Móbile 2012 ────────────────────── Adolescência e Álcool.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Verdadeira História das Bebidas Alcoólicas
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
SEMINÁRIO LIDANDO E PREVENINDO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA EMPRESA
XIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Políticas Públicas e Álcool
Gravidez de Risco Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26.
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
As Raves e as drogas recreativas
Alcoolismo na adolescência
Políticas Públicas e Álcool
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
Curiosidades Alimentares
Higiene e problemas sociais
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
Práticas Efetivas VIII Jornada em Dependência da UNICAP/ABEAD
Identificação do Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Prevenindo a Hipertensão
Maria de Fátima Rato Padin
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
DESCRIÇÃO Produção de 40 DVD´s contendo palestras, que terão como
DIREÇÃO DEFENSIVA Lauro Volaco – Diretor do IBC
Práticas Efetivas VIII Jornada em Dependência da UNICAP/ABEAD
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Queres ser forte e saudável?
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Alcoolismo.
Saúde e Exercício Físico
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Alcoolismo.
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
HIPERTENSÃO.
TABAGISMO.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
SÉRIE DE SAÚDE.
A medicalização da educação
Vulnerabilidades para que o adolescente se envolva com drogas
SÉRIE DE SAÚDE.
Álcool.
ALCOOLISMO Profª IVAnéa.
I LEVANTAMENTO NACIONAL
FALANDO SOBRE O ESTRESSE Palestrante Ana Maria Prandini Tan
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Concepção uma nova vida
SÉRIE DE SAÚDE.
Por que uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Uma Droga Legal Que Prejudica.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Drogas lícitas e ilícitas
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Álcool O inimigo público nº 1. Álcool para desinibir.
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Danos à saúde relacionados ao Álcool SES, Declaro não estar sendo financiada por qualquer indústria. Ana Cecilia Petta Roselli Marques.
VÍCIOS – TIPOS E CONTÁGIO. O CORPO É NOSSO VASILHAME SUBLIME.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

Móbile 2012 ────────────────────── Adolescência e Álcool

Declaro não ter conflitos de interesse. Ana Cecilia Petta Roselli Marques

Eu controlo a bebida o tempo todo... Exercício físico elimina toda a bebida... Banho e café preto curam a ressaca... Glicose também... A bebida me ajuda a ficar alegre, pensar, dirigir, namorar, relaxar, esquecer... Eu fico mais corajoso e tenho mais sucesso com as mulheres se beber... Paro quando quiser... Estou bebendo apenas cerveja... Todos bebem e portanto, é normal Tenho o direito de beber para relaxar... A resposta ao uso de álcool depende do indivíduo, da dose, do ambiente, da família e da cultura Mitos

Por que o adolescente bebe? ●A curiosidade e os aspectos normativos: falta maturidade ●Os modelos e a pressão social: sociedade, família e amigos ●Os mitos: do benefício, da desinibição, de se tornar adulto, na moda, como os iguais, significa sucesso, dá poder ●Expectativa de benefício e o efeito da droga per se: o tal “prazer” ●6% do álcool é consumido pelos adolescentes: a indústria e os grupos de interesse ●Falta informação, prevenção e política RAZÕES: CURIOSIDADE INSERÇÃO SOCIAL ESQUECER PROBLEMAS DAR CORAGEM PARA PAQUERAR UNESCO, 2002

Os riscos de um copo cheio 1. Em seu caminho pelo organismo, o álcool pode irritar o tecido da boca, esôfago ao estômago e portanto, pode desenvolver: esofagites crônicas e câncer. 2 e 3. Ao passar pelo estômago e intestino delgado, que o absorvem (2 e 98%), provoca irritações locais, que vão da simples náusea às gastrites e úlceras. 4. Passa pelo fígado, onde é metabolizado (90%). Pode causar fibrose em vários graus até a cirrose. 5 e 6. Chega ao coração e pulmões, causando desordens cardiovasculares, como a hipertensão arterial, arritmias, tromboses, AVCH, entre outras. 7. No cérebro, o álcool produz uma sensação de descontração e desinibição em doses baixas. Doses maiores diminuem as funções cognitivas e a habilidade psicomotora. A memória é uma das funções mais comprometidas.

Alcoolemia + entre VÍTIMAS DE MORTES VIOLENTAS na região METROPOLITANA DE SÃO PAULO (18-45 anos) Mortes Violentas Causas de Morte Álcool (+) % Homicídios52,3 Acidentes: - Veículos à motor50,6 - Atropelamentos53,2 Suicídios36,2 Quedas36,4 Afogamentos64,1 Outros acidentes20,6 Outras causas externas41,8 Total48,3 Fonte: Calini-Cotrim all, 1998.

Gravidez indesejada Envolvimento em situações de violência Quedas, afogamentos Defasagem escolar 45,9% (CEBRID, 2004) Dependência de outras drogas e outras doenças Faltam mais Abandono escolar Problemas familiares Internação AIDS e outras DSTs O Impacto do Álcool no Adolescente

A Carga de Doenças (DALYS) Países em desenvolvimentoPaíses desenvolvidos Brasil Alta mortalidadeBaixa Mortalidade 1UnderweightÁlcool (9,7%)Tabaco (12,2%) 2Unsafe sexHipertensão 3Usafe waterTabacoÁlcool (9.2%) 4Indoor smokeBaixo pesoCholesterol 5Zinc deficiencyIMCBody mass index 6Iron deficiencyColesterolLow fruit & veg intake 7Vitamin A deficiencyBaixa ingesta de frutas e vegetaisPhysical inactivity 8Blood pressurePoluição dos ambientes fechadosIllicit drug (1,8%) 9Tobacco (2,0%)Deficiência de ferroUnsafe sex 10CholesterolÁgua não potávelIron deficiency 11AlcoholSexo inseguroLead exposure 12Low fruit & veg intakeExposição excessivaChild sexual abuse 2008

Zero Álcool na Gravidez O uso de álcool na gestação é a primeira causa não genética de retardo mental

RUBOR e VERBORRAGIA BATEDEIRA JULGAMENTO LENTO INCOORDENAÇÃO MOTORA VISÃO BORRADA FALA CONFUSA REFLEXOS MAIS LENTOS INCOORDENAÇÃO GRAVE PERDA DO EQUILÍBRIO VISÃO DUPLA CONFUSÃO MENTAL COMA E MORTE 4 a 6 doses 7 a 9 doses 10 a 15 doses 20 ou mais 30 ou mais 1 a 3 doses...e o efeito?

Pesquisa sobre Hábitos e Comportamentos Questionários respondidos: Total 124 Meninos 65 Meninas 59

Pesquisa sobre Hábitos e Comportamentos

Questionários respondidos: Total 124

Pesquisa sobre Hábitos e Comportamentos

Obrigada! Ana Cecilia Petta Roselli Marques Médica Psiquiatra, Doutora em Ciências pela UNIFESP Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP e do INPAD/CNPQ Coordenadora do Depto de Drogasdependência da APM Membro do Conselho Consultivo da ABEAD Coordenadora Técnica do PREVPERETZ do Colégio I.L. Peretz Supervisora Técnica do Projeto Periscópio Tarumã, SP