do Espírito Santo não diminue em nada a responsabilidade de cada aluno em se esforçar para absorver os conteúdos. II Pe 3.18 – Antes crescei na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Espírito Santo Agentes O Professor O Aluno

Com o estudo da Teologia – Premissas! Princípio do Contexto: Princípio Gramatical: Princípio histórico: Princípio Teológico: Princípio Prático:

No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: Princípio do Contexto: Cada texto dentro da Bíblia pertence a um determinado contexto. Existe 2 tipos de Contexto: * Imediato = é o Capítulo onde encontra-se o referido texto ou versículo. *Amplo = O livro Bíblico no qual o texto em apreço está inserido ou mesmo as referências de outros livros. Obs: O texto deve ser coerente c/ os dois contextos. II Co 3.6 b A letra aqui significa a transgressão da lei e não o fator “conhecimento”

No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: Princípio Gramatical É a interpretação e compreensão do significado de palavras e textos. Por isso é fundamental ter um bom dicionário Português e um Dicionário Bíblico também. Uma boa leitura ajuda na interpretação; Observar a pontuação, os tempos verbais, os plurais,...

No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: Princípio Histórico A história bíblica desenvolveu-se em meio a várias situações influenciadas por aspectos sociais, culturais, geográficos, políticos e até filosóficos. I Rs 17.1 Parou a chuva em Israel porque o povo estava adorando a Baal e Asera deuses da Chuva

No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: Princípio Teológico Identificar em cada texto estudado o aspecto doutrinário como: Promessas, ordens, mandamentos, orientações e lições. Mt 1.21 Frizar o ensinamento da doutrina da Concepção Virginal de Cristo (em carne)

No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: Princípio Prático Levando em conta as diferenças entre o mundo bíblico e o nosso, deve-se construir uma ponte a fim de que cada aluno entenda e possa aplicar os ensinamentos.

Teologia *A Bíblia parte da idéia de que Deus existe; *Em qualquer lugar ou cultura a existência de Deus é incontestável; Sl 14.1 e 53.1. *Outros resolvem não crer e não honrá-lo como Deus – Ex: Tempo de Paulo Rm 1.19-25

Teologia O que é a Teologia ? *É o estudo sobre Deus – Existe várias formas de se fazer Teologia: Culto, EBD, Curso,... *A Teologia nada mais é que um aprofundamento intelectual da fé, Que conforme vai sendo absorvida pelo estudante vai paralelamente se convergindo em um desejo cada vez mais intenso de buscar a Deus através da Oração e de uma vida de total obediência à Vontade divina, este processo é o amadurecimento da vida cristã que se consolida em dependência ao Espírito Santo independente das circunstâncias que estão a permear a vida do crente. (Alguns levam p/ o outro lado / auto-suficiência) Obs: Infelizmente a maioria se conforma com uma Fé rasa e superficial, sua vida cristã não passa de uma prática rotineira e condicionada (programada) da fé.

*Deus tomou a iniciativa de se mostrar conhecido (auto-revelação); A TEOLOGIA BÍBLICA. A Teologia é uma ciência que parte do ponto de vista da revelação que Deus faz de Si mesmo ao homem, através da natureza, da Bíblia e de Jesus Cristo. *Deus tomou a iniciativa de se mostrar conhecido (auto-revelação); ATRAVÉS DA: Revelação geral: a) Pela consciência do indivíduo”juiz interior”, e b) Pela natureza. Revelação especial: a) através da sua Palavra, e b) Por meio dos profetas, sacerdotes e reis – e o próprio CRISTO “Verbo”.

Caracterizam o que Deus é em si próprio! Essência Aseidade Onipotência Onipresença Onisciência Caracterizam o que Deus é em si próprio! Essência Atributos naturais Imutabilidade Eternidade Espírito Sabedoria

Características que Demonstram como Deus entra em contato Santidade Amor Características que Demonstram como Deus entra em contato com o mundo criado. Atributos morais Bondade Justiça Verdade

Será que conhecemos a Deus como ele deseja que realmente o conheçamos? Quanto mais venhamos a conhecer a Deus pela sua Palavra, mais Deus desejará nos conhecer pela nossa oração.

O Professor Psicológico Didático Intelectual Preparos: Bíblico-espiritual Ressaltar o papel do Espírito Santo não diminui a importância do papel do Professor e nem sugere que os professores não precisam preparar-se

O Objetivo principal do ministério do ensino na Igreja é atingirmos: Ef 4.13 O Objetivo principal do ministério do ensino na Igreja é atingirmos: É o processo de conversão centrado em Cristo, levando o crente a ter um relacionamento profundo com Deus. A Unidade da Fé. A Medida da Estrutura da Plenitude de Cristo. É a formação completa do caráter de Cristo, levando o cristão a maturidade e a convicção gerada pela Palavra de Deus que o desafia a ter um compromisso com Deus e sua obra. É a informação doutrinária que faz o cristão mergulhar na Palavra de Deus p/ conhecer e pô-la em prática (Conhecimento intelectual e experimental) É o grau máximo da aprovação e reitera o desafio da perfeição na Vida Cristã! O Pleno Conhecimento do Filho de Deus A perfeita Varonilidade ou Varão Perfeito