O sul no romance de 1930 Quadro de Glauco Rodrigues, pintor gaúcho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUXANDO OS DOIS REMOS "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26).
Advertisements

É O LUGAR DO MEU DESCANSO
2. O chamado, que não tinha prioridade “UMA IGREJA FRUTÍFERA”
MODERNISMO
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
Music: Holding your hand
OH! PAI EU QUERIA TANTO VER
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
"Quero instruir-te..." ( Sl 31,8).
HOMEM (Rei) DE INTEGRIDADE
A Pintura.
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
Pegadas na Areia Esta noite eu tive um sonho.
Estenda a Mão.
Um homem foi chamado à praia para pintar um barco.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Senhor, Quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida.
MODERNISMO segunda fase(1930/1945)
Meu Pai Meu Porto Seguro Silvana Duboc.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS SETE SEMANAS DA RESTITUIÇÃO DE JOEL
AJUDA-ME SENHOR.
EU TE PEDI O QUE ERA MEU PARTIR
As Quatro Leis Espirituais
O Tapetinho vermelho.
AUTOR DA MINHA FÉ Letra e Música: Paulo César da Silva
A bicicleta de Deus.
Como Manter um Amor.
Lembranças... LIGUE O SOM.
Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista
A bicicleta de Deus.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
“Anda! Vive Comigo. Pede-Me conselhos. Conta-Me a tua vida.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
Lições do Natal.
De repente você para e percebe que à sua frente há um mar imenso, parecendo não ter fim.
Prosa Modernista.
Dt Dt "Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou,
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Tema. Sou uma poetisa.
FOI JESUS QUE ABRIU O CAMINHO PRA O CÉU; NÃO HÁ OUTRO MEIO DE IR.
O NAVIO BRANCO A MENINA SEGURA PELA MÃO DA MÃE,
HAMILTON OBRIGADA AMIGO POR FAZER PARTE DO MEU DIA! AUTOR DESCONHECIDO.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
SIM. É CLARO QUE VOU LHE DESEJAR UM FELIZ NATAL...
Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé
PRECISO DE TI Preciso de ti Preciso do teu perdão Quebranta meu coração Como a corça anseia por águas Assim tenho sede Como terra seca, assim é minh'alma.
AMIGOS... Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.
FEZ MAIS FORTE A MINHA FÉ E POR FILHO ME ADOTOU
Nome Nicoly dos santos conde silva. N 24 4ano A.
NOME : Aalyiah Marques Laurindo
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano...
NA VIDA CAMINHA QUEM COMO DESTE PÃO
Leia este lindo texto da Bíblia Sagrada Medite nele Passe aos da tua lista É parte da Palavra de Deus para você hoje.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
SEGUNDA FASE DO MODERNISMO / GRACILIANO RAMOS
slides/automáticos...aguarde
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzados o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas.
Clique aqui para ver o resto da mensagem
ENTREVISTA COM DEUS.
Lição 2 para 10 de outubro de 2015
Pegadas na areia....
SAUDADE DE VOCÊ TEXTO E FORMATAÇÃO NAJA SLIDES SOM.
PEGADAS NA AREIA Clicar Slides.
Lembranças de nossos bons momentos Passaram em meus pensamentos Quando corríamos na beira da praia E acabávamos num abraço apertado.
Quero o simples, mas essencial Hoje, descobri que tenho viver intensamente Deixar o passado para trás Fazendo um balanço na minha vida.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
Ajuda-me Senhor! Tira de mim o peso desta imensa dor Carrega pra longe essa mágoa A vida comigo, não tem sido um imenso jardim florido E ensina-me a aceitar.
Transcrição da apresentação:

O sul no romance de 1930 Quadro de Glauco Rodrigues, pintor gaúcho Herdeiro de uma pampa pobre (Gaúcho da Fronteira - Vaine Darde) Mas que pampa é essa que eu recebo agora Com a missão de cultivar raízes Se dessa pampa que me fala a história Não me deixaram nem sequer matizes? Passam às mãos da minha geração Heranças feitas de fortunas rotas Campos desertos que não geram pão Onde a ganância anda de rédeas soltas Se for preciso, eu volto a ser caudilho Por essa pampa que ficou pra trás Porque eu não quero deixar pro meu filho A pampa pobre que herdei de meu pai Herdei um campo onde o patrão é rei Tendo poderes sobre o pão e as águas Onde esquecido vive o peão sem leis De pés descalços cabresteando mágoas O que hoje herdo da minha grei chirua É um desafio que a minha idade afronta Pois me deixaram com a guaiaca nua Pra pagar uma porção de contas Quadro de Glauco Rodrigues, pintor gaúcho

Érico Veríssimo Foi professor de literatura nos EUA; Estreou na literatura com o livro de contos Fantoches; Em seguida publicou Clarissa, romance que lhe deu popularidade;

1ª fase: registra o cotidiano da vida urbana de Porto Alegre 1ª fase: registra o cotidiano da vida urbana de Porto Alegre. Inicia-se com Clarissa (1933) e continua com Caminhos cruzados, Música ao longe, Um lugar ao sol e Saga. Completa-se com Olhai os lírios do campo e O resto é silêncio. Esses romances tiveram grande vendagem e foram traduzidos para diversas línguas.

2ª fase: corresponde à obra O tempo e o vento, obra que trata da formação do Rio Grande do Sul – desde suas origens no séc. XVIII, até 1946. A obra divide-se em “O continente”. “O retrato” e “O arquipélago” e retrata a rivalidade entre duas famílias: os Amaral e os Terra Cambará; Demonstra o amadurecimento literário do autor.

3ª fase: caracteriza-se por uma postura mais universalista, mais crítica e de engajamento social. É representada pelas seguintes obras: O prisioneiro, O senhor embaixador e Incidente em Antares.

Dionélio Machado Formou-se em Medicina, com especialidade em psiquiatria; Situa-se entre os autores intimistas e urbanos da geração de 30; Era simpatizante da esquerda, o que dá à sua literatura um viés social, que, porém, nunca se sobrepõe ao individual; Sua principal obra é Os ratos, que narra um dia na vida do funcionário público Naziazeno, aflito por não conseguir o dinheiro para pagar o leiteiro.