Transferência de Tecnologia e Relações Internacionais Uma Rede de Cooperação Tecnológica em HIV/AIDS no Âmbito da Cooperação Sul-Sul SEMINARIO SOBRE ECONOMIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
ECONOMIA INTERNACIONAL
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Saúde e Segurança no Trabalho
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
O Impacto da Propriedade Intelectual no Acesso a Medicamentos
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
DTS/Aids/Hepatites Virais
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
ABRASCO Acesso a medicamentos e propriedade intelectual
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Mercado Brasileiro de ARVs e seus Princípios Ativos: aspectos institucionais da demanda, natureza da oferta e obstáculos a seu funcionamento após 2005.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Cooperação Técnica para
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Os BRICS e seus vizinhos: comércio e acordos regionais
Além do Tratamento Anti-Retroviral: Além do Tratamento Anti-Retroviral: A Arquitetura do Mercado dos Testes de Monitoramento do HIV/AIDS e suas Implicações.
NAF/FIOCRUZ Oliveira, MA, 2006 Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países da América Latina e Caribe Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países.
Seminário sobre Economia da Saúde em HIV/AIDS
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
Gerência Geral de Regulação Econômica e Monitoramento de Mercado Regulação econômica na saúde: onde estamos e para onde vamos Alexandre Lemgruber 3º Encontro.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
PROJETO DE COOPERAÇÃO ENTRE SECEX/UNIÃO EUROPÉIA/PNUMA
Sustentabilidade da política de acesso a ARV no Brasil
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Política de Incentivo para as DST/AIDS no Brasil
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tema: Inclusão Social Como usar a Ciência,
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Transcrição da apresentação:

Transferência de Tecnologia e Relações Internacionais Uma Rede de Cooperação Tecnológica em HIV/AIDS no Âmbito da Cooperação Sul-Sul SEMINARIO SOBRE ECONOMIA DA SAUDE EM HIV/AIDS de dezembro de 2006 Rio de Janeiro Cristina d´Almeida Université Paris 13 Nord CEPN-IIDE

Especificidades do setor farmacêutico Tecnológico intensivo Elevado grau de concentração: oligopólios Assimetrias de informação  Propriedade Intelectual Inovação voltada para os interesses dos países do Norte Elevada dependência tecnológica por parte dos países do Sul

As Ações em HIV/AIDS nos PEDs Inclusão de medicamentos de 2ª e 3ª linhas nas diretrizes de tratamento dos PEDs Implantação de medidas de ampliação do tratamento  aumento do n  de pacientes Condições impostas pelos mecanismos de financiamento internacional para a aquisição de ARVs Pressões por parte dos acordos bilaterais de comércio  imposição de cláusulas Trips Plus

Cooperação Tecnológica: Sustentabilidade das Ações em HIV/AIDS a médio e longo prazo Compartilhamento de experiências com vistas ao fortalecimento das capacidades tecnológicas nacionais Fortalecimento do poder de negociaçao dos PEDs Viabilização da aplicação das flexibilidades estabelecidos pelos acordos internacionais em PI (Decisão de 30 de Agosto de 2003, da OMC) Promoção da concorrência e consequente redução dos preços dos ARVs no mercado internacional Fortalecimento dos mecanismos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nos PED

Objetivos Estabelecimento de uma iniciativa PUBLICA, estabelecida no âmbito dos MS, a fim de fortalecer a autonomia dos PED no tocantes às ações em HIV/AIDS Transferência de Tecnologia: (i) sinteses de principios ativos (ii) fabricação de ARV (iii) reagentes de laboratório e (iv) preservativos Implementação de Iniciativas Conjuntas visando o desenvolvimento de vacinas para o HIV, incluindo pesquisa básica, ensaios clinicos e produção Assistência Técnica Legal referente à vigilância sanitária dos produtos destinados ao HIV/AIDS e ao gerenciamento da Propriedade Intelectual

Marcos Historicos UNGASS, Nova Iorque (Setembro) - Brasil, Africa do Sul e India decidem unir for ç as para a promo ç ão da auto-suficiência tecnol ó gica Interesse por parte de outros PEDs (China, Nigeria e Russia) em unirem-se a esta iniciativa XV Conferência Internacional em Aids, Bangkok (Julho)- Assinatura da Declara ç ão Conjunta de Compromissos entre 6 pa í ses em desenvolvimento visando a ç ões em HIV/AIDS (Brasil, China, Nigeria, Russia, Ucrânia e Tailândia) assinados pelos Min. de Sa ú de 1  Rodada da Rede de Coopera ç ão Tecnol ó gica em HIV/AIDS, Rio de Janeiro (Janeiro) 58th Assembleia Mundial em Saude, Genebra, (Maio) – Endosso da Declara ç ão Conjunta estabelecendo a Rede de Coopera ç ão Tecnol ó gica em HIV/AIDS 1  Oficina de Trabalho (tema: Sintese de principios ativos e formulação de, Xangai, China (Agosto)  Rodada e 2  Oficina de Trabalho (tema: Reagentes de Laborat ó rio) em Havana, Cuba (Junho)

Paises-Membros Argentina Brasil China Cuba Nigéria Rússia Tailândia Ucrânia Uruguai (observador)

Participantes da Rede Paises Membros (delegações) –Ponto Focal (representação política) –Consultores técnicos (P&D, fabricação) Instituições de Pesquisa (Parceiros) Secretaria Executiva Observadores Parceiros Externos (OMS, ANRS, MSF, PNUD)

Doadores Foundação Ford – US$ 1 milhão, até Março de 2007 PNUD – apoio financeiro à 2ª. Rodada PN DST/AIDS

Resultados Diagnosticos –Capacidates tecnológicas nacionais na sintese de PA, formulação de ARV e kits de laboratorio –Identificação de “fragilidades” tecnológicas e possiveis ações conjuntas –Avaliação das legislações de PI –Regulação referentes à vigilância sanitária e às praticas de CGQ Estabelecimento das Primeiras Cooperações Tecnicas na sintese de principios ativos e formulação de ARV Elaboração de diretrizes conjuntas destinadas ao Controle de Qualidade e BPF de ARVs Elaboração de Recomendações referente à adoção das flexibilidades no gerenciamento da PI (TRIPS, Decisão 30 de agosto 2003) Motivação para a execução de estudos de avaliação da Capacidade de Produção de PEDs no setor farmaceuticos (PNUD)

Diagnóstico dos Paises-Membros em PA e ARVs

Dificuldades Comprometimento das delegações na implantação das cooperações tecnicas  limitações orçamentárias Heterogeneidade nas politicas nacionais referentes ao HIV/AIDS e politicas industriais Heterogeneidade nos processos de aquisiçao publica e negociações bilaterais Estigmatização Representação das delegações/Continuidade das ações

SOCIAL DEMANDS Perspectives MEMBER COUNTRIES SUSTAINABILITY PROCESSES Accountability Governmental commitment Mainstreaming AIDS Three-Ones MDG South-to-South Opportunity initiatives Access to all 2010 National comprehensive responses Capacity building Network governance Proactive agenda Communicative action R&D KNOWLEDGE MANAGEMENT EFECTIVE COLLABORATIVE PARTNERSHIP LEARNING & GROWING Futuros temas de Cooperação Network´s strengthens Global Framework on essential health R&D Civil Society involvement Countries counterpart

Perspectivas para Pesquisa Mecanismos de financiamento com vistas ao fortalecimento das capacidades tecnológicas de PEDs e a inovação Avaliação dos possiveis impactos das práticas de Networking no fortalecimento da concorrencia na produção de genericos Elaboração de Bancos de Dados referentes às tecnologias de laboratorio, fornecedores, preços e proteção intelectual Monitoramento e Avaliação das ações de cooperação tecnológica estabelecidas no âmbito da Rede Viabilidade técnico-econômica da implementação coordenada de possiveis flexibilidades em Propriedade Intelectual (Decisão de 30 de Agosto de 2001,da OMC) Mecanismos de participação da Sociedade Civil nesta iniciativa

Obrigada!