CICV www.icrc.org. CICV Jornalistas mortos nos últimos seis anos: *Killing the Messenger – INSI Global Inquiry – Report and Recommendations.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
COMUNICAÇÕES SAR MISSÕES SAR.
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
A Regulação Europeia do Mercado Electrónico Manuel David Masseno Seminário Comércio Electrónico Internacional: que enquadramento normativo Beja, 11 Maio.
Ética e Ciência José Roberto Goldim
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
DIREITO DA GUERRA Prof. Audálio Ferreira Sobrinho.
TRABALHO SOBRE CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.
Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais.
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
Participação na Segurança e Saúde no Trabalho Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Médicos Sem Fronteiras
Desenvolvimento de normas na ASTM International
Workshop Mídia e Violência Parceria Apoio Outubro de 2006.
HISTÓRIA DO SOCORRISMO
DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO
ISO A NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE E O MOVIMENTO SINDICAL
Organizações Internacionais e Regionais
Cruz Vermelha Internacional
Direitos Humanos em Conflito Armado
PRODUÇÃO TEXTUAL.
Venha fazer parte desta parceria a sua satisfação é a nossa meta.
Visão Geral - PAI B O dever de impedir a tortura e outros maus tratos © A Iniciativa Artigo 5, 2013.
Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, a princípio idealizada em Janeiro de 1919, em Versalhes,
O QUE A IMPRENSA NÃO MOSTRA Gaza - Janeiro de 2009.
II E NCONTRO I NTERNACIONAL DE P ARCEIROS DO P ROJETO RS-10 B RASIL /V IDA NO T RÂNSITO EM 2013 Brasília Novembro de Observatório de Saúde Urbana.
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
© 2013 Proibição da Tortura Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
Curdos.
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
DIREITO DA GUERRA Prof. Audálio Ferreira Sobrinho.
Cruz Vermelha Brasileira
Escola de Formação Política Miguel Arraes
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL -CRUZ VERMELHA- Inês Santos Xavier Pinto Novembro/2010.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
conflito da Irlanda do norte
Comunicação Social Operacional. COMUNICAÇÃO SOCIAL OPERACIONAL.
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Fonte: Grande Reportagem, 17 de abril de 2004
Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global
Direito Humanitário Doutoranda PCHS - UFABC
Direito à saúde e defesa do consumidor
OEA Secretaria de Segurança Multidimensional Secretaria da CICTE
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
Programa de Ação Integral contra Minas Antipessoal Relatório da Comissão de Segurança Hemisférica 26 de março de 2015 AICMA Departamento de Segurança.
VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA QUANDO O BRASIL FOI À GUERRA: OS BASTIDORES DA GUERRA.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Segurança Internacional
TRANSFORMAÇÃO DA 4ª Bda Inf L (Mth)
Breve introdução ao direito internacional dos direitos humanos.
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Thiago da Geografia. “Gostaria de vos dizer o seguinte: por favor, façam o que puderem para que o mundo saiba o que nos está a acontecer, a nós, às crianças.
Violência contra jornalistas Um atentado contra a liberdade de expressão Federação Internacional dos Jornalistas – FIJ Federação Nacional dos Jornalistas.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I A IMPORTÂNCIA DO INTERNACIONAL Prof. Rafael Pons Reis A IMPORTÂNCIA DO INTERNACIONAL Prof. Rafael Pons Reis.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
Transcrição da apresentação:

CICV

CICV Jornalistas mortos nos últimos seis anos: *Killing the Messenger – INSI Global Inquiry – Report and Recommendations

CICV Contexto das mortes: *Killing the Messenger – INSI Global Inquiry – Report and Recommendations

CICV Contexto das mortes: *Killing the Messenger – INSI Global Inquiry – Report and Recommendations

CICV Que ações devem ser tomadas para aumentar a segurança dos profissionais de imprensa nestas situações? O INSI sugere pelo menos 24 medidas a serem tomadas: Pela comunidade internacional Pelas autoridades nacionais Pelas empresas de comunicação Pelas forças armadas e de segurança Pelos próprios jornalistas

CICV Por que o CICV está relacionado a essa questão? É a primeira e a maior agência humanitária Presença em terreno, aceitação das partes, acesso aos locais, meios logísticos e outros recursos. Deu origem ao Direito da Guerra Há 140 anos, o CICV encorajou a criação do DIH, que regula os meios e métodos de combate e protege certas categorias de pessoa. Tem um mandato reconhecido pelos Estados As Convenções de Genebra são normas internacionais universalmente aceitas e respaldam o trabalho do CICV.

CICV É possível falar em respeito a normas na guerra? Mesmo os conflitos armados têm limites legais. O Direito Internacional Humanitário limita os efeitos das hostilidades das seguintes formas: - Regulando meios de guerra (armas e munições) - Regulando métodos de guerra (a forma como as operações são conduzidas) - Protegendo certas categorias de pessoas (as que não participam ou deixaram de participar das hostilidades)

CICV Como essas normas se referem ao jornalista? Como um "correspondente de guerra" são jornalistas acreditados junto às forças armadas. Embora civis, são considerados "prisioneiros de guerra".

CICV... como um jornalista em missão profissional perigosa, "independente" ou "unilateral" considerado civil, goza de proteção geral dada aos civis, sem emblema protetor ou Protocolo específico.

CICV... e quanto aos "embutidos" ou "embedded"? O serviço de consultoria jurídica da ONG francesa Repórteres Sem-Fronteiras chama essa categoria de "ambígua". Segundo os RSF, os embutidos seriam considerados prisioneiros de guerra pelos britânicos, mas não pelos franceses, por exemplo. Na prática, teme-se por uma distorção: os militares poderiam sentir-se mais responsáveis pela segurança de seus "embutidos" do que pelos jornalistas civis, "independentes" ou "unilaterais".

CICV O que dizem os números do INSI: Jornalistas mortos, num universo total de 269.

CICV O que dizem os números do INSI: Jornalistas mortos, num universo total de 269.

CICV Um caso sobre escolta armada: Para alguns, trata-se de solução individualmente eficiente, mas que pode representar riscos coletivos. No dia 13 de abril de 2003, em Tikrit, norte do Iraque, uma equipe da CNN escoltada por homens armados respondeu a tiros disparados contra os veículos de reportagem. "Os jornalistas podem e devem usar (…) veículos blindados e coletes, mas a segurança privada (…) não faz mais que aumentar a confusão entre repórteres e combatentes". Robert Ménard, secretário geral do RSF.

CICV Apoio do CICV aos jornalistas: Telefone de emergência 24h: Mogadício, Somália, 23 de junho de 2006 Martin Adler, fotógrafo sueco, morto a tiros ao cobrir manifestação. CICV transportou o corpo a Nairobi, junto com outros dois colegas jornalistas. Iraque, próximo a Basra, março de 2003 Três freelance atacados. Dois morrem. Fred Nérac desaparece. Cinco anos depois, o CICV ainda busca informações sobre deu destino Bogotá, Colômbia, 19 de novembro de 2006 Fredy Muñoz Altamiranda, da Telesur, é detido sob acusação de terrorismo e rebelião. Transferido para Barranquilla, passa a ser visitado por delegados do CICV até sua liberação, dois meses depois.

CICV João Paulo Charleaux Responsável pela Comunicação do CICV para Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai Obrigado.