Na Depressão, por exemplo, sabe-se que a predisposição genética é a principal causa da doença, que apresenta, desse modo, caráter familiar, podendo desencadear-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia vital. Como equilibrá-la?
Advertisements

DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
Vacina contra depressão
Dois modos de ler a Bíblia.
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Depressão Daiane e Thaíse.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
ESCLEROSE MÚLTIPLA MARA MARINHO.
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
ESTRESSE.
O Funcionalismo William James.
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
ESQUIZOFRENIA.
Questão Como e porque o Mal de Alzheimer atinge as pessoas mais velhas, e qual é a amplitude dessa doença?
Questão Como e porque o Mal de Alzheimer atinge as pessoas mais velhas, e qual é a amplitude dessa doença?
Questão Como e porque o Mal de Alzheimer atinge as pessoas mais velhas, e qual é a amplitude dessa doença?
Causas da Doença de Alzheimer
A MEDICINA DO SÉCULO XXI E O TRATAMENTO DO CÂNCER
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
O PODER CURATIVO DO RISO
Psicologia Clínica.
DEPRESSÃO, CAUSAS E TRATAMENTO
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
Transtorno ou doença mental
UM PODEROSO REMÉDIO "A fé é um remédio poderoso." Esse é o título de um artigo publicado na revista seleções de março de 2000, escrito por Phyllis Mcintosh.
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
Quando a memória falha…
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Hoje é sábado, 11 de abril de 2015 São 03:48 h. Relaxe por uns momentos e aprecie … Com som.
Catequese 4 ABERTOS À VIDA!
Quälitas Brasil Quälitas Brasil A Urgência de Viver.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Tópicos Especiais em Processos Psicológicos Básicos I
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Integrantes: Elaine Batista Claudete Maria Ana Carolina Linhares Uillian Ferreira Greice Sousa Daniel Athayde de Araujo.
Depressão. Conceito Poderíamos considerá-la como uma emoção estragada. As emoções naturais devem ser passageiras, circularem normalmente, sem desequilibrar.
DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Transtornos Alimentares
Burnout.
Transtornos Esquizoafetivos Transtornos delirantes persistentes Transtornos Psicóticos Agudos e Transitórios.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
VACINAS CONTRA DEPRESSÃO A depressão traz sérios prejuízos para a vida social e espiritual do ser humano.
TEORIA PSICANALÍTICA.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
Trabalho realizado por Cândiida Vieira Agosto 1999 Depressão - causas, consequências e tratamento Bibliografia CLARO, Isaías, Depressão - causas, consequências.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
TRANSTORNOS AFETIVOS Tarsila Cunha.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Alzheimer Tarsila Cunha.
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Ao contrário do que a mente coletiva da atual civilização possa definir como sendo o Serviço, servir não é fazer coisas, não é ajudar de uma forma cega.
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Vacina contra depressão
APRESENTA.
Transcrição da apresentação:

Na Depressão, por exemplo, sabe-se que a predisposição genética é a principal causa da doença, que apresenta, desse modo, caráter familiar, podendo desencadear-se diante de fatores estressantes ou, até mesmo, sem nenhuma causa aparente.

Com isso cai por terra a idéia errônea e preconceituosa daqueles que dizem ser a Depressão uma doença de gente fraca, covarde, ociosa e sem fé. Quem assim se expressa demonstra desconhecimento da gênese física, psíquica e espiritual da Depressão.

Os distúrbios cerebrais orgânicos causadores de disfunção cerebral, que culminam com o aparecimento dos sintomas depressivos, reforçam a necessidade de utilização de medicamentos para reajustar as funções cerebrais, em detrimento daqueles que julgam curar a Depressão puramente por meios religiosos ou psicanalíticos. Como muitas outras áreas da medicina, as opiniões divergem..Na verdade, como abordarei em capítulo oportuno, julgo que o tratamento ideal envolve um conjunto de medidas médicas, psicológicas e comportamentais, além do amparo da fé, para que o indivíduo se reequilibre e se mantenha bem.

Algumas pesquisas científicas demonstram que os depressivos teriam uma atividade aumentada no lobo pré-frontal direito do cérebro e que isso causaria o arquivamento preferencial das experiências traumáticas e negativas, em detrimento das experiências positivas. Isso quer dizer que as pessoas depressivas têm um cérebro predisposto a ver o lado negro de tudo, e têm imensa dificuldade de fixar para o lado bom dos acontecimentos vividos.

Trabalhos realizados por pesquisadores americanos, nos quais se mostravam várias cenas alegres e tristes, pedindo-se posteriormente que os indivíduos escrevessem tudo o que se lembravam de ter visto, demonstraram que os indivíduos que tinham predisposição à Depressão haviam arquivado, em suas mentes, a maior parte das cenas tristes, lembrando-se bem pouco de cenas felizes.

Os indivíduos sem predisposição à Depressão fizeram exatamente o contrário. Isso mostra que "só fica depressivo quem pode, não quem quer".

Além dessas disfunções cerebrais citadas, sabe-se que nos depressivos há déficit nos níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro, além de outros neurotransmissores cerebrais, que seriam os mensageiros da alegria e do bem estar do cérebro. A deficiência desses mensageiros facilitaria a instalação da Depressão.

Embora as causas genéticas sejam as mais importantes, há patologias clínicas e medicamentos que podem desencadear a Depressão. Portanto, diante de um quadro depressivo é importante que o indivíduo busque a orientação médica, pois a doença pode ser secundária a outras doenças clínicas que, se tratadas, podem devolver ao indivíduo seu equilíbrio emocional.