4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS
Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir perceber a relevância das verdades, das ordenanças e das dimensões na Grande Comissão; sentir sentir a responsabilidade e o dever de cumprir essa ordem de Cristo, destinada a cada crente e a toda a Igreja; agir dedicar-se mais à missões e à vida missionária da igreja.
Introdução As últimas palavras de Jesus, após a ressurreição e antes da ascensão, foram registradas pelos quatro evangelistas como a Grande Comissão para aqueles que continuariam a Sua obra.
MUNDO e PREGAI o EVANGELHO “IDE por todo o MUNDO e PREGAI o EVANGELHO a toda CRIATURA.” Marcos 16.15
Ordem que indica uma ação contínua, dinâmica e irreversível IDE Ordem que indica uma ação contínua, dinâmica e irreversível
O sistema da existência humana Humanidade decaída, hostil a Deus Toda a criação de Deus MUNDO O sistema da existência humana Humanidade decaída, hostil a Deus
Proclamar as “Boas-Novas” da Salvação em Cristo PREGAI Proclamar as “Boas-Novas” da Salvação em Cristo
EVANGELHO As “Boas-Novas” de Cristo, do Reino de Deus
CRIATURA Pessoa gerada (criada por Deus), mas não regenerada (nascida do Espírito)
a. DIMENSÃO GEOGRÁFICA “...tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (At 1.8) Atos 8.4 “toda a parte” Atos 8.40 “toda a cidade” Atos 13.40 “toda aquela região” Atos 17.6 “todo o mundo” Atos 19.10 “todos da Ásia”
É a Grande Comissão na visão transcultural. b. DIMENSÃO ÉTNICA É a Grande Comissão na visão transcultural. Atos 18.10 “tanto judeus como gregos” Atos 8.25 “Aldeias dos samaritanos” Atos 8.27 “Um etíope” Atos 10.47 “centurião romano” Atos 11.20 “gregos e gentios”
A teologia da Grande Comissão é sem preconceitos. c. DIMENSÃO SOCIAL A teologia da Grande Comissão é sem preconceitos. Atos 26.22 “tanto a pequenos como a grandes” Romanos 1.14-15 “gregos, bárbaros, sábios, ignorantes”
c. DIMENSÃO RELIGIOSA Quem são esses religiosos para os quais a Grande Comissão manda a Igreja? Saduceus e fariseus A tradicional Europa Protestante A América Latina tradicionalmente Católica O norte da África totalmente muçulmano
Conclusão A teologia da Grande Comissão é a súmula da doutrina bíblica de missões e evangelismo. É a prática da igreja como povo de Deus tirado do mundo (1Pe 2.9); povo de Deus colocado no mundo (Mt 5.13) e povo de Deus enviado ao mundo (Mc 16.15).
1. Que a Grande Comissão é a única saída para a igreja fazer a vontade de Deus Estamos cumprindo a Grande Comissão? Em quais das “dimensões” citadas precisamos melhorar?
2. Que a chamada para o serviço da Grande Comissão vem para quem está no caminho de obediência Você está no caminho de obediência? Tem realmente procurado obedecer a Deus e fazer a vontade Dele em sua vida, inclusive no cumprimento do que Ele ordena na Grande Comissão?
3. Que a nossa confiança para o serviço da Grande Comissão deve estar no poder de Cristo e não em nós - “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5) Temos reconhecido que devemos confiar mais no poder de Cristo do que em personalidades ou eventos que impressionam?
4. Que o alvo da Grande Comissão é o mundo Quando pensamos em evangelização e missões, elevamos nossas orações e alvos tendo em vista alcançar todo o mundo?
5. Que devemos anunciar toda a verdade de Deus contida na Grande Comissão Temos zelado pela pregação do conteúdo completo contido na Grande Comissão?
6. Que podemos contar com a presença de Deus no cumprimento da Grande Comissão Temos buscado e percebido a presença de Deus em nossos planos e projetos missionários?
7. Que devemos separar os melhores da igreja para o cumprimento da Grande Comissão A quem temos enviado para cumprir a Grande Comissão? Que qualificações possuem?