Machado de Assis e o Realismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ESPELHO.
Advertisements

O CONTO.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Dom Casmurro Machado de Assis.
Realismo - Naturalismo
Machado de Assis: o autor
Realismo e Naturalismo
O Realismo.
Memórias de um Sargento de Milícias
O que você deve saber sobre
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
REALISMO - NATURALISMO
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
Origem e desenvolvimento da crônica
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
LITERATURA 2º ANO 2013 PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
Memórias Póstumas de Bras Cubas
DOM CASMURRO Machado de Assis.
CRôNICA.
REALISMO / NATURALISMO Profª. Valéria
LITERATURA 2013 Acesso Educação.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
PROJETO CURTAS SANTA DOROTÉIA
Machado de Assis Características do Estilo do Autor
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Machado de Assis: vida e obra
Narração: personagem/ espaço/ enredo
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
A vida e a obra de um gênio
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Colégio Santa Dorotéia LITERATURA & REDAÇÃO PROFESSOR DANILSON ALVES DA SILVA PROFESSORA FERNANDA MELLO FERRARY ABRIL/2008.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa
CARACTERÍSTICAS & CONTEXTO PROFESSORA CAMILE BACCIN
REALISMO NO BRASIL.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
REALISMO - NATURALISMO Profª Patrícia Fernandes
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
REALISMO.
Realismo - Naturalismo
QUINCAS BORBA Machado de Assis
Realismo - Naturalismo

Realismo - Naturalismo
REALISMO Revolução Industrial
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Crônica.
Características dos contos e das fábulas
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Revisão de Lit.
Realismo e Naturalismo
Vidas Secas.
REALISMO/NATURALISMO. Questão Coimbrã Antero de Quental Realismo Verdade Objetividade Aproxima-se de uma tese documental Correntes filosóficas Antônio.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
REALISMO – 1881 “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” MACHADO DE ASSIS
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

Transcrição da apresentação:

Machado de Assis e o Realismo

Machado de Assis - Biografia (Rio de Janeiro, 1839 – 1908) Apesar de muito humilde, alcançou boa posição como funcionário público, cargo que lhe proporcionou tranquilidade financeira. Um dos fundadores e primeiro presidente da ABL.

Machado de Assis - Obras A carreira de Machado como escritor costuma ser dividida em duas fases, determinadas a partir da natureza dos romances que criou. Primeira fase: iniciada com a publicação de Ressurreição (1872), e da qual fazem parte, ainda, A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).

Machado de Assis - Obras Apesar de marcadas por traços românticos, todas essas obras traduzem a preocupação do escritor com a questão da ascensão social. A ascensão social tinha, para ele, grande importância, uma vez que envolvia a questão de sua origem pobre e do status que conquistou na sociedade.

Machado de Assis - Obras Segunda Fase – Realista: É nesse aspecto que Machado de Assis mais nos interessa, pois à prosa realista pertencem as verdadeiras obras-primas do romancista e contista. Obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1881. Quincas Borba, 1891. Dom Casmurro, 1899. Esaú e Jacó, 1904. Memorial de Aires, 1908.

Prosa machadiana- Características Principais características: - A análise psicológica dos personagens, - Tempo psicológico, não-linear (memórias) - O egoísmo, o pessimismo e o negativismo. - A linguagem correta, clássica, as frases curtas. - A técnica dos capítulos curtos e da conversa com o leitor. - Digressões X Cenas, Reflexões X Enredo -Análise da sociedade e da crítica ao valores românticos.  - Metalinguagem

Metalinguagem: “[...] Deixemos Rubião na sala de Botafogo, batendo com as borlas do chambre nos joelhos, e cuidando na bela Sofia. Vem comigo, leitor; vamos vê-lo, meses antes, à cabeceira do Quincas Borba.”

Análise psicológica:

(FUVEST-SP) A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta: A) fiel aos fatos e perfeitamente adequada à realidade. B) viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador. C) perturbada pela interferência de Capitu que acaba por guiar o narrador. D) isenta de quaisquer formas de interferência, pois visa à verdade. E) indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de ordená-los.

(FCC-BA) A respeito da ficção de Machado de Assis, pode-se afirmar que: A) Se desenvolveu do Romantismo para o Naturalismo, consagrando-se sobretudo nas crônicas políticas e nos contos satíricos. B) Amadureceu sob a influência de José de Alencar, de quem tomou os temas e o estilo, tal como se vê em Dom Casmurro. C) É exemplo típico da literatura naturalista, sendo apenas superada pela obra-prima O Cortiço, de seu mestre Aluísio Azevedo. D) Representa a conquista da maturidade da literatura nacional a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas. E) Atingiu com Ressurreição e A mão e a luva o plano mais alto de nossa literatura de expressão realista.

(FCC-BA) A respeito da ficção de Machado de Assis, pode-se afirmar que: A) Se desenvolveu do Romantismo para o Naturalismo, consagrando-se sobretudo nas crônicas políticas e nos contos satíricos. B) Amadureceu sob a influência de José de Alencar, de quem tomou os temas e o estilo, tal como se vê em Dom Casmurro. C) É exemplo típico da literatura naturalista, sendo apenas superada pela obra-prima O Cortiço, de seu mestre Aluísio Azevedo. D) Representa a conquista da maturidade da literatura nacional a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas. E) Atingiu com Ressurreição e A mão e a luva o plano mais alto de nossa literatura de expressão realista.

(UFMG) das afirmações abaixo, a respeito de Machado de Assis, a única falsa é: A) A ironia e o humor são grandes suportes de sustentação de sua obra. B) Como ficcionista, dá grande ênfase à psicologia de suas personagens. C) normalmente, suas personagens são tratadas com severo rigor crítico. D) Sua narrativa sempre focaliza o ambiente urbano do Rio de Janeiro. E) Seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.

Trabalho – Dom Casmurro Reflexões sobre a vida Negativismo/pessimismo Metalinguagem Conversa com o leitor Análise psicológica/Descrição psicológica Ironia/Humor/Sarcasmo Crítica aos valores burgueses/sociedade/moralidade Tempo psicológico X Tempo cronológico Perfil das mulheres em Dom Casmurro Intertextualidade

Trabalho – Dom Casmurro Introdução (Livro/Autor/Realismo) - breve Apresentação dos tópicos escolhidos (apresentar exemplos/trechos) Apreciação crítica / comentário pessoal

Para próxima aula (tarefa) Trazer livro/depoimento/história