Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis.
Advertisements

Escola EBI Padre Joaquim Flores
Revisão para os alunos 2º E.M C
Metais Não Estruturais
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
CONSTRUÇÃO DA CASA-DE-VEGETAÇÃO
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Marca Empresa/Empreendimento
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEA-5730 Planejamento Integrado de Recursos Energéticos Tema 15 Avaliação do potencial de conservação.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
BOMBEAMENTO DE ÁGUA A Alternativa Solar Grupo: Bianca de Castro Leyen
ECO CITY.
Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó
Secagem a Altas Temperaturas
Estratégias de iluminação natural
Conservação de Energia
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
ENERGIA SOLAR.
UFCD - STC6 - Urbanismo e Mobilidade
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Energia limpa.
Estudos de Contemporaneidade
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
Bloco de salas de aula, bloco “F”, área 3
Alterações climáticas
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CONFORTO TÉRMICO na Arquitetura e no Urbanismo
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Ana Lopes nº2 Bárbara nº5 Nuno nº19 Escola Ecológica.
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
NAS REFORMAS DE EDIFÍCIOS Luis Delgado Zorraquino
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Condensadores resfriados a ar
Centro de Visitações – Núcleo Santa Virgínia
Parque estadual da Serra do Mar

CIDADES Solo altamente permeável
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Energia solar.
Energia Solar.
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Utilização eficiente de energia em edifícios
Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas
Arquitetura Bioclimática
Prof.ª CAROLINA GUMIERI
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
“CENTRO DA CIDADE” ALAN FERREIRA ANDREA KOBATA
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
GRUPO COMUNA.
Energia solar Sol é VIDA!.
GRUPO COMUNA. Manter as relações sociais e espaciais, em respeito à estética da favela e sua linguagem. Manter a escala da comunidade, sem que o conjunto.
Escola: Coopen Coc Aluno: Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B
Soluções Sustentáveis
Escola:Coopen Aluna:Júlia Swart e Laura Casagrande Série:4° ano A
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
ENTRETENIMENTO PRODUTIVIDADE.
Energia solar. . As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo.
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
Energia Solar Condicionamento de Energia – EEL 805 Esthefânia Costa Joana Campos Juliana Bertoni Caio Bachega Gustavo Giansante.
SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL  SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico MSc. Ana Beatriz Ribeiro

Iluminação A iluminação de coberturas torna-se eficiente quando as edificações possuem janelas que não são eficientes para iluminação e ventilação. A iluminação de cobertura também é indicada por eficiência para grandes áreas públicas “abertas”. Iluminação zenital: Aquela que vem de cima, que vem do céu (ou zênite). E surge da necessidade de iluminação de grandes espaços abertos onde as janelas não são suficientes.

Shed: Utilizado em galpões e fábricas Iluminação Shed: Utilizado em galpões e fábricas

Iluminação Lanternins: abertura da parte superior do telhado, excelente para ventilação dentro de ambientes quentes e de pé-direito alto.

Vantagens: Economicamente viável e conforto visual Iluminação De átrio: Cobertura translúcida. Geralmente utilizado para facilitar a iluminação de edifícios de múltiplos pavimentos como shoppings. Vantagens: Economicamente viável e conforto visual Desvantagens: devido a necessidade total de iluminação externa não há luz suficiente para todo período diário, além da diminuição da luminosidade em dias chuvosos ou nublados.

Iluminação De átrio

Iluminação Clarabóias: abertura da parte superior do telhado, excelente para ventilação dentro de ambientes quentes e de pé-direito alto.

Iluminação Claraboias

Energia Solar Energia solar é aquela proveniente do Sol (térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.

Energia solar Energia Solar Fotovoltaica: A energia fotovoltaica se baseia no princípio do efeito fotoelétrico, que consiste na utilização dos fótons, partícula contida na luz, para gerar energia elétrica. A capacidade de geração depende da incidência de luz na região, e não do calor.

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Energia Solar Térmica: No aquecimento solar, as placas, chamadas de coletores, captam o calor proveniente do Sol e aquece água. Esta água quente é então utilizada para banhos, piscinas ou processos industriais.

Vantagens: Desvantagens: Não há poluição durante a produção A manutenção é mínima É excelente em locais remotos ou de difícil acesso Desvantagens: Os preços são muito elevados para a obtenção Não há produção durante a noite, portanto a eficiência não é completa As formas de armazenamento de energia solar são poucas em relação a formas convencionais.

Captação de água da chuva Os sistemas de captação de água da chuva simples e podem ser adequados a todos os tipos de construção, novas ou não. Geralmente os telhados e calhas são utilizados como captadores de água, que se dirige a um filtro que retira os detritos e é levada a um reservatório. Assim como em sistemas comuns, uma bomba joga a água captada para uma caixa d’água, exclusiva para destinação desta água.

Coberturas moderadamente inclinadas drenam a chuva eficientemente Na utilização de captação de água da chuva em coberturas planas, é necessário drenos internos ou calhas específicas ao longo da cobertura. Coberturas moderadamente inclinadas drenam a chuva eficientemente Coberturas muito inclinadas drenam a chuva com maior rapidez.

Telhado Verde Telhado verde é uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de edificações. A técnica deve ser aplicada para utilização de plantas de baixo porte com raízes não profundas, e que, de preferência, não necessitem de muita manutenção.

Etapas de construção de um telhado verde: Membrana a prova d’água – para a impermeabilização. Camada de drenagem – para reter e drenar a água. Solo ou substrato - para absorver a água e dar nutrientes para a vegetação. Cobertura – para impedir a erosão. Vegetação.

Vantagens do telhado verde Criação de novas áreas verdes, principalmente em regiões de alta urbanização; Diminuição da poluição ambiental; Ampliação do conforto acústico no edifício que recebe o telhado verde; Melhorias nas condições térmicas internas do edifício; Aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde; Melhora o aspecto visual, através do paisagismo, da edificação

Vantagens do telhado verde Custo de implantação do sistema e sua devida manutenção; Caso o sistema não seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltração de água e umidade dentro do edifício.